quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pessoas: seres sociais




Pessoas são seres sociais. Não muito depois que Adão foi criado, Deus lhe proveu uma companheira. Ele disse: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2:18). Precisamos uns dos outros. Consequentemente, um aspecto crucial quanto a essa realidade deve ser entendido.

2. LeiaPorque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si.” Romanos 14:7. Que princípio importante é encontrado nesse texto? Como você sentiu a realidade poderosa dessa verdade?

Na vida ou na morte, afetamos os outros, especialmente os de nossa família. O cuidado responsável pela própria saúde traz bênçãos não só a nós mesmos mas também àqueles com quem partilhamos nossa vida.

3. O que os textos seguintes dizem sobre a importância das relações sociais? 

Depois o SENHOR disse: —Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade.  Gn 2:18;

É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais.  Ec 4:9-12;

14 Pois o corpo não é feito de uma só parte, mas de muitas.
15  Se o pé disser: “Já que não sou mão, não sou do corpo”, nem por isso deixa de ser do corpo.
16  Se o ouvido disser: “Já que não sou olho, não sou do corpo”, nem por isso deixa de ser do corpo.
17  Se o corpo todo fosse olho, como poderíamos ouvir? E, se o corpo todo fosse ouvido, como poderíamos cheirar?
18  Assim Deus colocou cada parte diferente do corpo conforme ele quis.
19  Se o corpo todo fosse uma parte só, não existiria corpo.
20  De fato, existem muitas partes, mas um só corpo.
21  Portanto, o olho não pode dizer para a mão: “Eu não preciso de você.” E a cabeça não pode dizer para os pés: “Não preciso de vocês.”
22  O fato é que as partes do corpo que parecem ser as mais fracas são as mais necessárias,
23  e aquelas que achamos menos honrosas são as que tratamos com mais honra. E as partes que parecem ser feias recebem um cuidado especial,
24  que as outras mais bonitas não precisam. Foi assim que Deus fez o corpo, dando mais honra às partes menos honrosas.
25  Desse modo não existe divisão no corpo, mas todas as suas partes têm o mesmo interesse umas pelas outras.
26  Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela.  1Co 12:14-26;

Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo.  Gl 6:2

Sendo que as boas relações influenciam positivamente nossa vida bem como a dos outros, devemos aprender a dar e receber liberalmente. É incorreto dizer: “O corpo é meu, e não interessa a mais ninguém o que faço com ele.” A sociedade paga, direta ou indiretamente, por todas as más escolhas de saúde das pessoas. A vida humana, preciosa criação de Deus, é de extremo valor e digna de preservação. Em muitos lugares, a vida não é valorizada; mas, para o cristão, cada pessoa é valiosa. É importante investir não só na própria saúde, mas também na saúde dos outros.

Um médico estudou a importância dos laços sociais e apoio social em relação às taxas de doença e mortalidade. Os íntimos laços sociais, culturais e tradicionais da cultura japonesa produziam resultados exemplares no que se refere à saúde. Quanto melhores são os laços sociais, melhor é a saúde. Ele indicou ainda que o isolamento social traz menos saúde e taxas de mortalidade mais elevadas. As relações sociais significativas influenciam positivamente o comportamento sob os aspectos físico, mental e emocional.

Como você tem se beneficiado de uma cadeia de relacionamentos sociais? Como você pode ajudar os outros da mesma forma como você se beneficiou? Você tende a tirar mais dos seus relacionamentos, ou dar mais? O que sua resposta lhe diz sobre você mesmo?
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário