quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A morte anunciada do Sumo Sacerdote Arão






2. Que fatos interessantes foram registrados na morte de Arão? Por que Deus anunciou dessa forma esse acontecimento? 


Nm 20:23-29. -  Disse o SENHOR a Moisés e a Arão no monte Hor, nos confins da terra de Edom: Arão será recolhido a seu povo, porque não entrará na terra que dei aos filhos de Israel, pois fostes rebeldes à minha palavra, nas águas de Meribá. Toma Arão e Eleazar, seu filho, e faze-os subir ao monte Hor; depois, despe Arão das suas vestes e veste com elas a Eleazar, seu filho; porque Arão será recolhido a seu povo e aí morrerá. Fez Moisés como o SENHOR lhe ordenara; subiram ao monte Hor, perante os olhos de toda a congregação. Moisés, pois, despiu a Arão de suas vestes e vestiu com elas a Eleazar, seu filho; morreu Arão ali sobre o cimo do monte; e dali desceram Moisés e Eleazar. Vendo, pois, toda a congregação que Arão era morto, choraram por Arão trinta dias, isto é, toda a casa de Israel.


Que lições podemos tirar desse acontecimento sobre a sucessão da obra de Deus?


capítulo 20 começa com a morte de Miriã e termina com a morte de Arão. 


É claro que a geração mais velha estava passando, e a nova devia assumir as responsabilidades onde os mais antigos pararam. Vemos a mesma coisa em nossa igreja hoje. Uma geração vai, e uma nova surge para tomar o manto caído do profeta. 


Mas ainda fica uma pergunta crucial: Quanto a nova geração tem aprendido dos enganos, bem como dos sucessos, dos mais antigos?


Note a diferença nas histórias da morte de Miriã e de Arão. A morte dela foi mencionada em um só pequeno verso. É quase como se sua morte tivesse vindo de repente e inesperadamente. Que contraste com a de Arão, que foi claramente predita.


Antes da morte de Arão, ele, Moisés e o filho de Arão, Eleazar, foram para o topo do monte Hor, onde, à vista da congregação, Moisés removeu as vestes sacerdotais de seu irmão e as pôs sobre seu sobrinho, Eleazar, poderoso símbolo da transferência do papel de uma geração para outra. Embora Arão logo devesse ser “recolhido a seu povo”, a obra do sumo sacerdote devia continuar.


É difícil imaginar como esse incidente deve ter sido emocionante para todos os envolvidos. Moisés, sabendo que certamente sua morte logo seguiria, tirava de seu irmão as vestes sagradas e as punha sobre o sobrinho, filho de Arão. Este, sem dúvida arrependido por alguns de seus erros, sabia que logo deveria morrer; e Eleazar, pondo-se diante de seu pai, que logo morreria, agora tomava a pesada responsabilidade do sumo sacerdócio. Enquanto isso, abaixo, os filhos de Israel assistiam a toda a cena.

Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic942009.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário