quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Memoriais na Bíblia






As pesquisas arqueológicas na Palestina não descobriram muitos materiais escritos (com exceção dos manuscritos do Mar Morto), mas as Escrituras se referem a muitos memoriais como sinais visíveis para conservar seu significado continuamente na memória de Israel. Por exemplo, em Gênesis 28:11-22 Jacó ergueu uma pedra comemorativa a fim de lembrar as promessas da aliança que Deus havia feito a ele e seus descendentes.



5. Que memorial foi criado a respeito dessa terrível rebelião contra Moisés e Arão? 


Nm 16:36-40. -  Disse o SENHOR a Moisés: Dize a Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, que tome os incensários do meio do incêndio e espalhe o fogo longe, porque santos são; quanto aos incensários daqueles que pecaram contra a sua própria vida, deles se façam lâminas para cobertura do altar; porquanto os trouxeram perante o SENHOR; pelo que santos são e serão por sinal aos filhos de Israel. Eleazar, o sacerdote, tomou os incensários de metal, que tinham trazido aqueles que foram queimados, e os converteram em lâminas para cobertura do altar, por memorial para os filhos de Israel, para que nenhum estranho, que não for da descendência de Arão, se chegue para acender incenso perante o SENHOR; para que não seja como Corá e o seu grupo, como o SENHOR lhe tinha dito por Moisés


O que especificamente esse memorial deveria lembrar ao povo?


"para que nenhum estranho, que não for da descendência de Arão, se chegue para acender incenso perante o SENHOR"


A maioria dos memoriais mencionados no Antigo Testamento destinava-se a lembrar Israel da vontade de Deus, Sua bondade, graça e bênçãos da aliança. Eles apontavam para Deus, para o alto, em direção ao Senhor. Por exemplo, 
o arco-íris depois do Dilúvio (Gn 9:13), 
a circuncisão (Gn 17:10-17  -  "porei nas nuvens o meu arco; será por sinal da aliança entre mim e a terra.")
a festa da Páscoa (Nm 9:1-14), 
as borlas azuis nas roupas (Nm 15:38-41
e as pedras comemorativas que Josué erguera na travessia do Jordão (Js 4:3-9).


Em contraste, as placas de bronze no altar eram um memorial preventivo com o fim de evitar que um estranho, ou não descendente de Arão, tentasse usurpar o sacerdócio. Em sentido mais amplo, lembraria ao povo o que acontecera quando seres humanos, racionalizando a própria cobiça, ambição e busca de poder – se rebelaram contra Deus. Era um memorial advertindo o povo a não ser como Corá e seu grupo” (Nm 16:40).


6. Que outros memoriais você é capaz de achar na Bíblia, e quais são seus propósitos? Veja, por exemplo, 


Êx 20:8-11;  -  Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. 


Nm 31:54;  - Moisés e o sacerdote Eleazar receberam o ouro dos capitães de mil e dos capitães de cem e o trouxeram à tenda da congregação, como memorial para os filhos de Israel perante o SENHOR.


Mt 26:13;  -  Em verdade vos digo: Onde for pregado em todo o mundo este evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua


Lc 22:19.  -  E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. 


De que maneiras os sacrifícios animais eram um tipo de memorial?


De que coisas a respeito do Senhor e de Suas promessas você precisa ser constantemente lembrado? 
Por que é importante manter constantemente essas promessas em mente?






Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic742009.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário