quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pecado é rebelião




Qual é a essência do pecado? Como a Bíblia define o pecado? 1 João 3:4 afirma: “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei”.New Living Translation diz: “O pecado se opõe à lei”, enquanto a versão Revista e Corrigida define o pecado como “iniquidade”. Mas essa não é uma lei qualquer que a humanidade quebrou – trata-se da lei de Deus. Os seres humanos se rebelaram contra seu Criador, pretendendo ser a medida de todas as coisas, em lugar de submeter-se em humilde confiança à sabedoria e ao amor de Deus.


1. O que as passagens bíblicas a seguir revelam sobre a essência do pecado? 


Gn 3:1-7; - "Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio fdo jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si."


Is 14:12-14;  -  "Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo." 


Ap 12:7-9  -  "Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos." 


Por que Deus castigou Adão e Eva pelo que parece ter sido uma questão insignificante? Pode ter parecido sem importância, mas estava envolvido um princípio crucial. “O fruto nada tinha propriamente de venenoso, e o pecado não consistiu meramente em ceder ao apetite. Foi a desconfiança da bondade de Deus, descrença em Sua palavra, e a rejeição de Sua autoridade que tornaram nossos primeiros pais transgressores, e trouxeram a este mundo o conhecimento do mal. Foi isto que abriu a porta para todas as espécies de falsidades e erros” (Ellen G. White, Educação, p. 25).


2. Qual será uma das características importantes do povo de Deus no tempo do fim? Ap 14:12Como entra em jogo a questão da obediência aqui?


Ap 14:12  -  "Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus."


Deus fez por nós tudo o que o amor infinito poderia fazer. Por Sua vez, Ele nos pede amor e obediência. Em um tempo em que o mundo está infestado por excessiva ilegalidade e uma filosofia relativista – que alega que o bem e o mal dependem simplesmente das circunstâncias e das preferências culturais, comunitárias e pessoais – deve haver e haverá um povo que defenda fielmente o padrão divino de santidade, os Dez Mandamentos.


Costumamos pensar sobre a rebelião como sincero ataque e rejeição da autoridade. Mas pode haver formas muito mais sutis. Como você pode saber se, talvez, você mesmo abriga algumas atitudes de rebelião para com Deus?






Nenhum comentário:

Postar um comentário