quarta-feira, 13 de maio de 2009

O que aconteceu no Calvário?



Entre os teólogos, existe muita discussão sobre a doutrina da expiação. Dois conceitos principais estão em destaque. Alguns optam por uma visão objetiva da expiação, enquanto outros defendem uma visão subjetiva. O que significa isso? A primeira escola de pensamento enfatiza que realmente aconteceu algo em um ponto histórico do tempo em uma colina fora de Jerusalém, um evento histórico, concreto, que forneceu a base para nossa salvação. Outros teólogos sublinham o fato de que nossa resposta à demonstração de amor e abnegação de Jesus na cruz é o ponto crucial: somos transformados quando contemplamos um amor tão grande! As duas perspectivas são verdadeiras e, entendidas juntas, se complementam.

5. Como a Bíblia explica a relação entre o que Cristo fez por nós e o que nós, pecadores, de fato, merecemos? 


Is 53:4, 5;  -  "Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." 


Rm 5:18, 19  -  "Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos." 


A ideia de que Jesus Cristo morreu em nosso lugar, de forma que não soframos a morte eterna mas nos tornemos participantes da vida que Ele oferece, é normalmente chamada de conceito de substituição. Para muitos, essa é uma ideia repugnante. Não gostam da linguagem legalística usada frequentemente nem do conceito de ira divina contra o pecado. Mas, gostemos ou não da ideia, a grandiosa verdade é que Deus resolveu o problema do pecado da forma que Ele considerou satisfatória. Sendo justo, Ele não poderia ignorar o pecado; sendo amor, Ele não poderia abandonar o pecador. Nós mesmos deveríamos ter pago a penalidade da morte eterna, porque somos nós os culpados. Mas Jesus Se dispôs a tomar nosso lugar! Foi isso que aconteceu na cruz. Esse evento real, o da Sua morte em nosso lugar, se tornou a base de nossa redenção.


Então, como resultado do que Cristo fez por nós, como resposta à Sua morte em nosso lugar, também somos atraídos a Ele, respondemos a Ele, mudamos a atitude para com Ele e com outros seres humanos. Esse é o lado complementar, subjetivo do plano da salvação (Jo 12:32Rm 5:1).


E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. (João 12:32)


Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; (Rom. 5:1)


Pense em todas as coisas más que você fez e (talvez) pode ainda estar fazendo. Então, perceba que, na cruz, Jesus sofreu o castigo que você merece por essas ações. Como você se sente, sabendo que Ele sofreu em seu lugar? Qual deve ser sua resposta, sabendo o que Jesus passou em seu favor?






Um comentário:

  1. Estou gostando mto da forma como vc. tem explicado,parabéns!
    Boa tarde p/ vc,Deus te guarde!

    Ana.

    ResponderExcluir