quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Provisão de Deus para o sustento de Sua Casa de oração






Tendo estabelecido as atribuições desses dois grupos de obreiros religiosos, o Senhor passou a dar instruções a respeito de seu sustento. Aparentemente, as funções deles eram de tempo integral. Isto é, eles não “serviam às mesas” (At 6:2) a fim de se sustentar. O sustento precisava vir de outro lugar.


4. Qual era o plano de Deus para o sustento do sacerdócio e dos levitas? 


Nm 18:8-20  -  Disse mais o SENHOR a Arão: Eis que eu te dei o que foi separado das minhas ofertas, com todas as coisas consagradas dos filhos de Israel; dei-as por direito perpétuo como porção a ti e a teus filhos. Isto terás das coisas santíssimas, não dadas ao fogo: todas as suas ofertas, com todas as suas ofertas de manjares, e com todas as suas ofertas pelo pecado, e com todas as suas ofertas pela culpa, que me apresentarem, serão coisas santíssimas para ti e para teus filhos. No lugar santíssimo, o comerás; todo homem o comerá; ser-te-á santo. Também isto será teu: a oferta das suas dádivas com todas as ofertas movidas dos filhos de Israel; a ti, a teus filhos e a tuas filhas contigo, dei-as por direito perpétuo; todo o que estiver limpo na tua casa as comerá. Todo o melhor do azeite, do mosto e dos cereais, as suas primícias que derem ao SENHOR, dei-as a ti. Os primeiros frutos de tudo que houver na terra, que trouxerem ao SENHOR, serão teus; todo o que estiver limpo na tua casa os comerá. Toda coisa consagrada irremissivelmente em Israel será tua. Todo o que abrir a madre, de todo ser vivente, que trouxerem ao SENHOR, tanto de homens como de animais, será teu; porém os primogênitos dos homens resgatarás; também os primogênitos dos animais imundos resgatarás. O resgate, pois (desde a idade de um mês os resgatarás), será segundo a tua avaliação, por cinco siclos de dinheiro, segundo o siclo do santuário, que é de vinte geras. Mas o primogênito do gado, ou primogênito de ovelhas, ou primogênito de cabra não resgatarás; são santos; o seu sangue aspergirás sobre o altar e a sua gordura queimarás em oferta queimada de aroma agradável ao SENHOR. A carne deles será tua, assim como será teu o peito movido e a coxa direita. Todas as ofertas sagradas, que os filhos de Israel oferecerem ao SENHOR, dei-as a ti, e a teus filhos, e a tuas filhas contigo, por direito perpétuo; aliança perpétua de sal perante o SENHOR é esta, para ti e para tua descendência contigo. Disse também o SENHOR a Arão: Na sua terra, herança nenhuma terás e, no meio deles, nenhuma porção terás. Eu sou a tua porção e a tua herança no meio dos filhos de Israel.


Estes textos podem trazer muitos pensamentos interessantes. Note, por exemplo, como o Senhor relacionava diretamente a oferta que Lhe era dada com a que era dada ao sacerdócio. Isto é, embora as ofertas e dádivas fossem dadas a Ele, eram entregues aos sacerdotes. Assim, dando a oferta ao Senhor, ao mesmo tempo, eles as davam aos sacerdotes. Isso mostra o estreito vínculo entre o Senhor e o sacerdócio, que servia como intermediário entre Deus e o povo.


Ao mesmo tempo, podemos também ver a humanidade dos sacerdotes. Embora ocupassem uma posição privilegiada, para seu sustento, eles ainda dependiam do povo ao qual serviam. Sem dúvida, visto que o povo lhes dava do seu melhor azeite, vinho, cereais, e assim por diante, o sacerdócio era constantemente lembrado de sua obrigação de servir fielmente a essas pessoas e não se aproveitar da posição que lhes era dada.


Da mesma forma, o resgate de uma criança ou de um animal por meio de dinheiro também era uma das formas pelas quais o Senhor ensinava a Israel o conceito da substituição. 


Um dia, no futuro, Cristo daria Sua vida em substituição da vida dos pecadores 


(veja 1Pe 1:18, 19). sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,


O sal, acrescentado a todos os sacrifícios, era um símbolo que significava a permanência da aliança de Deus com Seu povo 


(veja Lv 2:13)  - Toda oferta dos teus manjares temperarás com sal; à tua oferta de manjares não deixarás faltar o sal da aliança do teu Deus; em todas as tuas ofertas aplicarás sal. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário