quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Luz no santuário











Quando Moisés entrou no santuário, depois dos 12 dias reservados à dedicação do altar no pátio, podemos entender que estava escuro dentro do Lugar Santo. Naquela conversa, o Senhor orientou que Arão devia acender as sete lâmpadas do “candelabro”, conhecido em hebraico como o menorah, da palavra hebraica or, luz


(Nm 8:1-4)   -  Disse o SENHOR a Moisés: Fala a Arão e dize-lhe: Quando colocares as lâmpadas, seja de tal maneira que venham as sete a alumiar defronte do candelabro. E Arão fez assim; colocou as lâmpadas para que alumiassem defronte do candelabro, como o SENHOR ordenara a Moisés. O candelabro era feito de ouro batido desde o seu pedestal até às suas flores; segundo o modelo que o SENHOR mostrara a Moisés, assim ele fez o candelabro.


menorah (ou candelabro) com sua haste principal e seis ramos (três em cada lado) era martelado em uma única peça de ouro. Ele tinha a forma de um ramo estilizado de amêndoa (Êx 25:31-40). As lâmpadas de óleo, repousando sobre cada ramo, eram supridas pelos sacerdotes duas vezes por dia – pela manhã e pela tarde (Êx 30:7, 8). “Sobre o candeeiro de ouro puro [Arão] conservará em ordem as lâmpadas perante o Senhor, continuamente(Lv 24:4, RSV; ênfase acrescentada).


4. Que ideia nos dão os textos seguintes sobre o significado do menorah?


a. Zc 4:1-611-14    -    Tornou o anjo que falava comigo e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono, e me perguntou: Que vês? Respondi: olho, e eis um candelabro todo de ouro e um vaso de azeite em cima com as suas sete lâmpadas e sete tubos, um para cada uma das lâmpadas que estão em cima do candelabro. Junto a este, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e a outra à sua esquerda. Então, perguntei ao anjo que falava comigo: meu senhor, que é isto? Respondeu-me o anjo que falava comigo: Não sabes tu que é isto? Respondi: não, meu senhor. Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos. 




b. Ap 4:2511:4     - Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado;   -   Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus. 




Deste modo, no deserto, dia e noite, Israel era assegurado da presença de Deus no primeiro compartimento, bem como no segundo.A visão de Zacarias sugere que o óleo que escorria para as lâmpadas do menorah, capacitando-as a queimar, é o Espírito de Deus (v. 5, 6). A palavra hebraica amêndoa (Jr 1:11, 12) significa “vigiar” ou “despertar”. A amendoeira era chamada literalmente de “árvore despertadora” ou “árvore vigia” porque era a primeira árvore a “acordar” e florescer. João viu na representação celestial do santuário um menorah de sete lâmpadas ardendo diante do trono, que são identificadas como “os sete Espíritos de Deus” – a maneira de João se referir ao Espírito Santo em Suas múltiplas operações.




Como o Senhor mostrou a realidade de Sua presença na sua vida? 


Recorde-se daqueles tempos em que você experimentava claramente a presença de Deus de maneira notável. 


Como as lembranças dessas experiências o ajudam a ficar firme nas vezes em que se sente atolado no medo e nas trevas? Veja Salmo 23.





Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic342009.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário