sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sacerdotes e levitas I







“Disse ainda o Senhor a Arão:... Eu sou a sua porção e a sua herança entre os israelitas” (Números 18:20, NVI).



Leituras da semana: Nm 918191Pe 2:9Ap 14:6-12


Depois da rebelião de Corá e o teste dos bordões, tornou-se evidente que era necessário enfatizar mais claramente as diferenças entre os papéis dos sacerdotes e dos levitas. Cada um tinha suas funções designadas por Deus, e o Senhor traçou claramente as linhas entre essas funções. E embora essas funções tenham há muito se tornado obsoletas, ainda existem lições que podemos aprender.


Note, por exemplo, quão sagradas e solenes eram essas funções. Desse modo, podemos aprender por nós mesmos com quanta seriedade precisamos levar nossas responsabilidades sagradas, quaisquer que sejam.


Note, também, como essas pessoas eram interdependentes umas das outras e da nação como um todo. Certamente, podemos tirar daí lições para nós mesmos como corpo da igreja.


Preste atenção também no papel da graça nesses capítulos, especialmente com respeito aos dons oferecidos a essas pessoas, embora não possuíssem nenhum mérito próprio. Alcançaram essas posições unicamente porque Deus as chamou para isso, não por qualquer valor inerente que tivessem.
Que símbolo poderoso do evangelho!










Divisão de trabalho


Agora, se Me obedecerem fielmente e guardarem a Minha aliança, vocês serão o Meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja Minha, vocês serão para Mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas” (Êx 19:5, 6, NVI).


1. Que aplicação desse texto pode ser feita a nós, como igreja chamada para levar a mensagem ao mundo? Esse chamado é incondicional? 


1Pe 2:9;  - Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 


Ap 14:6-12  -  Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. 


Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição. 


Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome. 


Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. 


Em (Números 18:1Disse o SENHOR a Arão: Tu, e teus filhos, e a casa de teu pai contigo levareis sobre vós a iniqüidade relativamente ao santuário; tu e teus filhos contigo levareis sobre vós a iniqüidade relativamente ao vosso sacerdócio.)  O Senhor queria dar aos adoradores a certeza de que eles não morreriam, desde que se aproximassem do santuário por meio de Seus sacerdotes especialmente escolhidos, que agiriam como mediadores entre eles e o Senhor. 


Diferentemente do restante dos levitas, os sacerdotes eram responsáveis para certificar-se de que nenhuma pessoa sem autorização se aproximasse do tabernáculo, em atitude de desafio. Isso acalmaria os temores da congregação de que, ao se aproximarem do tabernáculo, eles corriam risco de morrer.


2. Que distinções havia entre as funções dos sacerdotes e dos levitas? 


Nm 18:1-7   -  Disse o SENHOR a Arão: Tu, e teus filhos, e a casa de teu pai contigo levareis sobre vós a iniqüidade relativamente ao santuário; tu e teus filhos contigo levareis sobre vós a iniqüidade relativamente ao vosso sacerdócio. Também farás chegar contigo a teus irmãos, a tribo de Levi, a tribo de teu pai, para que se ajuntem a ti e te sirvam, quando tu e teus filhos contigo estiverdes perante a tenda do Testemunho. Farão o serviço que lhes é devido para contigo e para com a tenda; porém não se aproximarão dos utensílios do santuário, nem do altar, para que não morram, nem eles, nem vós. Ajuntar-se-ão a ti e farão todo o serviço da tenda da congregação; o estranho, porém, não se chegará a vós outros. Vós, pois, fareis o serviço do santuário e o do altar, para que não haja outra vez ira contra os filhos de Israel. Eu, eis que tomei vossos irmãos, os levitas, do meio dos filhos de Israel; são dados a vós outros para o SENHOR, para servir na tenda da congregação. Mas tu e teus filhos contigo atendereis ao vosso sacerdócio em tudo concernente ao altar, e ao que estiver para dentro do véu, isto é vosso serviço; eu vos tenho entregue o vosso sacerdócio por ofício como dádiva; porém o estranho que se aproximar morrerá. 


É importante notar aqui que, embora toda a nação devesse ser “reino de sacerdotes”, só certas pessoas eram admitidas a certos papéis, como se vê aqui na divisão entre os levitas e a família de Arão e a população em geral, e na divisão feita entre a família de Arão e os levitas. 


Obviamente, nos tempos do Novo Testamento, os cargos hereditários, como os existentes entre os levitas, foram abolidos, mas, ainda assim, encontramos no Novo Testamento diferentes funções na igreja (1Co 12:28-31Ef 4:11  - E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,..).


Quais são seus dons, e como você pode utilizá-los para servir melhor sua igreja local?






Os dons do serviço divino


Quando lemos a instrução do Senhor em Números 18:1-7, alguns pontos se destacam. 


Primeiro, o Senhor deixou claro que era Ele quem designava as pessoas para essas posições. Talvez essa ênfase tenha sido necessária por causa dos problemas anteriores, com Corá e seus asseclas e também com Miriã e Arão. Agora, não havia mais dúvidas sobre por que foram dados esses cargos a essas pessoas. Elas estavam lá porque Deus as pusera lá – ponto final!


Note, também, por que Deus quis fazer essas divisões. Era para que não houvesse outra vez “ira contra os filhos de Israel” (v. 5). Aqui, novamente, vemos a misericórdia de Deus mesmo em meio a tais juízos poderosos. Deus busca salvar Seu povo, não os condenar ou destruir. Todo o plano de salvação, de começo a fim, revela o desejo do Senhor de redimir os pecadores caídos da destruição que o pecado traz (Jo 3:16-18  -  Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus).


3. Que palavra é usada para descrever o que os levitas significavam para o sacerdócio, e o que o sacerdócio significava para a família de Arão? Que lições devemos tirar daqui? Nm 18:7


Quando se fala de uma dádiva, você pensa em algo que não é recebido como um salário. É totalmente gratuito. Este foi um privilégio dado a esse povo, não por causa de qualquer mérito de sua parte, mas simplesmente pela graça e providência de Deus. Afinal, o Senhor precisava que alguém fizesse esse trabalho e, em Sua sabedoria divina, esses foram aqueles que Ele escolheu.


Claro, com essa tarefa sagrada vinham responsabilidades sagradas. 


Questões de vida e morte, tanto física como espiritualmente, estavam envolvidas aqui, pois o tabernáculo era o lugar em que Deus habitava na Terra. 


O santuário também era o modelo do que Jesus faria aqui na Terra e de Seu ministério no Céu (Hebreus 9). Era como um Calvário em miniatura, representado em tipos e sombras. O destino das pessoas estava em jogo. Tudo isso justificava a solenidade que o Senhor atribuía aos encargos dados a esses homens.


Pense em seus talentos inatos. Não importa quanto você trabalhe para cultivá-los, eles ainda são isso – dons, algo que lhe foi dado por Deus. O que você está fazendo com esses dons? Você os está usando para si mesmo ou para o bem de outros e o avanço da obra do Senhor? Você precisa fazer algum sério re-estudo e mudança de prioridades?






Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic842009.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário