terça-feira, 24 de novembro de 2009

Serpentes abrasadoras






Mesmo que os israelitas achassem que tinham coisas válidas de que reclamar, é claro que Deus não estava de acordo com suas queixas. Depois de todos aqueles anos no deserto, vendo Deus operar em seu meio, eles não faziam mais que repetir a mesma antiga reclamação de terem sido trazidos ao deserto para serem mortos! Não devemos nos admirar de que o Senhor não simpatizasse com isso. O que tornou suas reclamações ainda piores foi que eles tinham acabado de experimentar uma vitória sobre os cananeus.



5. Como vemos novamente Moisés no papel de intercessor? Por que, especialmente nessa ocasião, o povo precisou de um intercessor? 


Nm 21:5-9  -   E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil. Então, o SENHOR mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel. Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo. Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava.




Existem cerca de 35 diferentes espécies de serpentes na Palestina. Algumas são extremamente venenosas. As serpentes venenosas que infestavam o deserto era chamadas de “serpentes abrasadoras” por causa dos terríveis efeitos produzidos por sua picada. Como a mão protetora de Deus foi removida de Israel, grande número de pessoas foram atacadas por essas criaturas venenosas. Em outras palavras, não que Deus as houvesse enviado aos israelitas; ao contrário, o Senhor havia tirado deles Sua proteção, e então, eles sofreram as consequências.


6. Como Jesus relacionou o incidente das serpentes com o plano de salvação? 


Jo 3:14, 15. -  E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. 


Em que sentido todos nós fomos picados por serpentes abrasadoras?


A existência da serpente de bronze no mastro não era suficiente para impedir que as picadas matassem as pessoas. Elas tinham que olhar; tinham que tomar a decisão de obedecer e, então, receber os benefícios da provisão feita em seu favor. Da mesma forma, a morte de Jesus, em si, não significa salvação automática ao mundo. Sua morte forneceu os meios de salvação, mas, assim como o povo no deserto precisava olhar, nós temos que olhar a Jesus e crer a fim de receber o que Ele oferece tão livre e graciosamente.


Como você tem experimentado em sua vida o poder curativo de Cristo? Que outros ferimentos você precisa levar a Ele para obter consolo, cura e forças para avançar, apesar do que parece ser uma dor insuperável?





Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic942009.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário