Não se sabe como foi fundada a congregação de Roma. A tradição de que a igreja foi fundada por Pedro ou Paulo não tem fundamentação histórica. Talvez, tenha sido fundada por leigos convertidos no Dia de Pentecostes em Jerusalém (At 2), que depois visitaram ou se mudaram para Roma. Ou, talvez, em algum período posterior, conversos se hajam mudado para Roma e tenham testemunhado de sua fé naquela capital mundial.
É surpreendente que, poucas décadas depois do Pentecostes, uma congregação que aparentemente não havia recebido nenhuma visita apostólica fosse tão extensamente conhecida. “Apesar da oposição, vinte anos depois da crucifixão de Cristo, havia uma igreja viva e fiel
“Fé” aqui provavelmente inclua o sentido mais amplo de fidelidade; isto é, fidelidade ao novo estilo de vida que descobriram em Cristo.
1. “Possuídos de bondade”. As pessoas diriam isso de nossa experiência? Quando se associam conosco, é a abundância de bondade em nós que chama sua atenção?
2. “Cheios de todo o conhecimento”. A Bíblia enfatiza repetidamente a importância do esclarecimento, informação e conhecimento. Os cristãos são aconselhados a estudar a Bíblia e estar bem informados sobre seus ensinos. “As palavras: ‘... vos darei um coração novo’ significam ‘porei dentro de vós um espírito novo’” (Ez 36:26). A mudança de coração é sempre seguida da visão clara do dever cristão, e da compreensão da verdade” (Ellen G. White, Minha Consagração Hoje [MM 1989], p. 24).
3. “Aptos para vos admoestardes uns aos outros”. Ninguém pode prosperar espiritualmente se estiver isolado de outros cristãos. Precisamos ser capazes de encorajar os outros e, ao mesmo tempo, ser encorajados pelos outros.
Estudo adicional
“Ver a fé cristã firmemente estabelecida no grande centro do mundo conhecido era uma de suas mais caras esperanças e acalentados planos. Uma igreja havia sido estabelecida em Roma, e o apóstolo desejava conseguir a cooperação dos crentes dali na obra a ser promovida na Itália e em outros países. A fim de preparar o caminho para seus trabalhos entre esses irmãos, muitos dos quais lhe eram ainda estranhos, enviou-lhes uma carta, anunciando seu intento de visitar Roma e sua esperança de plantar o estandarte da cruz na Espanha” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 373).
“O eterno Deus delineou o limite de separação entre os santos e os pecadores, entre conversos e não conversos. As duas classes não se misturam imperceptivelmente, como as cores do arco-íris, mas são tão distintas como a meia-noite e o meio-dia” (Ellen G. White, Mensagens aos Jovens, p. 390).
1. Partilhe algumas experiências em que situações que a princípio pareciam terríveis acabaram sendo transformadas
2. Pense mais na ideia de que fomos chamados para ter salvação, mesmo antes da fundação do mundo
Por que devemos considerar isso tão encorajador? O que essa promessa nos diz sobre o amor de Deus por todos? Por que é tão trágico quando as pessoas voltam as costas ao que lhes é oferecido tão graciosamente?
Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/li132010.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário