terça-feira, 19 de maio de 2009

Sinal de descanso dado por Deus



Como guardiães do sábado, frequentemente somos acusados de tentar abrir o caminho para o Céu pela guarda do sábado. Ouvimos isso todo o tempo. Como devemos responder?


Leia novamente o mandamento do sábado em Êxodo 20. O que ele diz que devemos fazer? Diz que devemos descansar – nossos filhos, nossas filhas, nossos servos, nossos animais e até os estranhos que entre estiverem nós. Só fala de descanso.

(Êxodo 20:8 a 11)  -  Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou


Agora, uma pergunta simples: Como esse mandamento, dedicado ao descanso, o único mandamento que expressa especificamente descanso, o único mandamento que nos dá uma oportunidade especial para descansar – foi transformado em símbolo universal das obras da “Nova Aliança”? O único mandamento que, por natureza, só fala de descanso se tornou, para muitos, metáfora de salvação pelas obras.


O que está errado com esse quadro?


Realmente, longe de ser símbolo de obras, o sábado é o eterno símbolo bíblico de descanso que o povo de Deus sempre teve.


8. Que mensagem sobre o descanso no sábado encontramos em Hebreus? Hb 4:9-11  -  Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência. 


Desde o mundo edênico anterior à queda de Adão e Eva até o descanso da Nova Aliança que os seguidores de Deus têm na obra de redenção de Cristo em seu favor, o sábado é manifestação em tempo real do descanso que Cristo oferece a todos. Em Mateus 11:28-30, Jesus nos chama a descansar nEle. Ele nos dará descanso, e esse descanso é expresso em Seu dia sabático universal. Alguém pode dizer que está descansando em Cristo: alguém pode dizer que é salvo pela graça. Mas a guarda do sábado é uma expressão visível desse descanso, parábola viva do que significa ser coberto por Sua graça. Nosso descanso semanal dos trabalhos seculares e mundanos permanece como símbolo de nosso descanso na obra completada por Jesus em nosso favor.

(Mat. 11:28-30)  -  Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.


A obediência a esse mandamento é uma forma de dizer: “Estamos tão certos da salvação em Jesus, estamos tão firmes e seguros no que Cristo fez por nós, que podemos – de modo especial – descansar de alguns de nossos trabalhos porque sabemos o que Cristo realizou pela humanidade na Sua morte e ressurreição.”


O sábado é uma expressão muito real, muito objetiva, muito visível e uma forma de manifestação do descanso que temos em Jesus e no que Ele fez por nós. Não temos que dizer isto; podemos expressá-lo de forma real, uma forma que os que não guardam o sábado não podem fazer.


“No relato de Marcos (cap. 2:27), Jesus levantou a questão do propósito do sábado. O sábado era não um fim em si mesmo. ... Foi criado para ser uma bênção ao homem, um dia de descanso físico, mas também dedicado a exercícios espirituais. Os fariseus tratavam o dia como se o homem tivesse sido criado para servir ao sábado, em vez de o sábado atender às necessidades do homem. R. Shim ‘on Ben Menasya, por volta de 180 d.C., fez uma declaração semelhante [à declaração feita por Jesus]: ‘O sábado foi dado a você, mas você não está rendido ao sábado” (Walter F. Specht, “The Sabbath in the New Testament,” in Kenneth A. Strand, ed., The Sabbath in Scripture and History, p. 96).


E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; (Mar. 2:27)


Perguntas para reflexão


1. Algumas das regras e restrições que aplicamos ao sábado estão arraigadas mais na tradição que na Palavra de Deus. Quais podem ser essas regras feitas pelos homens, e não pelo que a Bíblia diz. Como podemos saber qual a diferença?

2. Como podemos mostrar melhor ao mundo que o descanso especial que desfrutamos em Jesus, no sábado, revela a realidade da graça de Cristo em nossa vida? Que coisas podemos ter feito que podem ter dado aos outros a impressão errada?


Resumo: O sábado é um dom de Deus para a humanidade. É o antídoto perfeito para a inquietude e tensão de hoje. É uma quantidade de tempo semanal muito específico que Deus “santificou” para nós. Se encarado com a atitude correta, o dia pode ser fonte de descanso físico e espiritual e um tempo de grande alegria. O exemplo máximo de verdadeira guarda do sábado é Jesus, que Se referiu muito significativamente a Si mesmo como Senhor do sábado.


Texto extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic822009.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário