sexta-feira, 29 de maio de 2009

Quando chegaremos ao Céu?





VERSO PARA MEMORIZAR: “Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. ... Voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também” (Jo 14:2, 3).


LEITURAS PARA ESTA SEMANA: Ec 9:5, 6Cl 1:10-141Ts 4:13-18Ap 21:1-48


Para muitos, a palavra Céu se tornou sem sentido, um conceito que pertence ao reino dos contos de fadas. Eles dizem que enganamos a nós mesmos quando pensamos que existe algum tipo da vida além desta existência terrestre. Alguns chegam a dizer que é positivamente errado dizer às pessoas que existe Céu. Argumentam que isso impede as pessoas de empenhar todos os seus esforços no que poderiam alcançar na vida terrestre.


Até mesmo alguns cristãos têm dificuldades com esse conceito. Não se encontram tão seguros de que o Céu seja um lugar real. Em vez disso, o Céu não deveria ser interpretado como um estado de espírito? Por outro lado, muitos creem que, na morte, a “alma” é libertada e entra no Céu para viver com Deus. Acreditam que seu pai, mãe, marido, esposa, ou filho – que morreram antes deles – estão, agora, com Deus no Céu e que, no máximo, alguns anos os separam de um encontro com seus amados.


Qual é a verdade sobre este tema importante?


A semana em resumo: 

Por que a promessa do Céu é tão importante para nós? 

Como será a vida no Paraíso? 

Como podemos experimentar uma antecipação dele agora? 

Que destino aguarda aqueles cujas escolhas os excluem do Céu?


É surpreendente que a ideia de uma alma imortal – que se separa do corpo físico e sobe diretamente para o Céu na morte – tenha se tornado tão dominante nos meios cristãos. A mentira de Satanás no Éden foi: “Certamente, não morrereis” (Gn 3:4).


1. O que nos ensinam as passagens seguintes sobre a verdadeira natureza da morte?



a. 1Rs 11:21  --  Tendo, pois, Hadade ouvido no Egito que Davi descansara com seus pais e que Joabe, comandante do exército, era morto, disse a Faraó: Deixa-me voltar para a minha terra.

b. Sl 13:3  -  Atenta para mim, responde-me, SENHOR, Deus meu! Ilumina-me os olhos, para que eu não durma o sono da morte; 

c. Ec 9:5, 6  -  Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

d. 1Co 15:51  -  Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,...


Quando morremos, entramos em um estado de inconsciência que a Bíblia compara ao sono. Inconscientes do que acontece no mundo, aguardamos a manhã da ressurreição. Só então, a grande multidão dos remidos irá para o Céu a fim de se unir a Enoque e Elias, que os precederam! Mas não vai ser uma longa espera. A partir do momento em que fechamos os olhos na morte, a coisa seguinte que veremos será a segunda vinda de Cristo. Em outras palavras, no que concerne aos que morrem em Cristo, não fará diferença se foi 3 mil anos atrás ou na véspera da volta de Cristo. Eles fecham os olhos na morte, e, em seguida, terão consciência de ver Jesus voltando para os buscar. Para eles, parecerá apenas um instante.

2. Qual é a verdade gloriosa sobre nossa entrada futura no reino celestial? 


Jo 14:1-3; -  Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.


1Ts 4:13-18  -  Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, ,nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras


“No Novo Testamento, a bendita esperança nunca destaca a morte individual, mas sempre a volta de Cristo e a ressurreição e trasladação dos santos para encontrá-Lo juntos, ao mesmo tempo. É nesse futuro, e não no que acontece na morte, que os santos podem achar conforto” (Norman Gulley, Christ Is Coming [Cristo Está Voltando] p. 293, 294).


Por que a promessa do Céu é tão importante para nós? Se não existisse o Céu e esta vida fosse tudo o que há, que esperança alguém teria?






Um comentário:

  1. Decore sua alma ,
    da forma mais linda que souber,
    com uma poesia que lhe toque o coração,
    para que na sua mudez, seja feliz,
    pois alma que é, será sempre sua,
    sem que ninguém no mundo a tire de você.
    (Eda Carneiro da Rocha)

    Desejo a você um maravilhoso final de semana,
    Com muita paz e carinho.

    Sônia

    ResponderExcluir