quarta-feira, 9 de junho de 2010

Seja sempre alegre




3. Como as duas advertências de 1 Tessalonicenses 5:16, 17 estão relacionadas?

Regozijai-vos sempre.  Orai sem cessar.  (1 Tessal 5:16, 17) 


Três décadas atrás, escreveu-se muito sobre louvar a Deus em todas as circunstâncias, um bom princípio. Mas muitos desses escritos amontoavam culpa sobre os que estavam enfrentando morte, perda, tragédia, incapacidade e angústia, como se eles fossem infiéis ao Senhor e não vivessem como cristãos verdadeiros porque não eram alegres, felizes e cheios de louvor durante essas crises.

Nem sempre nos alegramos em todas as situações. Certamente, Jesus não Se alegrava sempre (Mt 26:38; Jo 11:35), e quem vai acusá-Lo de ser infiel? Jó também, embora fosse fiel ao Senhor, não parecia muito feliz na maior parte do livro que leva seu nome. Ao contrário, ele era um infeliz poço de gemidos.

Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. (Mt 26:38)

Jesus chorou. (Jo 11:35)

Ainda assim, mesmo entre toda a dor e tragédia da vida, há motivos para termos alegria e otimismo, não importando quanto essas razões pareçam soterradas sob as aflições e cuidados que tanto nos atormentam. E isto é porque, graças a Jesus e às promessas que temos dEle, sabemos que essas coisas são apenas temporárias; que essas coisas não surpreendem nosso Deus; e que, apesar de tudo isso e de quão severos e incompreensíveis sejam nossos sofrimentos, Deus nos ama e cuida de nós. É quando vivemos em meio ao sofrimento que nos apegamos a essas promessas, que nos apegamos à esperança diante de nós, que podemos encontrar motivos para alegria e otimismo mesmo em meio às piores situações.

4. Que esperança e otimismo você pode extrair destas promessas?

a. Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?  (Rm 8:31)

b. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.  (Rom 8:35-39)

c. Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.(1Jo 3:1)

d.  E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. (Ap 21:4)



Nenhum comentário:

Postar um comentário