sexta-feira, 25 de junho de 2010

Apoio social: laços que unem










Apoio social: laços de amor


Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13:34-35).

Leituras da semana: Gn 1:27; Jo 1:1-3; Rm 14:7; 1Co 12:14-26; 1Co 13; Gl 6:2; Ef 4:1-16

É muito claro que o fato de uma pessoa não ser amada, mas viver solitária e isolada, aumenta a probabilidade de vários comportamentos de risco. O risco de doença e morte prematura por todas as causas aumenta de 200 a 500 por cento nessas pessoas. O mais triste de tudo é que o isolamento nos priva da alegria da vida diária, que deriva de relacionamentos satisfatórios. Foi conduzido um estudo em 170 esposas de militares que recebiam cuidados pré-natais em um hospital militar. A pesquisa mostrou que as mulheres que não recebiam apoio emocional e psicológico tinham três vezes mais complicações que aquelas que recebiam apoio adequado.

Qualquer coisa que promova um senso de isolamento pode levar a enfermidades e sofrimentos. Aquilo que promove amor e intimidade, conexão e comunidade traz cura e saúde. E isso não nos deve deixar surpresos porque, como seres humanos, fomos criados para viver em comunidade e comunhão uns com os outros.

Com estas ideias em mente, vamos para a última semana em nosso estudo sobre saúde e temperança, e nosso tema destaca a importante questão das relações interpessoais e como essas podem afetar nosso bem-estar físico.

Prévia da semana: O amor de uns para com os outros é a característica distintiva dos discípulos de Cristo. O amor abençoa não só aquele que o recebe, mas também seu doador.               



A imagem original

Como seres humanos, estamos tão imersos em pecado que frequentemente podemos esquecer quão mau ele é e quanto nos afeta. Não é fácil perceber quanto caímos, porque estamos caídos há muito tempo.

1. Leia  Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher Gênesis 1:27. Como o fato de que o próprio Jesus é Deus nos ajuda a entender melhor o que significa ter sido criado à imagem de Deus? Como o conhecimento sobre Jesus nos ajuda a entender o caráter que tiveram nossos primeiros pais na criação?

A Bíblia é clara: fomos criados à imagem de Deus. É clara, também, em afirmar que Jesus é Deus (veja No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. Jo 1:1-3). Assim, no princípio, os seres humanos refletiam algo do caráter moral de Jesus, aquele que nos amou tanto a ponto de Se rebaixar e tomar nossa humanidade a fim de nos salvar. Eram originalmente assim os seres humanos. O Jesus que Se dispôs a servir aos outros lavando os pés de Seu traidor. Eram assim os seres humanos. O Jesus que, ao mesmo tempo em que morria na cruz, tomou tempo para confortar o ladrão agonizante. Eram originalmente assim os seres humanos. O Jesus que clamou: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Eram assim os seres humanos antes da entrada do pecado no mundo.


O desinteressado amor e preocupação pelos outros, que marcavam a vida de Jesus, também deviam se refletir até certo ponto em Adão e Eva antes da queda, que, desde a criação foram feitos “à imagem de Deus”.

Consequentemente, a ideia de ser semelhantes a Jesus significa ser recriados à imagem em que fomos criados originalmente. E, ao olhar para Jesus, ao ver como Ele vivia, como tratava as pessoas e como amava até os inimigos, é óbvio que no centro do caráter de Cristo estava o amor desinteressado pelos outros. Portanto, fomos criados originalmente para amar e demonstrar abnegação pelos que estão ao nosso redor. Certamente, isso é parte do que significa ter sido criado à imagem de Deus.

Assim, fomos criados para amar e ser amados e, isso, não podemos fazer em um vazio. Precisamos de pessoas para amar, assim como as pessoas precisam ser amadas. É isso que significa pertencer à comunidade e à família.

Pense nessa ideia do que significa ter sido criado à imagem de Deus e que Jesus é Deus. Como este fato nos ajuda a entender quão caídos estamos e quanto precisamos de um Salvador? Mais ainda, como isso deve nos ajudar a entender por que precisamos tratar as pessoas melhor do que frequentemente fazemos?



Nenhum comentário:

Postar um comentário