segunda-feira, 28 de junho de 2010

Paulo e Roma (resumo estudo nº 01)



Texto-chave:
Em primeiro lugar, por meio de Jesus Cristo dou graças ao meu Deus por todos vocês, pois no mundo inteiro se ouve falar a respeito da fé que vocês têm Romanos 1:8

Esboço

I. Chamados para ser santos

A. Embora Paulo viajasse bastante, construindo a obra do evangelho em áreas anteriormente não atingidas, sua carta à igreja de Roma documenta suas preocupações por uma igreja que ele ainda não havia visitado.
1. O que a preocupação de Paulo indica sobre sua visão do evangelho?

II. Conhecidos por sua fé

A. Visto que Roma estava no centro do império, a igreja de Roma desempenhava um papel importante em influenciar a expansão do evangelho. Se a igreja já era competente em ensinar o evangelho (Rm 15:14), o que pode ter movido Paulo a escrever essa carta? “
Meus irmãos, estou certo de que vocês estão cheios de bondade, sabem tudo o que é preciso saber e são capazes de dar conselhos uns aos outros.” (Rm 15:14)

B. Que influência sua igreja pode ter na obra mundial do evangelho? Que mensagem você considera importante no fortalecimento de sua igreja nesse papel?

III. Trabalhando livremente, apesar das algemas

A. Quando, finalmente, Paulo foi a Roma, ele estava preso. Como as cadeias de Paulo ajudaram a destacar o fato, não só perante os romanos, mas também de seus semelhantes cristãos, sobre a preeminência do evangelho?
B. Como as circunstâncias de sua vida o capacitaram a contribuir para o trabalho da igreja?

Resumo: 
Embora Paulo ainda não houvesse visitado Roma, ele mencionou a ajuda da igreja em estabelecer um bom fundamento para o avanço do evangelho por todo o império.

Como Paulo, que pregava Cristo e Sua justiça por meio de cartas, pessoalmente e em cadeias, a missão de nossa vida deve ser a saúde e o progresso da igreja mundial.

A visão global de Paulo.

A terceira viagem missionária de Paulo, a partir  de Antioquia, através do que conhecemos hoje como Turquia, Grécia e até Jerusalém, cobriu cerca de 4.350 quilômetros por terra e por mar. A viagem durou mais de quatro anos, embora três desses anos tenham sido passados em Éfeso. A Galácia era um acréscimo relativamente recente ao Império Romano, tendo sido anexada menos de cem anos antes de o livro de Romanos ter sido escrito, em 57 ou 58 d.C.

Nessa ambiciosa viagem, Paulo fez muitas paradas para visitar as congregações que havia estabelecido em suas primeiras viagens. Durante essa jornada, ele também escreveu várias cartas a diversas igrejas. De Éfeso, ele escreveu a primeira carta aos Coríntios; da Macedônia, escreveu a segunda carta aos Coríntios; e, de Corinto, escreveu as cartas aos Gálatas e aos Romanos. É provável que uma das razões para ele escrever a Roma tenha sido pedir a ajuda da igreja para uma viagem ainda mais ambiciosa para a Espanha.

O caminho percorrido tem a distância aproximada de Belém (PA) até Porto Alegre (RS), acrescentando ainda um trecho até Ijuí (RS)

Usando os seguintes sites, imprima algumas fotos das antigas cidades de Éfeso, Corinto e Roma para ajudar seus alunos a se relacionarem com essas cidades que eram grandes e belas nos dias de Paulo, mas idólatras.



Pense nisto: Que tipo de homem deve ter sido Paulo para fazer essas viagens e se esforçar para manter-se em dia com as questões da época em todas as igrejas cristãs espalhadas ao longo do império? Qual era a paixão de sua vida? Como essa paixão pode nos ajudar a entender melhor qual deve ser a nossa própria paixão pela igreja?

A fim de entender os desafios enfrentados por Paulo e pelas jovens igrejas cristãs com que ele estava trabalhando em Roma, bem como nas outras regiões do Império Romano, é importante examinar com a classe o ambiente cultural em que Paulo vivia e trabalhava.

Comentário bíblico


I. Tempos e Cultura

Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia, para que a recebais no Senhor como convém aos santos e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos e de mim inclusive.Rm 16:1, 2


Havendo passado ali algum tempo, saiu, atravessando sucessivamente a região da Galácia e Frígia, confirmando todos os discípulos. At 18:23.)


Éfeso, onde Paulo ficou por três anos em sua terceira viagem missionária, antes de continuar viagem para a Macedônia e Corinto, era uma cidade grande e bela, de mármore branco. Ao longo dos séculos, generais e governantes de diversas épocas construíram monumentos e templos a várias divindades e imperadores, mas Ártemis, a deusa do parto, era o mais famoso centro de adoração. Um templo a Ártemis, quatro vezes maior que o Partenon, na Grécia, era uma das Sete Maravilhas do Mundo, e a venda de ídolos aos peregrinos de todo o mundo era a grande fonte de renda. Não é de admirar que Paulo haja se instalado por tanto tempo nessa encruzilhada da Ásia, interessado como estava em disseminar o evangelho até os confins do mundo.  O problema com um ourives, que sentiu que os ensinos de Paulo ameaçavam o comércio da cidade, com base na idolatria, levou à partida de Paulo de Éfeso (At 19).
A idolatria era dominante em cada cidade que Paulo visitava, mas havia também outros desafios. A carta de Paulo aos Coríntios, escrita em Éfeso, menciona que a imoralidade era prevalecente, não só na sociedade, mas que se infiltrava na igreja.

Corinto era uma encruzilhada muito maior de nações. Tinha dois portos e era rica, cheia de bela arquitetura, inclusive um grande templo para Apolo, e era habitada em sua maioria pelos cosmopolitas bem-sucedidos. Paulo ficou ali por 18 meses e trabalhou como fabricante de tendas. Foi dessa cidade que ele escreveu à igreja de Roma. Se Corinto e Éfeso eram grandes, famosas e bonitas, Roma era muito maior e mais importante. Roma tinha uma população de 1 milhão e era o centro do comércio do império. O interesse de Paulo pela igreja de Roma se devia, pelo menos em parte, à posição central e influência da cidade, especialmente porque Paulo planejava viajar além de Roma, à Espanha, para evangelizar aquela parte do mundo.

Pense nisto:
Que vantagens as igrejas em cidades como Éfeso, Corinto e Roma podiam ter como centro de um trabalho mundial do evangelho? Que desafios especiais enfrentam as igrejas cercadas pela idolatria e imoralidade da vida urbana?

II. Boa reputação

Meus irmãos, estou certo de que vocês estão cheios de bondade, sabem tudo o que é preciso saber e são capazes de dar conselhos uns aos outros.” Rm 15:14.)

Apesar de não haver visitado Roma antes e nem fundado aquela igreja, Paulo tinha ouvido falar da reputação da igreja. Diferentemente das cartas a Corinto, Paulo não tinha nenhuma denúncia forte contra os membros da igreja de Roma. Ele nota a “bondade” dos cristãos em Roma, que eram “capazes” e “plenamente instruídos” (Rm 15:14, NVI).

Paulo esperava que os cristãos de Roma fossem seus aliados no esforço de evangelizar o mundo. Para esse fim, ele escreveu a carta à igreja de Roma, descrevendo os grandes princípios do evangelho. Ele declarou persuasivamente que a aplicação prática do evangelho encontrava desafios que algumas das igrejas cristãs estavam enfrentando, cercadas como estavam pela cultura pagã de idolatria e imoralidade.

Visto que a igreja ainda estava na infância, havia também desafios com respeito à transição das tradições judaicas para o modo cristão de pensar. As tradições judaicas estavam arraigadas havia tanto tempo na mente humana que seus propósitos religiosos originais haviam sido mal entendidos ou esquecidos por muitos. Mas nem sempre estava claro quais crenças e práticas deveriam ser preservadas e quais haviam sido abolidas pelo encontro do tipo com o antítipo na morte de Cristo. Uma explicação decisiva dos fundamentos do evangelho era essencial para o desenvolvimento da jovem igreja.

Pense nisto: Embora a igreja de Roma não tivesse sido estabelecida por qualquer apóstolo conhecido, era vibrante e crescente, e Deus estava com ela. Que desafios enfrentam as igrejas sem muita liderança disponível e preparada? Como esses desafios podem ser atendidos?

III. Servindo em cadeias

17. Três dias depois, ele convocou os principais dos judeus e, quando se reuniram, lhes disse: Varões irmãos, nada havendo feito contra o povo ou contra os costumes paternos, contudo, vim preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos;
18  os quais, havendo-me interrogado, quiseram soltar-me sob a preliminar de não haver em mim nenhum crime passível de morte.
19  Diante da oposição dos judeus, senti-me compelido a apelar para César, não tendo eu, porém, nada de que acusar minha nação.
20  Foi por isto que vos chamei para vos ver e falar; porque é pela esperança de Israel que estou preso com esta cadeia.
21  Então, eles lhe disseram: Nós não recebemos da Judéia nenhuma carta que te dissesse respeito; também não veio qualquer dos irmãos que nos anunciasse ou dissesse de ti mal algum.
22  Contudo, gostaríamos de ouvir o que pensas; porque, na verdade, é corrente a respeito desta seita que, por toda parte, é ela impugnada.
23 Havendo-lhe eles marcado um dia, vieram em grande número ao encontro de Paulo na sua própria residência. Então, desde a manhã até à tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas.
24  Houve alguns que ficaram persuadidos pelo que ele dizia; outros, porém, continuaram incrédulos.
25  E, havendo discordância entre eles, despediram-se, dizendo Paulo estas palavras: Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías, quando disse:
26  Vai a este povo e dize-lhe: De ouvido, ouvireis e não entendereis; vendo, vereis e não percebereis.
27  Porquanto o coração deste povo se tornou endurecido; com os ouvidos ouviram tardiamente e fecharam os olhos, para que jamais vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, para que não entendam com o coração, e se convertam, e por mim sejam curados.
28  Tomai, pois, conhecimento de que esta salvação de Deus foi enviada aos gentios. E eles a ouvirão.
29  Ditas estas palavras, partiram os judeus, tendo entre si grande contenda.
30 Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
31  pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo. At 28:17-31.)

A seu tempo, Paulo chegou a Roma, mas não como homem livre. Apesar de suas cadeias, o evangelho de Cristo, que estava sempre em seu coração e era a preocupação contínua de suas exortações e cartas, era pregado corajosamente a todos os que o ouvissem. Ele escreveu de Roma suas epístolas aos Efésios, Filipenses, Colossenses e a Filemon.

Pense nisto: 
Como as dificuldades afetaram o senso de missão de Paulo?

Como nos dias de Paulo, as maiores igrejas frequentemente estão situadas nas metrópoles, e podem fazer muito para apoiar o desenvolvimento de igrejas mais jovens em áreas menos povoadas e mais distantes. Porém, existem desafios em cada região. Use as perguntas para consideração abaixo para ajudar a classe a refletir não só nos desafios enfrentados pela igreja global mas em seu espaço no quadro global.

Perguntas para consideração

Que cidades e regiões de hoje são mais influentes não só no comércio material mas na exportação de pensamentos e ideias que influenciam o restante do mundo? Como a igreja de hoje pode fazer uso da posição e influência desses canais de cultura para espalhar o evangelho de Cristo ao redor do globo? Que desafios para o crescimento de igrejas saudáveis existem nas grandes cidades de hoje? Que desafios enfrentam as igrejas mais jovens, mais distantes?

Explicações claras dos princípios do evangelho ainda são tão importantes hoje quanto nas igrejas no tempo de Paulo. Que desafios enfrentados pelas igrejas podem ser atendidos por um definitivo “Assim diz o Senhor”? Que fontes de conhecimento e apoio Deus nos deu para nosso tempo?

Ponham em prática nas próximas semanas a discussão desta semana.

1. Planeje sua própria viagem missionária ao redor do seu bairro. Quais de seus vizinhos e membros de sua comunidade você chegou a conhecer e encorajar na fé? Planeje uma série de visitas nos próximos meses para desenvolver esses contatos e transformá-los em amizades reais.
2. Desenvolva um ministério em que você use cartas e cartões para partilhar sua fé na comunidade local, no ministério em prisões ou ao redor do mundo.
3. Tente descobrir se estão sendo feitos planos para viagens missionárias por grupos de estudantes ou igrejas locais em sua associação ou missão. Certas pessoas em sua classe, ou a classe como um todo, podem apoiar um projeto missionário ou planejar participar pessoalmente.
4. Quando pensa na paixão para a expansão do evangelho que alimentava a vida de Paulo, que mensagem especial merece a devoção de sua vida? Desafie os membros da classe a procurar pôr a declaração de missão de Paulo em suas passagens favoritas e use-as para planejar sua própria declaração de missão.
5. Que passagens concisas dos escritos de Paulo descrevem o profundo fervor de sua missão? Escolha uma dessas passagens para ler na conclusão de sua classe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário