quinta-feira, 24 de junho de 2010

Unidade na redenção



Toda a humanidade tem parentesco por causa de nossa linhagem comum (De um só homem ele criou todas as raças humanas para viverem na terra. Antes de criar os povos, Deus marcou para eles os lugares onde iriam morar e quanto tempo ficariam lá. At 17:26). Somos todos parentes, também, pelo amor que Deus tem por todos nós. Todos podem ser redimidos pelo sangue precioso de Cristo, porque Deus não deseja que ninguém se perca

Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. (2Pe 3:9).

A Bíblia diz claramente que pela redenção em Jesus, todas as barreiras entre nós devem ser derribadas, porque somos os mesmos diante do Senhor: pecadores necessitados da graça do de Deus.

4. Como Paulo descreve os que foram redimidos pelo sangue de Jesus? 

1 Por isso eu, que estou preso porque sirvo o Senhor Jesus Cristo, peço a vocês que vivam de uma maneira que esteja de acordo com o que Deus quis quando chamou vocês.
2 Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor.
3  Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá.
4  Há um só corpo, e um só Espírito, e uma só esperança, para a qual Deus chamou vocês.
5  Há um só Senhor, uma só fé e um só batismo.
6  E há somente um Deus e Pai de todos, que é o Senhor de todos, que age por meio de todos e está em todos.
7  Porém cada um de nós recebeu um dom especial, de acordo com o que Cristo deu.
8  Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quando ele subiu aos lugares mais altos, levou consigo muitos prisioneiros e deu dons às pessoas.”
9  O que quer dizer “ele subiu”? Quer dizer que ele também desceu até os lugares mais baixos da terra, isto é, até o mundo dos mortos.
10  Assim, quem desceu é o mesmo que subiu, acima e além dos céus, para encher todo o Universo com a sua presença.
11  Foi ele quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja.
12  Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo.
13  Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo.
14  Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados.
15  Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça.
16  É ele quem faz com que o corpo todo fique bem ajustado e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. E, assim, cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor.Ef 4:1-16. 

O que significa isso no que se refere ao relacionamento que devemos ter uns com os outros?

Ninguém odeia seu próprio corpo (Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo.  Ef 5:29-30). Todas as partes do corpo interagem para funcionar eficazmente. Se uma parte do corpo sofre, todas as funções são afetadas. Quanto mais perto estivermos uns dos outros, mais pronta e poderosamente vamos sentir o impacto de seus problemas.      
     
Quando interagimos socialmente e proveitosamente com os outros, a saúde melhora. 276 voluntários saudáveis foram expostos ao vírus do resfriado comum. Foram pesquisados os efeitos de diversos relacionamentos interpessoais. Os que relataram menor quantidade de relacionamentos tiveram quatro vezes mais risco de sofrer um resfriado que aqueles que relataram maior quantidade de relacionamentos. Essas diferenças não podem ser explicadas por fatores como imunidade, tabagismo, exercício, quantidade de sono, ingestão de álcool, e assim por diante. Foi demonstrado que a diversidade de relações é mais importante que o número total de pessoas com quem os indivíduos interagiam. Relações mutuamente encorajadoras e diversas aumentaram a resistência à infecção, pelo menos de acordo com esse estudo.
Tudo isso indica o que temos mencionado ao longo do trimestre: a saúde emocional, mental e espiritual pode ter efeito poderoso sobre a saúde física. Os tipos de relacionamentos interpessoais que partilhamos com os outros são centrais à saúde emocional e espiritual.

Certamente, existem ocasiões em que quase todos querem estar sós, mas isso não é o mesmo que fazer parte de uma comunidade maior que pode agir como grupo de apoio, especialmente em tempos de necessidade.

Como você pode se envolver melhor na vida de sua comunidade na igreja? Que sacrifícios serão necessários para que você se envolva mais? Que dons você possui e que podem beneficiar os outros?



Nenhum comentário:

Postar um comentário