5. Como vemos novamente Moisés no papel de intercessor? Por que, especialmente nessa ocasião, o povo precisou de um intercessor?
Nm 21:5-9 - E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil. Então, o SENHOR mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel. Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo. Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava.
Existem cerca de 35 diferentes espécies de serpentes na Palestina. Algumas são extremamente venenosas. As serpentes venenosas que infestavam o deserto era chamadas de “serpentes abrasadoras” por causa dos terríveis efeitos produzidos por sua picada. Como a mão protetora de Deus foi removida de Israel, grande número de pessoas foram atacadas por essas criaturas venenosas. Em outras palavras, não que Deus as houvesse enviado aos israelitas; ao contrário, o Senhor havia tirado deles Sua proteção, e então, eles sofreram as consequências.
6. Como Jesus relacionou o incidente das serpentes com o plano de salvação?
Jo 3:14, 15. - E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
Em que sentido todos nós fomos picados por serpentes abrasadoras?
A existência da serpente de bronze no mastro não era suficiente para impedir que as picadas matassem as pessoas. Elas tinham que olhar; tinham que tomar a decisão de obedecer e, então, receber os benefícios da provisão feita em seu favor. Da mesma forma, a morte de Jesus, em si, não significa salvação automática ao mundo. Sua morte forneceu os meios de salvação, mas, assim como o povo no deserto precisava olhar, nós temos que olhar a Jesus e crer a fim de receber o que Ele oferece tão livre e graciosamente.
Como você tem experimentado em sua vida o poder curativo de Cristo? Que outros ferimentos você precisa levar a Ele para obter consolo, cura e forças para avançar, apesar do que parece ser uma dor insuperável? |
Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic942009.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário