sábado, 5 de junho de 2010

Otimismo: felicidade e cura (resumo)




alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos (NTLH) O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos. (RA) Provérbios 17:22

Conhecer: As promessas em que se apoiam nossa fé, esperança e alegria.
Sentir: Espírito de louvor por estimar as belas palavras de vida que falam do poder e do amor de Deus.
Fazer: Demorar-se na luz, paz e esperança que vêm de Deus em lugar das decepções e perdas da vida aqui na Terra.

Esboço

I. O poder das promessas de Deus
A. Confiança em Deus traz saúde ao corpo. Quais são seus textos bíblicos favoritos que oferecem conforto e certeza do amor e poder de Deus? Comente o conforto e certeza que eles lhe trazem.
B. Que versos bíblicos afastam seus olhos dos problemas e os fixam na grandeza, majestade e bondade de Deus? Por quê?

II. O coração alegre

A. Muito embora possam acontecer coisas ruins, se nutrirmos atitude de louvor, poderemos sentir a luz do Céu em nossa vida. Que textos da Bíblia despertam o espírito de louvor em seu coração? Por quê?
B. Como pode você fazer com que o espírito de louvor esteja mais presente em sua vida?

III. Vivendo à luz de Deus

É nosso dever voltar os pensamentos melancólicos para Deus e Lhe pedir que encha nosso coração com a certeza de Seu amor, poder e fidelidade. Que hábitos você pode desenvolver para manter em nível mínimo os pensamentos melancólicos e incrementar o louvor e a comunhão com Deus?

Resumo: Quando deixamos de pensar em nossos problemas e buscamos o sol da Palavra de Deus, que traz esperança e vida, nossa mente e nosso corpo são iluminados e revitalizados com a atmosfera do Céu.

As promessas de Deus são uma fonte de esperança e saúde. 

A esperança é a fonte que rega o ser, a lâmina que corta através do desânimo, a luz que inunda a noite sem luar. Fundamentada na fé em um Deus onisciente e amoroso que reina soberano, a esperança é alimentada pela oração e pela associação com pessoas que alimentam esperança. Paulo escreveu frequentemente sobre a esperança: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1Co 15:19). “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nEle, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo” (Rm 15:13, NVI). Alguns estudos sugerem, com apoio empírico, que uma atitude esperançosa leva a mudanças fisiológicas que reforçam o sistema imunológico. Como a história seguinte mostra, frequentemente, as crianças são as líderes em viver com esperança.

“Um homem se aproximou do jogo de um pequeno time de vôlei, certa tarde. Ele perguntou a um menino no banco qual era o placar. O menino respondeu: ‘Dezoito a zero – nós estamos perdendo.’

“‘Rapaz', disse o espectador, ‘aposto que você está desanimado.’

“‘Por que devo estar desanimado?’ respondeu o garoto. ‘Nós ainda nem começamos a sacar!’” (Adaptado de Robert J. Morgan, Stories, Illustrations, and Quotes, p. 451).

Em um mundo cheio de guerra, doença, divórcio, violência e ódio, nunca se esqueça de que o próximo a sacar é Deus. E quem joga no time de Deus nunca sai perdendo!

Ironicamente, as Escrituras estão cheias de desespero – pelo menos, de pessoas desesperadas:
os discípulos depois da crucifixão,
Jeremias depois da queda de Jerusalém,
Elias depois do confronto no Monte Carmelo,
Davi depois de seu adultério,
Moisés depois de fugir do Egito,
Adão e Eva depois da queda.

Quando nos sentimos desprezíveis, desesperados e deprimidos, estamos juntos com alguns dos maiores heróis da fé na História! Então, como e por que eles venceram? Qual foi o segredo que permitiu que eles triunfassem? Achar essa resposta é o objetivo de nosso estudo atual.

Comentário bíblico

I.  Depressão e os cuidados desta vida

As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. (Lc 8:14 - NTLH)

As expectativas irrealistas e metas inalcançáveis podem facilmente nos levar ao vale da depressão. Esse estado não é uma negação da fé. Podemos ter elevadas aspirações e grandes sonhos – desde que sejam implantados por Deus e não sejam simplesmente resultado de nosso próprio ego. Jesus nos aconselhou a não tomar o melhor assento mas o menos desejável. Então, se o Mestre Anfitrião escolher nos elevar a uma posição mais alta, estamos seguros de que é plano de Deus, não apenas nossa busca precipitada de atenção ou sucesso.

Um médico escreveu: “Se a depressão é comum hoje, é porque muitos vivem no irrealismo, grande parte de nossa energia é dedicada à busca de metas irreais. ...

“Estamos sujeitos à depressão quando buscamos realização em fontes fora de nós mesmos. Se pensarmos que a aquisição de todas as vantagens materiais que nossos vizinhos possuem nos fará melhores, mais em paz com nós mesmos e mais autoexpressivos, ficaremos tristemente desiludidos. Quando a desilusão aparecer, ficaremos deprimidos” (Alexander Lowen, Médico, Depression and the Body  [A Depressão e o Corpo], p. 33, 34).

Pense nisto: A completa confiança em um Criador/Salvador amoroso dispersa muitas das causas da depressão. Que obstáculos enfrentamos para possuir essa completa confiança? Que significa a declaração: “A esperança nunca fica doente quando a fé está bem”? Como alguns de nossos heróis bíblicos afugentaram o desespero para recuperar a fé? Como o hábito de buscar o ganho material e o louvor humano nos tornam mais vulneráveis à depressão?

II. Alegre sempre!

Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. (1Ts 5:16-18 – NTLH)
O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.      (Prov 17:22.)

Alguns veem o copo meio vazio. Alguns o veem meio cheio. Nós escolhemos como vamos vê-lo. Muitos sobreviveram ao Holocausto compreensivelmente amargurados, enquanto outros, como Corrie Ten Boom, fizeram passar sua amargura e abraçaram a graça e a paz de Cristo.

Talvez, os Evangelhos descrevam vivamente a crucifixão de Cristo para que nunca sejamos tentados a achar que nosso sofrimento terrestre é insuportável. Ao vermos o que Cristo sofreu por nós – não apenas o castigo físico mas, ainda mais intensamente, a separação de Seu Pai – por que deveríamos nos desesperar?

Paulo disse: “Sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias” (2Co 12:10). Ele nos encorajou dizendo: “Deus é fiel; Ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, Ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar” (1Co 10:13, NVI). Pedro acrescentou: “Mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. ‘Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados’” (1Pe 3:14, NVI). Paulo escreveu: “Os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada” (Rm 8:18, NVI). Mais adiante, no mesmo capítulo (v. 31-39), ele nos lembra de que nada pode nos separar do amor de Deus.

Pense nisto: Que faziam os heróis da fé a fim de manter uma atitude alegre diante de dificuldades, ameaças e calúnias? Que podemos fazer para manter a alegria? Quem é responsável por nossa atitude em relação com a vida? Por que duas pessoas que enfrentam circunstâncias igualmente difíceis respondem de maneiras opostas – alguns com desânimo e depressão, outros com fé e esperança?

A esperança não é um artigo que acumulamos, mas uma bênção que compartilhamos. Leia o diálogo seguinte e comente como podemos servir de canais pelos quais a esperança possa fluir. Essa é a essência do evangelismo!
  
Pablo. Ela só tinha 13 anos! Como Deus foi fazer isso comigo?
Meire. Ela era uma menina bonita. Não posso imaginar a dor que você deve sentir. Todos nós sentiremos muito sua falta.
Pablo. Não é justo. Ela era tudo que eu tinha. Ela era tudo que me restava de sua mãe... e agora ela também se foi!
Meire. Gostaria de conhecer a mãe dela. Ela deve ter sido uma mulher maravilhosa, para Estela ser uma criança tão amorosa e gentil.
Pablo. Mas por quê? Você pode me dizer por que Deus teve que fazer isso? Eu passo pelo parque e vejo outros com a esposa, brincando com dois, três filhos. Eu só tinha ela. Não era a vez de outra pessoa?
Meire. Pablo, eu não sei o que dizer. Eu gostaria...
Pablo. Eu odeio Deus. Eu O odeio! Ele tirou de mim tudo o que eu amava!
Meire: [pausa] Pablo, eu também O odiei.
Pablo. O quê? Você? ... Por quê?
Meire. Eu tinha um irmão. Ele era brilhante. Aprendia tudo muito rapidamente. Era um líder nato. Alguns anos atrás, houve protestos em nossa cidade. Ele era um dos organizadores. E foi morto quando o exército atacou. Eu não podia entender por que Deus permitiu que isso acontecesse.
Pablo. Mas você não vai para a igreja? Isso não faz sentido.
Meire. Eu O odiei por muito tempo. Odiava o governo. Odiava todo mundo. Mas aprendi que Deus também perdeu Seu Filho. Descobri que Ele O perdeu para assassinos odiosos. Então, percebi que Ele podia entender o que eu estava passando. Percebi que Ele estava comigo naquela ocasião.
Pablo. Mas isso não muda nada!
Meire. [pausa] Ah, sei que é difícil ver agora... mas é verdade! Existe um mundo melhor por causa do que Deus perdeu. Existe um futuro sem ódio. Existe esperança. Existe um lugar para renovar os amores que foram interrompidos aqui.
Pablo. Gostaria de acreditar em você...
Meire. Talvez agora não seja o momento... mas quem sabe, algum dia, se você quiser, posso lhe dizer o que mudou dentro de mim... o que mudou minha tristeza em alegria.

Pense nisto: Como Meire poderia ter arruinado seu testemunho se tivesse saltado em defesa de Deus? Como Deus usou a experiência dolorosa de Meire e a preparou para ajudar Pablo? O que Meire provavelmente dirá quando conversarem na próxima vez? O que você teria dito a Pablo? Como suas dificuldades passadas podem ter preparado você para ajudá-lo?
  

Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/aux1122010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário