sexta-feira, 22 de maio de 2009

Dom de Deus para pessoas ocupadas



Duas instituições básicas para toda a humanidade provêm da primeira semana da história da Terra: o casamento e o sábado. São partes inseparáveis do programa divino para a felicidade humana. Não é de admirar que, ao longo dos séculos, as duas tenham sofrido violentos ataques do maligno. Deus sabia do que a humanidade precisaria, e então, criou o tempo com um ciclo perfeito de seis dias “normais” mais um dia extraordinário: o sábado. Desde então, os que respeitam esse ritmo divinamente instituído têm sido abençoados por isso.

1. Por que o próprio Deus descansou no sétimo dia depois da criação do mundo? 


Gn 2:2, 3  -  "E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera."


2. Com que expressão o profeta Ezequiel se refere ao sábado? O que significa isso? 


Ez 20:12  -  "Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica."


“Depois de repousar no sétimo dia, Deus o santificou, ou pô-lo à parte, como dia de repouso para o homem. Seguindo o exemplo do Criador, deveria o homem repousar neste santo dia, a fim de que, ao olhar para o céu e para a Terra, pudesse refletir na grande obra da criação de Deus; e para que, contemplando as provas da sabedoria e bondade de Deus, pudesse seu coração se encher de amor e reverência para com o Criador.


“Deus viu que um repouso era essencial para o homem, mesmo no Paraíso. Ele necessitava pôr de lado seus próprios interesses e ocupações durante um dia dos sete, para que pudesse de maneira mais ampla contemplar as obras de Deus, e meditar em Seu poder e bondade. Necessitava de um sábado para, de maneira mais vívida, o fazer lembrar de Deus, e para despertar-lhe gratidão, visto que tudo quanto desfrutava e possuía viera das benignas mãos do Criador” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 47, 48).


Qual é sua experiência com o sábado? Você gosta? Você chega a uma apreciação mais profunda de Deus pela contemplação das maravilhas de Sua criação? Se não, que mudanças você poderia fazer para ter uma experiência mais gratificante quanto ao sábado?







Nenhum comentário:

Postar um comentário