segunda-feira, 7 de junho de 2010

Um coração alegre – otimismo prático!






“O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Pv 17:22).

Sim, existem benefícios físicos para o riso e o pensamento alegre. O riso exercita os pulmões e estimula o sistema circulatório. Como resultado, uma taxa maior de oxigênio entra no sangue. O riso age como um relaxante e, a longo prazo, pode ser associado à suave diminuição da pressão sanguínea.

O riso aumenta a produção das endorfinas, que acalmam e relaxam a mente, aliviam a dor, elevam o humor e aumentam a atividade do sistema imunológico. Esse otimismo e coração alegre é completamente apropriado, porque está fundamentado no conhecimento de que Deus está no controle de nossa vida.

Sabemos que não é possível ser alegre e rir continuamente. Mas podemos manter uma atitude positiva.

6. Como se pode aplicar na prática a promessa de Isaías 26:1-4?

Naquele dia, se entoará este cântico na terra de Judá: Temos uma cidade forte; Deus lhe põe a salvação por muros e baluartes. Abri vós as portas, para que entre a nação justa, que guarda a fidelidade. Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti. Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna; 



Quando nossa mente está firme em Deus e confiamos nele, colhemos benefícios definidos. Estudos mostram que o hábito de considerar os outros de maneira positiva e benevolente afeta positivamente nossa resistência à infecção (e também nos torna agradáveis aos outros!). Quando cultivamos e nutrimos nosso relacionamento com Cristo, a saúde física é beneficiada, e podemos ter cura emocional e espiritual, o que também pode ajudar na cura física.

Provérbios 17:22 traz uma escolha: o coração alegre faz bem; o espírito abatido tem efeitos negativos sobre todo o nosso ser. Davi aprendeu a importância dessa escolha e costumava se lembrar do cuidado de Deus nessa luta contínua.

7. Que esperança é apresentada no Salmo 27? Como podemos aplicar a nós mesmos essas palavras?

Existe ampla evidência de que uma relação vibrante com Deus afeta nosso bem-estar total. Que mudanças você precisa fazer a fim de ter melhor relacionamento com o Senhor?




                                       Estudo adicional

Leia Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 241–259: “A Cura Mental”.

Coisa alguma tende mais a promover a saúde do corpo e da mente do que um espírito de gratidão e louvor. É um positivo dever resistir à melancolia, às idéias e sentimentos de descontentamento – dever tão grande como é orar. Se nos destinamos ao Céu, como podemos ir qual bando de lamentadores, gemendo e queixando-nos por todo o caminho da casa de nosso Pai?” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 251).

“Sem a cruz não teria o homem união com o Pai. Dela depende toda a nossa esperança. Daí brilha a luz do amor do Salvador; e quando ao pé da cruz o pecador contempla Aquele que morreu para salvá-lo, pode se rejubilar com grande alegria, pois seus pecados estão perdoados. Ao se ajoelhar em fé junto à cruz, terá alcançado o mais alto lugar que o homem pode atingir” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 209, 210).

“Nesta esperança de uma herança segura na Terra renovada se rejubilavam os primeiros cristãos, mesmo em tempos de severa prova e aflição.

‘Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo. Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo.
Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. Vocês O amam, mesmo sem O terem visto, e creem nEle, mesmo que não O estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa, que as palavras não podem descrever. Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação, que é o resultado da fé que possuem’” (1Pe 1:6-9, NTLH; Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 517, 518).

Perguntas para reflexão

1. Você conhece alguém que esteja sofrendo de depressão? Neste caso, o que você pode fazer para ajudar?

Frequentemente, uma palavra amável ou até mesmo um gesto amigável muito podem ajudar alguém a se sentir melhor. O que você ou igreja pode fazer como um todo para ajudar aqueles que têm problemas de depressão?

2. Provérbios 3:7, 8 diz: “Não fique pensando que você é sábio; tema o Senhor e não faça nada que seja errado. Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos” (NTLH). Como este verso combina com a lição desta semana?




Nenhum comentário:

Postar um comentário