terça-feira, 17 de novembro de 2009

O plano de Deus para o sustento de sua causa na terra - o dízimo





Embora a tribo de Levi não tivesse recebido nenhum território, foram-lhe reservadas 48 cidades, 13 das quais eram destinadas para as famílias dos sacerdotes (Js 21:19,41). O Senhor declarou que Ele era sua “porção” (Nm 18:20).


5. Além de sua porção das ofertas sacrificais, que outro plano o Senhor criou para atender tanto os sacerdotes quanto os levitas? 


Nm 18:21-32   -   Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação..... E não terão eles nenhuma herança no meio dos filhos de Israel. Porque os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao SENHOR em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel, nenhuma herança tereis. Disse o SENHOR a Moisés: Também falarás aos levitas e lhes dirás: Quando receberdes os dízimos da parte dos filhos de Israel, que vos dei por vossa herança, deles apresentareis uma oferta ao SENHOR: o dízimo dos dízimos...... Portanto, lhes dirás: Quando oferecerdes o melhor que há nos dízimos, o restante destes, como se fosse produto da eira e produto do lagar, se contará aos levitas. ....


Devolver ao Senhor o dízimo da renda (Lv 27:30) era uma prática antiga. 


Sua primeira menção na Bíblia ocorre quando Abraão deu o dízimo a Melquisedeque, sacerdote e rei de Salém (Gn 14:18-20Hb 7:1, 2). 


Jacó prometeu ao Senhor que daria “o dízimo” de tudo que ganhasse no futuro (Gn 28:22). Em Números, o Senhor adaptou o uso do dízimo de Israel, dando-o para o sustento de toda a tribo dos levitas – inclusive as famílias dos sacerdotes.


Mesmo os levitas, que eram pagos em dízimo, também dizimavam, e seu dízimo ia para Arão. Os levitas deviam dar a “melhor parte” do que recebiam como dízimo. 


Consequentemente, esse dízimo não só ia para o sustento do sacerdócio, mas também permitia aos levitas perceber sua dependência de Deus e que tudo o que eles recebiam era dEle. 


Precisavam também mostrar gratidão devolvendo fielmente o “dízimo do dízimo”. Se o povo precisava sempre ser lembrado de sua dependência do Senhor, quanto mais os levitas?


6. Que lição deve ser tirada a respeito da santidade do chamado dos que servem a Deus? 


Nm 18:32   -   Pelo que não levareis sobre vós o pecado, quando deles oferecerdes o melhor; e não profanareis as coisas sagradas dos filhos de Israel, para que não morrais. 


Nesse plano divino, todos têm sua responsbilidade, todos têm algo a fazer. Os sacerdotes e os levitas tinham seus deveres sagrados a executar a respeito do serviço e ministério no santuário, mas o povo também tinha o seu com respeito à fiel devolução do dízimo. Era algo pequeno para dar, considerando o que os levitas e sacerdotes executavam em seu favor. De certo modo, todos os diferentes grupos eram dependentes da função uns dos outros, e todos eram dependentes do Senhor.



Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic842009.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário