sexta-feira, 11 de junho de 2010

Otimismo: felicidade e cura




Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3:21-23).

Leituras da semana: 1Rs 19:2-18; Sl 27; Sl 42; Lc 8:14; 10:38-42; Rm 8:35-39; 2Co 12:9, 10; 1Ts 5:16, 17

Dois homens estavam na cadeia. O olhar de um era atraído para as brilhantes estrelas que piscavam no aveludado firmamento. Observando a beleza e majestade daquela cena, ele se enchia de otimismo e esperança: havia algo melhor além das grades! O outro olhava para o chão barrento que rodeava as celas da prisão. Não havia nada para o encorajar, e ele se tornava cada vez menos otimista. Sua esperança fora roubada em grande parte por causa da direção de seu olhar.

As Escrituras apresentam as questões da vida real em condições que se aplicam a nós hoje. Não somos poupados de situações que levam ao desespero. Nem mesmo os discípulos fiéis do Senhor foram poupados. Felizmente, em Sua Palavra, Deus tem abundantes fontes de encorajamento, esperança e otimismo.

A esperança influencia nossa perspectiva em cada situação da vida. Ela nos capacita a ser otimistas mesmo em circunstâncias difíceis. Esse otimismo afeta nosso nível emocional e também influencia positivamente a saúde física, aumentando nossa imunidade e bem-estar geral.

Frequentemente, não podemos mudar as circunstâncias externas, mas podemos mudar a atitude para com elas. Nesta semana, vamos estudar esse princípio e, sob a perspectiva bíblica, ver por que temos tantos motivos para esperança.     

                                   Depressão e desespero

A depressão é um mal comum nos dias de hoje. Juntamente com a tristeza geral que acompanha a depressão, existe a perda do prazer por aquelas coisas que antes eram aprazíveis. Os pacientes sofrem de fadiga, senso de inutilidade e desesperança e perda de energia. O sono é inquieto e, frequentemente, a pessoa também sofre de vários sintomas físicos — problemas digestivos, dores de cabeça e lombares, entre outros.

Se a depressão não for reconhecida e tratada, pode até levar ao suicídio. Esse é um problema em todas as faixas etárias, mas, em algumas sociedades, pessoas abaixo dos 24 anos de idade são especialmente vulneráveis.

Existem dois tipos principais de depressão. A primeira sobrevém em resposta a circunstâncias desagradáveis da vida, como morte, enfermidade, perda de emprego ou um relacionamento interrompido. Todos passam alguma vez por alguns desses problemas. O outro tipo de depressão está relacionado com desequilíbrios químicos do sistema nervoso central. Esse é frequentemente genético e é uma enfermidade como qualquer outra. Precisamos aceitar os que sofrem esses desafios e evitar criticar e estigmatizar.

1. Abaixo estão exemplos bíblicos de grandes personagens que sofriam sintomas de depressão. Quem eram eles, e quais eram seus sintomas?

a. Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está? Lembro-me destas coisas—e dentro de mim se me derrama a alma—,de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa. Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, e no monte Hermom, e no outeiro de Mizar. Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim. Contudo, o SENHOR, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida. Digo a Deus, minha rocha: por que te olvidaste de mim? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos? Esmigalham-se-me os ossos, quando os meus adversários me insultam, dizendo e dizendo: O teu Deus, onde está? Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. (Salmo 42)

b. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles. Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave. Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida. Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará. Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou. (1Rs 19:2-18)

Esses dois campeões do Antigo Testamento tiveram ocasiões em que a vida foi escurecida pelas sombras opressivas do desespero. Davi passava dias e noites chorando. Elias tinha tendências suicidas, mas, em vez de tirar a própria vida, ele pediu que o Senhor executasse a ação (1Rs 19:4). Em termos atuais, ele poderia lamentar por ser o único adventista que sustentava os princípios!

Em Sua maneira constantemente graciosa, Deus tratou gentilmente tanto com Davi como com Elias. Davi foi impressionado de que devia colocar sua esperança em Deus (Sl 42:11), e o resultado foi uma vida cheia de louvor. Tendo-o alimentado com uma voz mansa e suave, Deus lembrou a Elias de sua missão e de onde vinha sua força. Então, Elias deu início ao chamado e treinamento para o serviço a Eliseu, que deveria tomar seu manto.

Em determinados momentos, todos sofrem de depressão. Embora isso geralmente seja inevitável, você ainda pode fazer escolhas que o ajudarão a evitar situações potencialmente depressivas. Que escolhas você está fazendo – e aonde elas provavelmente o levarão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário