quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A presença guiadora







Uma das certezas mais maravilhosas que Israel tinha no deserto era o sinal visível da presença de Deus, manifestado da maneira mais notável: a nuvem de dia e a coluna de fogo à noite.


Pense nisto. Composto de cerca de dois milhões de pessoas que viviam em um deserto estéril e perigoso, o acampamento israelita deve ter se estendido a muitos quilômetros em todas as direções. Sem meios de comunicação instantânea e direta (não havia rádio, telefone nem internet), precisava haver algum modo de fazer todos saberem quando deveriam partir, e para onde.


3. Como a manifestação da presença de Deus revelava ao povo a vontade de Deus, pelo menos no que se referia ao movimento? 


Nm 9:15-23  -  No dia em que foi erigido o tabernáculo, a nuvem o cobriu, a saber, a tenda do Testemunho; e, à tarde, estava sobre o tabernáculo uma aparência de fogo até à manhã. Assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e, de noite, havia aparência de fogo. Quando a nuvem se erguia de sobre a tenda, os filhos de Israel se punham em marcha; e, no lugar onde a nuvem parava, aí os filhos de Israel se acampavam. Segundo o mandado do SENHOR, os filhos de Israel partiam e, segundo o mandado do SENHOR, se acampavam; por todo o tempo em que a nuvem pairava sobre o tabernáculo, permaneciam acampados. Quando a nuvem se detinha muitos dias sobre o tabernáculo, então, os filhos de Israel cumpriam a ordem do SENHOR e não partiam. Às vezes, a nuvem ficava poucos dias sobre o tabernáculo; então, segundo o mandado do SENHOR, permaneciam e, segundo a ordem do SENHOR, partiam. Às vezes, a nuvem ficava desde a tarde até à manhã; quando, pela manhã, a nuvem se erguia, punham-se em marcha; quer de dia, quer de noite, erguendo-se a nuvem, partiam. Se a nuvem se detinha sobre o tabernáculo por dois dias, ou um mês, ou por mais tempo, enquanto pairava sobre ele, os filhos de Israel permaneciam acampados e não se punham em marcha; mas, erguendo-se ela, partiam. Segundo o mandado do SENHOR, se acampavam e, segundo o mandado do SENHOR, se punham em marcha; cumpriam o seu dever para com o SENHOR, segundo a ordem do SENHOR por intermédio de Moisés. 


Nem sempre a guia do Senhor sobre Israel por meio da nuvem visível ia pelas melhores estradas. Jeremias registra que Ele guiou o povo “através do deserto, por uma terra de ermos e de covas, por uma terra de sequidão e sombra de morte, por uma terra em que ninguém transitava e na qual não morava homem algum” (Jr 2:6).


Mas existe uma questão mais profunda aqui do que apenas aonde e quando ir. A presença da nuvem durante o dia e da coluna de fogo à noite era também um lembrete muito poderoso para eles da presença permanente de Deus. De acordo com Números 9:16, “assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e, de noite, havia aparência de fogo”. Não importava onde eles estivessem, que provas enfrentassem, com que inimigos eles se encontrassem, lá – pairando no céu – estava um marcador visível da presença de Deus entre eles.
Isso deve ter sido muito confortante. 


A nuvem e o fogo certamente teriam sido mais que suficientes para mantê-los fiéis, confiantes e obedientes a Deus, certo?


Quando você procura tomar uma decisão sobre aonde ir, com que frequência deseja ter uma nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite para guiá-lo? 


No entanto, que promessa da disposição de Deus de nos guiar e estar presente entre nós ainda hoje você pode encontrar na Bíblia?


Que decisões você pode tomar que o capacitem a ser mais aberto à guia de Deus e mais cônscio de Sua presença?




Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic442009.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário