sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Partido da Sinceridade dos Políticos Tortos - PS...

Partido da Sinceridade dos Políticos Tortos - " Pertenço ao Partido da Sinceridade. Quero me eleger e conto com o seu voto. Estou aqui para ..."

Abigail: Senhora das circunstâncias (estudo nº 05)...

Abigail: Senhora das circunstâncias (estudo nº 05)...: " “No coração do prudente, repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos insensatos vem a lume”(Provérbios 14:33). Leituras da semana:..."

Ações falam mais alto que palavras

Ações falam mais alto que palavras: "3. Leia 1 Samuel 25. Qual é a essência da história de Abigail? Que lições podem ser imediatamente tiradas dela? Que perguntas permanecem?..."

Tempo de falar

Tempo de falar: "Em um vale entre montanhas, Abigail se encontrou com as forças de Davi. Ela se curvou diante dele e o tratou como se já fosse rei. 5. Lei..."

O que Abigail se recusou a fazer

O que Abigail se recusou a fazer: "Frequentemente, as pessoas têm medo de uma pessoa abusiva. É comum acobertarem o abusador, mentir e fingir a fim de satisfazê-lo. 7. ..."

Dentro e fora

Dentro e fora: "Ao contrário de muitos de nós, Davi aceitou a crítica construtiva e observou nas palavras da Abigail a operação de Deus. Em um momento, e..."

Abigail: Senhora das circunstâncias (resumo do est...

Abigail: Senhora das circunstâncias (resumo do est...: "Então, ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva é criada para lavar os pés aos criados de meu se..."

Abigail: Senhora das circunstâncias (comentário ao...

Abigail: Senhora das circunstâncias (comentário ao...: " Objetivo: Mostrar que uma pessoa sábia, prudente, humilde e corajosa, pode mudar o rum..."

Abigail: Senhora das circunstâncias (estudo nº 05)




 

No coração do prudente, repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos insensatos vem a lume(Provérbios 14:33).

Leituras da semana: 1Sm 25; Is 28:23, 53:12; Dn 9:15-19; Mt 15:10; Rm 8:34

Você já se sentiu vítima das circunstâncias? Já desejou estar em outro lugar? Ou desejou ser outra pessoa? Pense, então, no personagem desta semana: Abigail.

Mulher inteligente e bonita mas, infelizmente, se casou um homem egoísta, míope e mesquinho: Nabal – descendente de Calebe, em nada semelhante a seu antepassado estimado. Nabal pode ter sido rico, mas seu nome ou apelido, que significa “bobo” ou “tolo,” refletia com precisão seu caráter.

No tempo de Abigail e Nabal, os casamentos eram pré-arranjados, e então, Abigail certamente não teve escolha a esse respeito. As circunstâncias pareciam falar contra ela em um casamento como esse. As condições não eram favoráveis, mas, no vislumbre que temos da vida de Abigail, somos encorajados a não nos tornar vítimas das circunstâncias.

Abigail não tentou escapar à realidade. Era realista sobre sua situação (1Sm 25:25), mas não permitiu que as circunstâncias a arruinassem. Decidiu crescer onde havia sido plantada.

Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque o que significa o seu nome ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; eu, porém, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste. (1Sm 25:25





Alguém que ouça



 A maioria das pessoas não tem problemas em falar. Para dizer a verdade, a maioria de nós fala demais. Com seria melhor se aprendêssemos a ser bons ouvintes! Existem seminários sobre maneiras de melhores ouvintes. Afinal, está acontecendo muita coisa ao nosso redor. E como é importante ouvir!

1. Como as Escrituras destacam a necessidade de ouvir? 

Inclinai os ouvidos e ouvi a minha voz; atendei bem e ouvi o meu discurso.       Is 28:23; 

E, tendo convocado a multidão, lhes disse: Ouvi e entendei: Mt 15:10; 

Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Tg 1:19

Davi e seus homens estavam fugindo de Saul. Enquanto se refugiaram no deserto de Parã, eles se encontraram com os pastores e os animais do rico proprietário Nabal. Em vez de se aproveitarem dos animais, Davi e seus homens protegeram os pastores e animais. Finalmente, chegou o tempo da tosquia das ovelhas, e havia um espírito festivo no ar. Essa era uma ocasião de gratidão e oferecimento de presentes. Sabendo disso, Davi enviou dez de seus homens para pedir provisões.

2. Por que Davi ficou tão ofendido pela resposta de Nabal? O que Davi entendeu? 

1  Faleceu Samuel; todos os filhos de Israel se ajuntaram, e o prantearam, e o sepultaram na sua casa, em Ramá. Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã.
2  Havia um homem, em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; homem abastado, tinha três mil ovelhas e mil cabras e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo.
3  Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe.
4  Ouvindo Davi, no deserto, que Nabal tosquiava as suas ovelhas,
5  enviou dez moços e lhes disse: Subi ao Carmelo, ide a Nabal, perguntai-lhe, em meu nome, como está.
6  Direis àquele próspero: Paz seja contigo, e tenha paz a tua casa, e tudo o que possuis tenha paz!
7  Tenho ouvido que tens tosquiadores. Os teus pastores estiveram conosco; nenhum agravo lhes fizemos, e de nenhuma coisa sentiram falta todos os dias que estiveram no Carmelo.
8  Pergunta aos teus moços, e eles to dirão; achem mercê, pois, os meus moços na tua presença, porque viemos em boa hora; dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, qualquer coisa que tiveres à mão.
9  Chegando, pois, os moços de Davi e tendo falado a Nabal todas essas palavras em nome de Davi, aguardaram.
10  Respondeu Nabal aos moços de Davi e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem ao seu senhor.
11  Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm? 1Sm 25:1-11

Nabal estava verdadeiramente confirmando o significado de seu nome. Ele chamou zombeteiramente os homens de Davi de escravos fugitivos e os enviou de mãos vazias. Nabal deixou muito claro que pensava ser Davi um ninguém. Em sua mente, Davi era tão insignificante que não valia a pena perguntar de onde vinha nem o que fazia. Embora Davi demonstrasse surpreendente domínio próprio com o assassino rei Saul, à nossa semelhança, ele se sentiu profundamente ferido quando lhe foi dito que ele não era ninguém e não valia nada. Tudo isso foi agravado pelo fato de que ele havia mostrado generosidade e estava sendo recompensado com insultos e humilhação.

Nabal ignorava totalmente com quem estava lidando. Aparentemente, ele conhecia alguns dos fatos. Sabia quem era o pai de Davi e que Davi estava fugindo de Saul, mas era tão egoísta e convencido que não foi capaz ou não estava disposto a ouvir seus servos. Os servos de Nabal tinham vivido próximos aos homens de Davi e sabiam que eram uma força de batalha com que podiam contar. Os servos reconheceram que seu senhor era “um homem tão mau que ninguém [conseguia] conversar com ele” (1Sm 25:17, NVI). Então, buscaram alguém que os ouviria – Abigail.

Quando foi a última vez em que sua falta de ouvir atentamente o colocou em dificuldades? Como você pode aprender de seus erros?





Ações falam mais alto que palavras




3. Leia 1 Samuel 25. Qual é a essência da história de Abigail? Que lições podem ser imediatamente tiradas dela? Que perguntas permanecem?

Depois de ter ouvido o relatório do servo, Abigail imediatamente começou os preparativos. Ela fez mais que ouvir; ela agiu.

18  Então, Abigail tomou, a toda pressa, duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos,
19  e disse aos seus moços: Ide adiante de mim, pois vos seguirei de perto. Porém nada disse ela a seu marido Nabal. 1Samuel 25:18-19

 O narrador de 1Samuel 25:18-19 detalha a lista de materiais que ela preparou: passas, figos, ovelhas prontas para ser cozidas, cereais tostados, pão e vinho. Esses materiais eram luxuosos e provavelmente mais do que os dez homens de Davi esperavam.
A parte seguinte da história é cheia de movimento e ação. O autor da passagem se move entre cenas diferentes, construindo a tensão. Nós contemos a respiração, esperando o momento do contato. No calor da hora, sem parar para ouvir Deus nem a razão, Davi e seus homens marchavam para se vingar do insulto. O número de homens que ele levava consigo reflete quão zangado ele estava. Davi levava consigo dois terços de suas forças.

Quando reagimos com ira, é muito difícil apresentar uma resposta apropriada; normalmente, reagimos com exagero. Abigail não enviou simplesmente seus presentes e então esperou para ver o que acontecia. Ela assumiu a responsabilidade e saiu a caminho para encontrar Davi. Apesar de ser casada com um homem dominador e precipitado, ela não permitiu que ele esmagasse seu espírito. Não se permitiu ser vítima. Ela ainda manteve o senso de valor próprio e se prontificou a arriscar a própria vida a fim de proteger sua casa. Suas chances eram parecidas com as do jovem Davi enfrentando Golias: uma mulher com jumentos carregados de alimentos e alguns servos, indo enfrentar 400 homens armados e zangados.

Enquanto isso, Nabal, o tolo, também estava ocupado. Enquanto sua valente esposa saía para enfrentar um exército irado, ele estava em casa festejando e se embriagando.

4. Que ensinam os versos a seguir sobre o significado de nossas ações? 

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Mt 7:21

31  Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;
32  e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;
33  e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;
34  então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
35  Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes;
36  estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.
37  Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?
38  E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos?
39  E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar?
40  O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41  Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
42  Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43  sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me.
44  E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos?
45  Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.
46  E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna. Mt. 25:31-46; 

14  Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?
15  Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano,
16  e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?
17  Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Tg 2:14-17

Falar pode ser fácil, mas nossos atos confirmam ou contradizem o que dizemos. Os atos de Abigail, Davi e Nabal dizem muito sobre o que eles pensavam, quem era importante para eles, e que espírito motivava seus atos.

Se alguém fosse tirar conclusões somente por seus atos sobre você e que tipo de pessoa é você, que conclusões tiraria, e por quê? O que sua resposta lhe diz sobre você mesmo? 








Tempo de falar




Em um vale entre montanhas, Abigail se encontrou com as forças de Davi. Ela se curvou diante dele e o tratou como se já fosse rei.

5. Leia cuidadosamente o discurso de Abigail em 
23  Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o rosto diante de Davi, inclinando-se até à terra.
24  Lançou-se-lhe aos pés e disse: Ah! Senhor meu, caia a culpa sobre mim; permite falar a tua serva contigo e ouve as palavras da tua serva.
25  Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque o que significa o seu nome ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; eu, porém, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste.
26  Agora, pois, meu senhor, tão certo como vive o SENHOR e a tua alma, foste pelo SENHOR impedido de derramar sangue e de vingar-te por tuas próprias mãos. Como Nabal, sejam os teus inimigos e os que procuram fazer mal ao meu senhor.
27  Este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja ele dado aos moços que seguem ao meu senhor.
28  Perdoa a transgressão da tua serva; pois, de fato, o SENHOR te fará casa firme, porque pelejas as batalhas do SENHOR, e não se ache mal em ti por todos os teus dias.
29  Se algum homem se levantar para te perseguir e buscar a tua vida, então, a tua vida será atada no feixe dos que vivem com o SENHOR, teu Deus; porém a vida de teus inimigos, este a arrojará como se a atirasse da cavidade de uma funda.
30  E há de ser que, usando o SENHOR contigo segundo todo o bem que tem dito a teu respeito e te houver estabelecido príncipe sobre Israel,
31  então, meu senhor, não te será por tropeço, nem por pesar ao coração o sangue que, sem causa, vieres a derramar e o te haveres vingado com as tuas próprias mãos; quando o SENHOR te houver feito o bem, lembrar-te-ás da tua serva. 1Samuel 25:23-31.

Contraste com a resposta de Nabal 

10  Respondeu Nabal aos moços de Davi e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem ao seu senhor.
11  Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm?   (1Samuel 25: 10-11). 

Qual é a diferença entre as duas?
Abigail se dirigiu a Davi como “meu senhor”. Talvez isso já servisse como lembrete a Davi de que ele deveria se comportar de maneira adequada a um rei ungido de Deus e não como chefe de um bando de saqueadores. Abigail foi capaz de promover nobreza em Davi porque não havia perdido o senso de valor próprio. Foi isso que a capacitou a ver o melhor em Davi e encorajar nele um comportamento piedoso.

6. Qual foi a primeira coisa que Abigail disse a Davi? O que suas palavras nos fazem recordar? O que ela tentou fazer? 
Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste. Êx 32:32; 
2  No segundo dia, durante o banquete do vinho, disse o rei a Ester: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. Que desejas? Cumprir-se-á ainda que seja metade do reino.
3  Então, respondeu a rainha Ester e disse: Se perante ti, ó rei, achei favor, e se bem parecer ao rei, dê-se-me por minha petição a minha vida, e, pelo meu desejo, a vida do meu povo.
4  Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem e aniquilarem de vez; se ainda como servos e como servas nos tivessem vendido, calar-me-ia, porque o inimigo não merece que eu moleste o rei.  Et 7:2-4

Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.  Is 53:12; 
15  Na verdade, ó Senhor, nosso Deus, que tiraste o teu povo da terra do Egito com mão poderosa, e a ti mesmo adquiriste renome, como hoje se vê, temos pecado e procedido perversamente.
16  Ó Senhor, segundo todas as tuas justiças, aparte-se a tua ira e o teu furor da tua cidade de Jerusalém, do teu santo monte, porquanto, por causa dos nossos pecados e por causa das iniqüidades de nossos pais, se tornaram Jerusalém e o teu povo opróbrio para todos os que estão em redor de nós.
17  Agora, pois, ó Deus nosso, ouve a oração do teu servo e as suas súplicas e sobre o teu santuário assolado faze resplandecer o rosto, por amor do Senhor.
18  Inclina, ó Deus meu, os ouvidos e ouve; abre os olhos e olha para a nossa desolação e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.
19  Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age; não te retardes, por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome.  Dn 9:15-19; 

Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.  Rm 8:34
A intercessão é marcada por um denominador comum: aquele que intercede deve se identificar muito de perto com aquele por quem está intercedendo, quer o intercessor obtenha proveito na transação, quer não. A pessoa deve estar disposta a pôr de lado seus próprios interesses egoístas e pedir o que for melhor para a outra pessoa. Abigail poderia ter visto essa ameaça à vida de Nabal como um meio de se livrar de seu marido e recuperar a liberdade. Em vez disso, ela escolheu se identificar com ele e implorar por sua vida indigna.

Talvez a melhor forma de intercessão seja a oração intercessora. Oramos pelas pessoas que estão impossibilitadas ou pouco dispostas a orar por si mesmas. Temos que pôr de lado nossas próprias necessidades, carências e desejos e falar com Deus em favor dessas pessoas. Nossas orações dão a Deus o motivo para invadir fundo o território de Satanás. É quando oramos pelos outros que percebemos a imensa compaixão que Deus tem por nós. Podemos aprender a bendizer aqueles que nos maldizem e orar por aqueles que nos caluniam (bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam. Lc 6:28).

Alguém já intercedeu por você em uma situação em que você mesmo não podia cuidar de si? Como essa situação o ajudou a entender melhor o que significa que Jesus está intercedendo em nosso favor?   




O que Abigail se recusou a fazer






Frequentemente, as pessoas têm medo de uma pessoa abusiva. É comum acobertarem o abusador, mentir e fingir a fim de satisfazê-lo.

7. Abigail foi muito franca a respeito do marido. O que isso revela sobre ela? 
25  Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque o que significa o seu nome ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; eu, porém, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste.
26  Agora, pois, meu senhor, tão certo como vive o SENHOR e a tua alma, foste pelo SENHOR impedido de derramar sangue e de vingar-te por tuas próprias mãos. Como Nabal, sejam os teus inimigos e os que procuram fazer mal ao meu senhor 1Sm 25:25-26. 

Como este fato torna sua intercessão em seu favor ainda mais notável?
Embora Abigail estivesse disposta a arriscar a própria vida para salvar sua casa, ela também manteve sua integridade pessoal. Não mentiu em favor de Nabal. Ela sabia que o problema era ele, e não teve medo de dizer isso, mesmo em público.

Frequentemente, aqueles que se encontram em um relacionamento abusivo começam a se sentir responsáveis pelas ações do abusador e se sentem culpados. Abigail não fez assim. Ela mantinha um forte senso de valor próprio. Esse senso de valor derivava de seu senso de missão. Ela não se vangloriava por haver detido Davi e levar-lhe presentes mas se considerava simplesmente um instrumento de Deus para fazer Davi mudar de ideia. Por saber quem era, Abigail estava em condições de encorajar Davi a ser tudo o que podia ser. Ela lhe lembrou que lhe cabia travar as batalhas do Senhor e não desperdiçar seu tempo e energia em busca de vingança por insultos pessoais.

(Perdoa a transgressão da tua serva; pois, de fato, o SENHOR te fará casa firme, porque pelejas as batalhas do SENHOR, e não se ache mal em ti por todos os teus dias. 1Sm 25:28) A observação de Abigail de que “não se ache mal” em Davi era tanto uma declaração como uma advertência para que Davi não se desqualificasse para o grande ofício para o qual havia sido ungido – o de ser rei.

Abigail também lembrou a Davi que, com a vida firmemente dedicada a Deus, ele não tinha necessidade de salvar as aparências nem defender sua honra. Deus faria isso por ele.

Lembre-se, também, de que, no mundo de Abigail, nem o divórcio nem mesmo a separação eram aceitáveis para uma mulher. Do ponto de vista terreno, ela “pertenceria” a seu marido até o dia de sua morte. Porém, Abigail não considerava a vida inútil nem uma prisão permanente. Ela cria que Deus lidaria com seu marido a Seu próprio tempo.

O discurso de Abigail mostra que a sabedoria pode ser encontrada em qualquer situação da vida quando nos rendemos a Deus. A sabedoria não é uma teoria, mas um modo prático de viver e reagir aos que nos cercam.

Que significa submeter-nos completamente a Deus? Como se faz isso? Se alguém lhe dissesse: “Quero entregar-me completamente ao Senhor, mas não sei como”, o que você responderia?  




Dentro e fora




Ao contrário de muitos de nós, Davi aceitou a crítica construtiva e observou nas palavras da Abigail a operação de Deus. Em um momento, ele percebeu em perspectiva as consequências de seus propósitos, e foi grato por ter Deus intervindo e impedido que ele cometesse um banho de sangue. Abigail voltou para casa só para descobrir que, mais uma vez, seu marido não estava em condições de ouvir, e então, esperou sabiamente até a manhã seguinte para informá-lo do que ocorrera.

Nabal ficou aterrorizado. Muito provavelmente, ele tenha sofrido um ataque cardíaco e morreu dez dias depois. Davi não se esqueceu de Abigail e enviou homens com uma proposta de casamento.

8. No contexto do estudo desta semana o que as últimas palavras de Abigail registradas na Bíblia nos dizem sobre ela? Que outros exemplos bíblicos expõem o mesmo princípio em ação?
Então, ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva é criada para lavar os pés aos criados de meu senhor. 1Sm 25:41
9. Abigail era uma mulher influente. Apesar de ter cinco servas, ela estava disposta a servir. Quem mais expôs o mesmo dever? 

tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Mt 20:28

A vida de Abigail não foi nenhum conto de fadas, mesmo depois de seu casamento com Davi. Como era costume naqueles dias, Davi teve muitas esposas, e a vida familiar estava longe do ideal de Deus. Abigail foi a segunda esposa de Davi e teve que estar constantemente em fuga do rei Saul. Em Ziclague, ela, juntamente com as famílias de outros homens, foi capturada pelos amalequitas e, mais tarde, foi salva. É aqui que finalmente desaparece Abigail da narrativa bíblica. Todos esperaríamos ver essa bela e sábia mulher ao lado do rei Davi, desempenhando um papel importante no desenvolvimento posterior da sua história, mas, ao contrário, só existe silêncio. Tudo o que sabemos além disso é que ela teve um filho chamado Daniel (Estes foram os filhos de Davi, que lhe nasceram em Hebrom: o primogênito, Amnom, de Ainoã, a jezreelita; o segundo, Daniel, de Abigail, a carmelita; 1Cr 3:1) ou Quileabe (2Sm 3:3), que era o segundo na linha do trono em ordem de nascimento.

2  Em Hebrom, nasceram filhos a Davi; o primogênito foi Amnom, de Ainoã, a jezreelita;
3  o segundo, Quileabe, de Abigail, viúva de Nabal, o carmelita; o terceiro, Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur;
4  o quarto, Adonias, filho de Hagite; o quinto, Sefatias, filho de Abital;
5  o sexto, Itreão, de Eglá, mulher de Davi; estes nasceram a Davi em Hebrom. (2Sm 3:3)

Porém, tanto Abigail como seu filho desaparecem da cena. Alguns estudiosos acreditam que tanto ela como seu filho morreram violentamente. Devido aos estupros, assassinatos, revoltas e rebeliões em que, mais tarde, os filhos mais velhos de Davi estiveram envolvidos, a morte prematura talvez não fosse a pior que poderia acontecer.

Como seguidores de Jesus, nossa vida também não é necessariamente um conto de fadas. Deus sabe o fim desde o princípio e, portanto, nem todas as voltas de nossa vida precisam ter sentido para nós. Mas precisamos confiar na bondade de Deus.            

                                                         Estudo adicional


As palavras [de Abigail] poderiam apenas ter vindo dos lábios de quem tivesse participado da sabedoria do alto. A piedade de Abigail, semelhante ao perfume de uma flor, exalava de seu rosto, de suas palavras e ações, sem que disso ela se apercebesse. O Espírito do Filho de Deus habitava em seu coração. Seu discurso, adubado pela graça e cheio de bondade e paz, derramava uma influência celestial. Melhores impulsos vieram a Davi, e ele tremeu ao pensar quais poderiam ter sido as consequências de seu intuito precipitado. ‘Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus’ (Mt 5:9). Permita Deus que haja muitos outros como essa mulher de Israel, que abrandem os sentimentos irritados, detenham impulsos temerários e, com palavras de calma e bem dirigida sabedoria, aplaquem grandes males!

Uma vida cristã consagrada está sempre a derramar luz, consolação e paz. Caracteriza-se pela pureza, tato, simplicidade e utilidade. É dirigida por aquele amor abnegado que santifica a influência. Está repleta de Cristo, e deixa um rastro de luz aonde quer que seu possuidor vá. Abigail tinha sabedoria para reprovar e aconselhar. A paixão de Davi esvaiu-se sob o poder de sua influência e raciocínio. Ele ficou convicto de que assumira uma conduta imprudente e perdera o autodomínio.

“Com humilde coração, recebeu a repreensão em conformidade com suas próprias palavras: ‘
Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, será um excelente óleo’ (Sl 141:5). Ele deu graças e louvores porque ela o aconselhara retamente. Muitos há que, quando reprovados, julgam ser dignos de elogio se recebem a repreensão sem se tornarem impacientes; mas quão poucos recebem a reprovação com coração grato e abençoam aqueles que os procuram salvar de seguir por um mau caminho!” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 667).




Abigail: Senhora das circunstâncias (resumo do estudo nº 05)




Então, ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva é criada para lavar os pés aos criados de meu senhor. 1Samuel 25:41

Saber: Comparar o tato e cortesia de Abigail com os insultos estúpidos de Nabal e com os impulsos furiosos de Davi.
Sentir: Que a presença do Espírito Santo alimenta o sentimento de paz, conforto e luz em nosso coração, transbordando em bênçãos aos outros.
Fazer: Interceder sábia e compassivamente na vida de outras pessoas, à medida que Deus provê oportunidade e direção.

Esboço
I. Suavidade e Luz
A. Aquilo que dizemos e nossa maneira de agir revelam o Espírito atuando em nosso coração.
B. Abigail foi não somente cuidadosa e cortês, mas corajosa e equilibrada em suas respostas a Nabal e Davi.

II. Caminho de luz
A. Qual foi a fonte da sabedoria de Abigail?
B. Abigail restituiu a calma e a razão no confronto entre Davi e Nabal.
C. Como Davi respondeu ao conselho de Abigail, mostrando que ele tinha espírito receptivo ao ensino e era suscetível à direção divina?

III. Intercessão
A. A habilidade de aconselhar sabiamente e com discernimento é um instrumento que Deus pode usar para abençoar outros. O que precisamos fazer para nos habilitar a ser usados por Deus como Abigail?
B. Que áreas de nossa vida necessitam ser encaradas com coragem e responsabilidade?
C. Como Deus poderia nos usar para intervir na vida dos outros?

Resumo: 
Abigail, embora esposa de um homem perverso, era cheia do Espírito de Deus. Sábia e humildemente interveio com conselho sensato e impediu o derramamento de sangue, quando Davi estava determinado a se vingar.

 

Motivação
O exemplo de como Abigail lidou com dois homens difíceis ilustra como a beleza interior da personalidade, impregnada da graça e atmosfera do Céu, pode intervir em circunstâncias difíceis e influenciar outros para o bem.


Use o diálogo e atividade de abertura para ajudar os amigos a examinar a dinâmica de casamentos desiguais e como cônjuges guiados por Deus podem se relacionar com seus companheiros.

O casamento de Abigail com Nabal provavelmente tenha sido arranjado, como alguns ainda são em muitas partes do mundo. Embora alguns casamentos arranjados tenham sucesso, outros são simplesmente meios socialmente aprovados para a prática de abuso. Mas até os casamentos que escolhemos por nós mesmos podem se tornar lamentavelmente difíceis, e duas pessoas muito diferentes podem se encontrar sob o mesmo jugo.

Atividade: Ilustre o conceito popular de romance com exemplos de cartões, caixas de bombons e flores. Ou então, peça que os membros da classe comentem como essa noção existe em sua cultura.

Comente: Até que ponto a ideia popular de amor romântico e casamento ilustram o relacionamento entre Nabal e Abigail?

Pense nisto: 
Que princípios espirituais promovem casamentos felizes? O que podem fazer os cônjuges que estão sob jugo desigual para melhorar seu casamento?

Compreensão
Comparar e contrastar os efeitos de palavras tolas e sábias sobre os que os ouvem.


Comentário bíblico

I. Nabal
1 Faleceu Samuel; todos os filhos de Israel se ajuntaram, e o prantearam, e o sepultaram na sua casa, em Ramá. Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã.
2  Havia um homem, em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; homem abastado, tinha três mil ovelhas e mil cabras e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo.
3  Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe.
4  Ouvindo Davi, no deserto, que Nabal tosquiava as suas ovelhas,
5  enviou dez moços e lhes disse: Subi ao Carmelo, ide a Nabal, perguntai-lhe, em meu nome, como está.
6  Direis àquele próspero: Paz seja contigo, e tenha paz a tua casa, e tudo o que possuis tenha paz!
7  Tenho ouvido que tens tosquiadores. Os teus pastores estiveram conosco; nenhum agravo lhes fizemos, e de nenhuma coisa sentiram falta todos os dias que estiveram no Carmelo.
8  Pergunta aos teus moços, e eles to dirão; achem mercê, pois, os meus moços na tua presença, porque viemos em boa hora; dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, qualquer coisa que tiveres à mão.
9  Chegando, pois, os moços de Davi e tendo falado a Nabal todas essas palavras em nome de Davi, aguardaram.
10  Respondeu Nabal aos moços de Davi e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem ao seu senhor.
11  Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm?
12  Então, os moços de Davi puseram-se a caminho, voltaram e, tendo chegado, lhe contaram tudo, segundo todas estas palavras.
13  Pelo que disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e também Davi, a sua; subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem.
14  Nesse meio tempo, um dentre os moços de Nabal o anunciou a Abigail, mulher deste, dizendo: Davi enviou do deserto mensageiros a saudar a nosso senhor; porém este disparatou com eles.
15  Aqueles homens, porém, nos têm sido muito bons, e nunca fomos agravados por eles e de nenhuma coisa sentimos falta em todos os dias de nosso trato com eles, quando estávamos no campo. 1Sm 25:1-15

Nos tempos bíblicos, a primavera era usualmente a época em que as ovelhas eram tosquiadas. As 3.000 ovelhas de Nabal produziam abundância de lã, muito provavelmente a maior fonte de sua renda. Esse período de sucesso financeiro ocasionava festividades, e Nabal deveria estar de bom humor. Contudo, em resposta à mensagem cortês de congratulações de Davi, e seu pedido de uma doação de alimento, em reconhecimento de sua parte na proteção do rebanho de Nabal durante o inverno, Nabal insolentemente sugeriu que Davi era um inútil que não merecia bondade, muito menos uma recompensa.

Um servo, relatando a Abigail a mensagem de Davi ao seu marido, terminou dizendo que Davi ficaria furioso, que o arraial estaria em perigo imediato e que Nabal era “
um homem tão mau que ninguém [conseguia] conversar com ele” (1Sm 25:17, NVI).

Demonstrou-se que uma boa conversa começa com um bom ouvinte. E no caso de Nabal fica claro que só ele falava e nada do que dizia era bom.

Salomão, filho de Davi, escreveu uma porção considerável sobre os efeitos das palavras perversas.

12 Nas palavras do sábio há favor, mas ao tolo os seus lábios devoram.
13  As primeiras palavras da boca do tolo são estultícia, e as últimas, loucura perversa. Ecles 10:12-13

Ele disse nos versos acima  que no início as palavras do tolo podem ser mera tolice, mas no final são “loucura perversa” (v. 13, NVI). Provérbios 12:18 declara: “Há palavras que ferem como espada” (NVI). Podemos nos desculpar dizendo que nossas palavras descuidadas são “apenas conversa”, mas as palavras imprudentes podem rapidamente se mover numa espiral para uma linguagem rude, insultante e abusiva.

O Novo Testamento é tão forte como o Antigo em condenar as palavras precipitadas. Uma das mais inquietantes linguagens da Bíblia sobre o dano que as palavras podem fazer é encontrada no livro de Tiago. O capítulo 3:6 é parafraseado deste modo: “Pela nossa língua podemos arruinar o mundo, tornar a harmonia em caos, jogar lama sobre a reputação, levantar o mundo inteiro em fumaça e subir na fumaça com ele, fumaça exatamente das profundezas do inferno” (The Message). A menos que estejamos profundamente conscientes de como nossas palavras podem afetar aqueles que nos ouvem e cuidadosamente guardarmos nossa conversa, nossas palavras podem acender um fogo intenso e descontrolado. Basta considerar o fogo que as palavras de Nabal acenderam.

Pense nisto: 
Você conhece alguma pessoa tão insolente e desagradável que ninguém pode falar com ela? Como respondemos a pessoas frequentemente irrazoáveis e de mau gênio?

II. Abigail e Davi
16  De muro em redor nos serviram, tanto de dia como de noite, todos os dias que estivemos com eles apascentando as ovelhas.
17  Agora, pois, considera e vê o que hás de fazer, porque já o mal está, de fato, determinado contra o nosso senhor e contra toda a sua casa; e ele é filho de Belial, e não há quem lhe possa falar.
18  Então, Abigail tomou, a toda pressa, duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos,
19  e disse aos seus moços: Ide adiante de mim, pois vos seguirei de perto. Porém nada disse ela a seu marido Nabal.
20  Enquanto ela, cavalgando um jumento, descia, encoberta pelo monte, Davi e seus homens também desciam, e ela se encontrou com eles.
21  Ora, Davi dissera: Com efeito, de nada me serviu ter guardado tudo quanto este possui no deserto, e de nada sentiu falta de tudo quanto lhe pertence; ele me pagou mal por bem.
22  Faça Deus o que lhe aprouver aos inimigos de Davi, se eu deixar, ao amanhecer, um só do sexo masculino dentre os seus.
23  Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o rosto diante de Davi, inclinando-se até à terra.
24  Lançou-se-lhe aos pés e disse: Ah! Senhor meu, caia a culpa sobre mim; permite falar a tua serva contigo e ouve as palavras da tua serva.
25  Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque o que significa o seu nome ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; eu, porém, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste.
26  Agora, pois, meu senhor, tão certo como vive o SENHOR e a tua alma, foste pelo SENHOR impedido de derramar sangue e de vingar-te por tuas próprias mãos. Como Nabal, sejam os teus inimigos e os que procuram fazer mal ao meu senhor.
27  Este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja ele dado aos moços que seguem ao meu senhor.
28  Perdoa a transgressão da tua serva; pois, de fato, o SENHOR te fará casa firme, porque pelejas as batalhas do SENHOR, e não se ache mal em ti por todos os teus dias.
29  Se algum homem se levantar para te perseguir e buscar a tua vida, então, a tua vida será atada no feixe dos que vivem com o SENHOR, teu Deus; porém a vida de teus inimigos, este a arrojará como se a atirasse da cavidade de uma funda.
30  E há de ser que, usando o SENHOR contigo segundo todo o bem que tem dito a teu respeito e te houver estabelecido príncipe sobre Israel,
31  então, meu senhor, não te será por tropeço, nem por pesar ao coração o sangue que, sem causa, vieres a derramar e o te haveres vingado com as tuas próprias mãos; quando o SENHOR te houver feito o bem, lembrar-te-ás da tua serva. 1Sm 25:16-31.)

Abigail imediatamente preparou um banquete para Davi e seus homens e foi se encontrar com o guerreiro e seu bando que, conforme ela fora informada, estariam irados e com sede de vingança.

Quando se encontrou com Davi, prostrou-se diante dele e se dirigiu a ele como se já fosse rei. “
Nada tendo de ostentação ou orgulho, antes cheia da sabedoria e amor de Deus, Abigail revelou a força de sua devoção para com sua casa, e esclareceu a Davi que o procedimento indelicado de seu marido de nenhuma forma fora premeditado contra ele como uma afronta pessoal, mas que tinha simplesmente sido a explosão de uma natureza infeliz e egoísta” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 666).

A humildade de Abigail é evidente de diversas maneiras. Como esposa de um homem rico, ela poderia ter deixado a dádiva do alimento falar por si mesma ou enviar uma mensagem a Davi por um de seus servos, como Davi havia feito a Nabal. Em lugar disso, ela mesma acompanhou a dádiva. Abigail não tomou o crédito por nenhum conselho sábio de sua parte, mas reconheceu que foi Deus que impediu Davi de se vingar. Ela bondosamente aceitou a culpa pela indignação de Davi e delicadamente sugeriu que Davi deveria estar enfrentando as batalhas de Deus, em vez de procurar vingança para si mesmo.

Davi aceitou a reprovação com louvor a Deus pelo sábio conselho de Abigail. Em lugar de ser impaciente e manter o rancor, permitiu que as palavras calmas e respeitosas de Abigail influenciassem seu coração.

Palavras agradáveis, proferidas com moderação e no tempo certo, são “
doces para a alma e trazem cura para os ossos” (Pv 16:24, NVI). São confiáveis e trazem instrução. São como uma fonte, transbordando com água fresca (Pv 18:4, NVI), “como maçãs de ouro em salvas de prata” (Pv 25:11). E palavras sábias podem afastar a ira, apagando o incêndio que as palavras perversas iniciaram. Quão importante é permitir que o Espírito de Deus influencie nossas palavras, dando-nos coragem para responder ao mal e imbuindo nossas palavras com Sua graciosa sabedoria, vigorosa beleza e doce cura!

Pense nisto: 
Se bem que não tivesse desculpado a tolice de seu esposo, como Abigail assumiu a responsabilidade pela situação? Como seu tato permitiu que Davi evitasse uma desgraça?

Davi poderia ter mantido o ressentimento. Em lugar disso, permitiu que Deus lhe ensinasse uma lição através da amável cortesia de uma mulher. Como esse espírito receptivo ao ensino o habilitou a responder a outras lições que precisava aprender ao longo de sua carreira como líder?

III. Casamentos inadequados
1  Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; tendo, porém, uma serva egípcia, por nome Agar,
2  disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai.
3  Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã.
4  Ele a possuiu, e ela concebeu. Vendo ela que havia concebido, foi sua senhora por ela desprezada.
5  Disse Sarai a Abrão: Seja sobre ti a afronta que se me faz a mim. Eu te dei a minha serva para a possuíres; ela, porém, vendo que concebeu, desprezou-me. Julgue o SENHOR entre mim e ti.
6  Respondeu Abrão a Sarai: A tua serva está nas tuas mãos, procede segundo melhor te parecer. Sarai humilhou-a, e ela fugiu de sua presença.
7  Tendo-a achado o Anjo do SENHOR junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur,
8  disse-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais? Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha senhora.
9  Então, lhe disse o Anjo do SENHOR: Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos.
10  Disse-lhe mais o Anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada.
11  Disse-lhe ainda o Anjo do SENHOR: Concebeste e darás à luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o SENHOR te acudiu na tua aflição.
12  Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos.
13  Então, ela invocou o nome do SENHOR, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?
14  Por isso, aquele poço se chama Beer-Laai-Roi; está entre Cades e Berede.
15  Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão, a seu filho que lhe dera Agar, chamou-lhe Ismael.  Gn 16:1-15, 

1  Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa,
2  ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor.
3  Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário;
4  seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.
5  Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido,
6  como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.
7  Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.  1Pe 3:1-7 

21  sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
22  As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;
23  porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.
24  Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.
25  Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
26  para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,
27  para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
28  Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.  Ef 5:21-28.)

Embora as mulheres com frequência tenham possuído um status de segunda classe em muitas sociedades, as Escrituras têm lições tanto para os homens como para as mulheres sobre o relacionamento do casamento.

Compare a história de Sara, Hagar e Abraão em Gênesis 16:1-15 e a descrição de Pedro de como as mulheres podem lidar com os maridos descrentes, terminando com um comentário sobre o relacionamento entre Sara e Abraão, em 1 Pedro 3:1-7.

Sara respeitou Abraão, chamando-o “senhor”. Contudo, Abraão também respeitou os direitos de Sara como sua esposa e companheira no lar, a ponto de mandar embora Hagar e seu filho, por causa da divisão que estavam causando no lar, embora isso tenha custado a ele muita dor.

Pense nisto: Como esse equilíbrio de poder ilustra a advertência de Paulo em Efésios 5:21-22?: “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;” Quem é o modelo supremo de tal humildade e zeloso cuidado, e como demonstrou submissão? Como Deus pode usar a beleza interior de um coração santificado para ganhar outros para Si mesmo, incluindo nosso cônjuge?

Aplicação
Observe suas pressuposições culturais, enquanto contempla modelos bíblicos para relacionamentos.

Perguntas para consideração
1. Que exemplos você encontrou nos quais mulheres enfrentaram circunstâncias injustas no trabalho, no abuso doméstico ou quando solicitam justiça ou proteção? Há ainda muitas oportunidades para ajudar as mulheres a melhorar seu status em cada país do mundo. O que pode ser feito em seu próprio lar e comunidade?
2. Frequentemente, tradições culturais podem ditar muitas das injustiças que nos acostumamos a ver. Como podemos aplicar a lente santificadora do exemplo de Cristo em nossas próprias pressuposições acerca dos relacionamentos adequados entre homens e mulheres?

Criatividade
Veja as seguintes ideias para colocar em prática as discussões da classe durante as próximas semanas e meses.

1. Examine a mídia, livros, revistas e outros meios pelos quais transmitimos a meninos e meninas expectativas culturais sobre os relacionamentos adequados entre homens e mulheres. Como podemos influenciar contra os efeitos prejudiciais dessas mensagens em nossos lares, escolas e locais de trabalho?
2. Como você pode demonstrar o equilíbrio da submissão, liderança e terno cuidado em seu casamento?
3. Resuma os princípios de mediação ilustrados pela intercessão de Abigail com Davi. Como esses princípios o ajudam a responder a uma situação difícil que estejam desafiando sua vida?
4. A descrição da influência de Abigail em Patriarcas e Profetas compara sua piedade com o “perfume de uma flor, [que] exalava de seu rosto, de suas palavras e ações, sem que disso ela se apercebesse” (p. 667). Como você poderia rodear a si mesmo e aos outros com a inspiração edificante que vem das flores?