quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Comunhão com Deus






Como símbolo, a arca estava no centro da adoração israelita. Ela simbolizava o trono celestial de Deus. “O Senhor dos Exércitos... Se assenta acima dos querubins” (2Sm 6:2). No Santíssimo, a glória visível do Shekiná, pairando entre os querubins, representava a presença do Senhor. Os Dez Mandamentos, embaixo do trono dos querubins, atestavam a vontade divina, o fundamento da aliança entre Deus e Seu povo – e a base moral de Seu governo universal. A Lei fornecia aos adoradores uma compreensão do caráter de Deus, além de estipular Seus justos requisitos.


Êxodo 25:22  -  "Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.


Números 7:89  -  Quando entrava Moisés na tenda da congregação para falar com o SENHOR, então, ouvia a voz que lhe falava de cima do propiciatório, que está sobre a arca do Testemunho entre os dois querubins; assim lhe falava. 


2. Leia Êxodo 25:22 e Números 7:89. Tente imaginar como seria essa experiência. Você gostaria de ter esse encontro íntimo com Deus? O que faz você pensar que não seria completamente destruído se chegasse muito perto dEle?


Veja Êx 20:19   -  Disseram a Moisés: Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos.


3. Em que sentido você pode hoje chegar ainda mais perto da presença de Deus? Veja Hb 4:14-16Como Jesus tornou possível essa aproximação?


Hb 4:14-16   -   Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.


Note, também, como Moisés entrava no santuário para falar com o Senhor. Mas, de acordo com o texto, era o Senhor que falava com Moisés. A lição é que a maioria de nós sabe orar, a maioria de nós sabe falar com Deus, pleitear nosso caso e pedir isso ou aquilo. Mas a comunhão não é algo de uma única direção. Na maioria dos relacionamentos, cada parte se comunica com a outra. Deveria ser diferente entre nós e nosso Criador? Claro que não.


Então, a pergunta para nós é: Estamos dispostos a ouvir a voz de Deus quando fala conosco?




Como tem sido sua experiência na comunhão com Deus? Como o Senhor lhe comunica Sua vontade? Você está disposto a ouvir Sua voz? Que coisas em sua vida o estão impedindo de manter comunhão mais plena com o Senhor?





Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic342009.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário