sexta-feira, 18 de junho de 2010

Alimentação equilibrada






Ouça, meu filho, e seja sábio; guie o seu coração pelo bom caminho. Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos” (Pv 23:19-21, NVI).

6. Que importante princípio de saúde achamos nestes versos? Como podemos aplicar esse princípio a nós mesmos, na área de saúde e temperança?

A fim de saber quais são os melhores alimentos, cumpre-nos estudar o plano original de Deus para o regime do homem... Cereais, frutas, nozes e verduras... preparados da maneira mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos. Proporcionam força, resistência e vigor intelectual que não são promovidos por uma alimentação mais complexa e estimulante” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 295, 296).

O simples fato de alguém ser vegetariano não significa automaticamente que tem uma alimentação saudável; ao mesmo tempo, só porque alguém come alguma carne não significa automaticamente que esteja desonrando o templo de seu corpo. Outros fatores de uma boa alimentação também são importantes.

Você pode ser vegetariano mas, ao mesmo tempo, estar consumindo gordura demasiada, sal demasiado ou açúcar demasiado, e todos esse excessos podem levar a sérios problemas de saúde, como diabetes, ataques cardíacos, acidente vascular cerebral e câncer.

Ou você pode simplesmente estar comendo demais. Você pode seguir a mais rígida alimentação vegetariana possível, mas, pelo fato de comer demais, pode ter excesso de peso, com algumas consequências de saúde muito negativas.

Na alimentação, como em todas as coisas, a moderação é importante. Mesmo a boa alimentação, em demasia, pode ser prejudicial à saúde. Em geral, a ideia é ingerir uma ampla variedade de alimentos saudáveis, certamente suficientes para atender a todas as suas necessidades nutricionais e, ao mesmo tempo, não comer demais nem sobrecarregar o sistema. Como em tudo, no que se refere à saúde, o equilíbrio é a chave.

Nossa igreja não faz do vegetarianismo uma prova de comunhão. E não deve fazer. Muitos adventistas fiéis preferem não ser vegetarianos. No entanto, quais são as vantagens de ser vegetariano, se você estiver em condições de obter suprimento suficiente de alimento para uma alimentação apropriada?     





Um comentário:

  1. Muito bom esse tema, e faz todoo sentido!

    Fica na Paz e não me deixe de visitar!

    Graça e Paz

    ResponderExcluir