quinta-feira, 24 de junho de 2010

Servindo uns aos outros




Jesus viveu neste mundo para servir. Desde os primeiros dias de Seu ministério até o fim, Ele esteve a serviço da humanidade. De fato, de acordo com a Bíblia, ainda hoje, Ele está nos servindo 

Jesus viveu neste mundo para servir. Desde os primeiros dias de Seu ministério até o fim, Ele esteve a serviço da humanidade. De fato, de acordo com a Bíblia, ainda hoje, Ele está nos servindo


Isso quer dizer que foi preciso que Jesus se tornasse em tudo igual aos seus irmãos a fim de ser o Grande Sacerdote deles, bondoso e fiel no seu serviço a Deus, para que os pecados do povo fossem perdoados. E agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu. (Hb 2:17-18).


6. Cada um de nós foi criado com dons espirituais específicos para o serviço. Quais são os vários dons e serviços espirituais contidos nos versos a seguir?

a.   Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo. Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu. Se o dom que recebemos é o de anunciar a mensagem de Deus, façamos isso de acordo com a fé que temos. Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o de ensinar, então ensinemos; se é o dom de animar os outros, então animemos. Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade. Quem tem autoridade, que use a sua autoridade com todo o cuidado. Quem ajuda os outros, que ajude com alegria. Rm 12:4-8


b.  Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá.Vocês sabem que, quando ainda eram pagãos, vocês eram desviados, de várias maneiras, para a adoração dos ídolos, os quais não têm vida. Por isso precisam compreender que ninguém que diz “Que Jesus seja maldito!” pode estar falando pelo poder do Espírito de Deus. E que ninguém pode dizer “Jesus é Senhor”, a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo. Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas é um só e o mesmo Espírito quem dá esses dons. Existem maneiras diferentes de servir, mas o Senhor que servimos é o mesmo. 1Co 12:1-5


c.     Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quando ele subiu aos lugares mais altos, levou consigo muitos prisioneiros e deu dons às pessoas.”  O que quer dizer “ele subiu”? Quer dizer que ele também desceu até os lugares mais baixos da terra, isto é, até o mundo dos mortos. Assim, quem desceu é o mesmo que subiu, acima e além dos céus, para encher todo o Universo com a sua presença. Foi ele quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja.Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo. Ef 4:8-13


Como seres humanos, vimos que fomos criados para amar os outros, como Jesus amou. E quando fazemos isso, beneficiamos não apenas os outros. Beneficiamos também a nós mesmos.

Pense por um momento como você se sente bem quando ajuda as outras pessoas, quando dá abnegadamente de si mesmo sem a intenção de obter qualquer coisa em troca. Algo dentro de nós é tocado. Existe uma sensação de bem-estar; temos uma satisfação que, realmente, não se compara a nada neste mundo. E isso ocorre porque, dando de nós mesmos, estamos vivendo como fomos criados para viver. Estamos fazendo o que fomos criados originalmente para fazer.

Como vimos, uma perspectiva mental positiva da vida também pode ter efeito positivo sobre nós sob o aspecto físico.

Nosso corpo reage melhor quando nos sentimos em estado positivo, felizes e realizados. Portanto, não devemos nos admirar de que estudos científicos mostrem benefícios médicos de fazer o bem aos outros. Faz perfeito sentido: quando ajudamos os outros, nós mesmos nos sentimos melhor e, quando nos sentimos melhor, nosso físico também é melhorado. Que combinação perfeita!  

                                                 Estudo adicional


Leia Ellen G. White: Patriarcas e Profetas p. 44-51: “A Criação”; Conselhos Sobre Saúde, p. 567-671: “Pureza social”; A Ciência do Bom Viver, p. 95-107: “Salvo para servir” e p. 497-502: “Desenvolvimento e Serviço”.

Muitos acham que seria grande privilégio visitar o cenário da vida de Cristo na Terra, andar pelos lugares por Ele trilhados, contemplar o lago à margem do qual Ele gostava de ensinar, e os montes e vales em que tantas vezes pousaram Seus olhos. Mas não necessitamos ir a Nazaré, a Cafarnaum ou a Betânia, para podermos andar nas pegadas de Jesus.

Acharemos os vestígios dos Seus passos ao lado do leito do enfermo, nas favelas, nas apinhadas avenidas das grandes cidades e em todo lugar em que há corações humanos necessitados de consolação.

Temos de alimentar o faminto, vestir o nu, confortar o aflito e o sofredor. Devemos ajudar os que estão em desespero e inspirar esperança aos destituídos dela.

“O amor de Cristo, manifestado num ministério abnegado, será mais eficaz na reforma do malfeitor do que a espada ou o tribunal de justiça. Esses precisam incutir terror ao transgressor da lei, mas o amorável missionário pode fazer mais que isso. Muitas vezes, o coração que se endurece sob a reprovação abranda-se ante o amor de Cristo
” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 105, 106).

Perguntas para reflexão

1. Pense mais na ideia de que, feitos à imagem de Deus, nossos primeiros pais eram um pouco semelhantes a Cristo, embora ainda tivessem muito a aprender. Como isso nos ajuda a entender que precisamos de um Salvador? (Afinal, podemos nos comparar a Jesus e ver a que distância caímos.)
2. Considere sua situação na igreja, se a qualidade de comunhão pode ser melhorada. O que você pode pessoalmente fazer para melhorar o nível de comunhão dentro de sua igreja? O que sua classe pode fazer como um todo para fortalecer as relações em sua igreja? Como sua igreja lida com aqueles que têm necessidades especiais, como os inválidos?
3. Comente quais os benefícios e a felicidade provenientes de servir aos outros. Por que obtemos tanta satisfação em servir aos outros? Que coisas nos impedem de fazer isso com maior frequência? Como podemos, pelo poder de Cristo, combater o egoísmo inerente em nós que nos conserva concentrados em nós mesmos e nossas próprias necessidades, em lugar das necessidades dos outros? Qual é sua experiência com o egoísmo? Isto é, você sentiu em sua própria vida como é insatisfatória e vazia a existência quando vivemos com egoísmo?




Nenhum comentário:

Postar um comentário