quarta-feira, 9 de junho de 2010

Os cuidados desta vida




Frequentemente, o otimismo e a esperança são excluídos de nossa vida por causa do excesso de atividades. Podemos ficar tão absorvidos pelas coisas e trabalhos, mesmo por atividades boas e necessárias, a ponto de perdermos o relacionamento com Jesus. Esse relacionamento é essencial para o crescimento em todos os aspectos da vida.

2. O que os textos seguintes nos dizem sobre a maneira pela qual devemos viver? Que lições podemos aprender desses exemplos?

a. Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus. (Miq 6:8)

b. A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. (Luc 8:14)

c.  Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.  (Luc 10:38-42)

d. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.  Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus. (Luc 12:16-21)

O sucesso é cobiçado e ambicionado. Frequentemente, as pessoas passam longas horas perseguindo esse ideal. Com frequência, buscamos o sucesso quando nosso verdadeiro objetivo deveria ser a busca de sentido para a vida. O que faço, digo e penso é importante, ou sou como o fazendeiro “bem sucedido” na parábola que, chamado a prestar contas, foi considerado louco? (Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Luc 21:34)

Marta estava interessada nas tarefas essenciais de prover alimento e bebida para seus convidados. Como nós, ela se envolveu tanto no trabalho para o Senhor que negligenciou o relacionamento doador de vida com o Senhor do trabalho.

Jesus a lembrou de que Maria havia escolhido mais sabiamente e confirmou a escolha de sentido no relacionamento de preferência ao sucesso no trabalho.

Às vezes, como a semente, podemos ser vencidos pelos cuidados desta vida só tentando sobreviver. Isso pode envolver o atendimento às necessidades da família, educação dos filhos, ou simplesmente a tentativa de acompanhar as exigências da vida deste Planeta tumultuado. O desenvolvimento de um relacionamento com Jesus afeta cada aspecto de nossa vida e permite a celebração de uma perspectiva otimista e cheia de esperança, mesmo em tempos de angústia e pressão.

Quanto do que você está fazendo será lembrado na eternidade? Em contraste, quanto você está fazendo que um dia será eternamente esquecido? O que sua resposta lhe diz sobre você mesmo, como você está vivendo e, talvez, as escolhas que você precisa fazer?


Nenhum comentário:

Postar um comentário