segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A bênção sacerdotal




“O Senhor te abençoe e te guarde;

o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;

o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz” (Nm 6:24-26).


Depois de ler cuidadosamente a bênção acima, responda às perguntas a seguir:


7. Como a natureza da Divindade é sugerida por estes versos?


Mt 28:19 - Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;


8. Como esta oração revela a total dependência de Israel em relação a Deus?


Jo 15:5 - Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.


9. Que significado existe no fato de que os próprios sacerdotes deveriam fazer essa oração em benefício do povo?


Hb 7:25 - Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.


Existem vários pontos interessantes nestes versos. Cada uma das linhas começa com o nome pessoal de Deus, o nome da aliança (Yahweh, Senhor). A congregação está no singular. Isto é, cada pessoa era mencionada como um indivíduo. Cada pessoa podia saber o que a bênção significava pessoalmente, individualmente. Isto é, não importava que Israel fosse uma comunidade, cada um podia ter sua relação pessoal com o Senhor.


Até aquele momento, Israel não possuía a Bíblia. As bênçãos do Senhor seriam vistas na libertação da escravidão, na travessia do Mar Vermelho e nas providências feitas para que tivessem comida e água. Seu poder mantenedor seria visto por Sua presença no santuário, cujo ritual – ofertas queimadas, incenso e o menorah – estariam ardendo continuamente, dia e noite.


Aqui está uma clara evidência de que a religião do Antigo Testamento era uma religião de graça (Gl 3:7-14; Hb 4:1, 2). A terceira linha assegura ao crente o sorriso e a paz de Deus (veja Mt 11:28-30).


(Gl 3:7-14; - Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido


Hb 4:1, 2) - Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.


Mt 11:28-30 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.


Como você experimentou em sua própria vida as bênçãos mencionadas acima? Que coisas em sua vida tornam difícil ver essas coisas em sua experiência com Deus? Que mudanças, não importa quão dolorosas sejam, você precisa fazer?



Estudo adicional


“Consagre-se a Deus pela manhã; faça disso sua primeira atividade. Ore: ‘Toma-me, Senhor, para ser Teu inteiramente. Aos Teus pés deponho todos os meus planos. Usa-me hoje para Teu serviço. Permanece comigo, e permite que toda a minha obra seja feita em Ti.’ Essa é uma questão diária. Cada manhã, consagre-se a Deus para esse dia. Submeta-Lhe todos os seus planos, para saber se devem ser levados avante, ou não, de acordo com o que Sua providência indicar. Assim, dia após dia, você poderá entregar sua vida nas mãos de Deus e ela será moldada cada vez mais segundo a vida de Cristo” (Ellen G. White, Esperança Para Viver, p. 70).

“As circunstâncias podem separar amigos; as ondas desassossegadas do vasto mar podem rolar entre nós e eles. Mas nenhuma circunstância, distância alguma nos pode separar do Salvador. Estejamos onde estivermos, Ele Se acha ao nosso lado para sustentar, manter, proteger e animar. Maior que o amor de uma mãe por seu filho é o de Cristo por Seus remidos. É nosso privilégio descansar em Seu amor; dizer: ‘NEle confiarei; pois deu a vida por mim” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 72).


Perguntas para reflexão


Fale sobre as situações em que você esteve errado, ou ofendeu outra pessoa, e como pode solucionar os problemas. Que lições você aprendeu dessas experiências? Como você lida com as situações em que parece que as ofensas são imperdoáveis?


Resumo: O Senhor queria que Seu povo fosse feliz e vivesse em paz. O bem-estar físico e espiritual é obtido pela obediência amorosa às Suas leis da vida, relações amoráveis com o cônjuge e com os vizinhos, e consagração diária da vontade ao Pai. Isso não significa que a vida seja sempre fácil neste mundo amaldiçoado pelo pecado, mas que pode ser muito melhorado se buscarmos andar em Seus caminhos.


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic242009.html



Um comentário:

  1. Graça e Paz. Estou lhe oferecendo o Selo "Prêmio Dardos" no meu blog Voz no Silêncio http://monicafontes.blogspot.com/2009/10/o-que-e-este-e-o-premio-dardos-que-da.html, ele está aguardando por v/c, espero que goste!!!

    ResponderExcluir