3. Qual foi uma das palavras mais preeminentes que Deus usou para nos ajudar a entender alguns vislumbres profundos do mistério da graça?
Is 53:7; - "Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca."
Jo 1:29 - "No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!"
4. Que outro simbolismo é usado para ilustrar uma dimensão adicional da verdade da expiação?
Mt 20:28; - "...tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos."
At 20:28; - "Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue."
1Co 6:20 - "Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo."
Devemos ser cuidadosos em não usar um símbolo particular excluindo as outras palavras descritivas. Quando combinamos tudo o que é dito sobre a expiação, chegamos a um quadro tão completo quanto nossa mente finita pode absorver. Não obstante, é poderosa a imagem de um resgate, de um preço elevado pago por nós. “Cristo nos redimiu do pecado, isto é, resgatou-nos de volta do pecado. ... O que essa metáfora pretende é que (a) o meio de nossa salvação é custoso e que (b) passamos de um estado para outro – do estado de escravidão para o estado de proximidade de Deus. Redenção significa transferir a propriedade mediante um preço” (Edward W. H. Vick,Let Me Assure You, p. 33).
Pense nas implicações da ideia de que o Criador do Universo, aquele que fez tudo o que existe (Jo 1:1) caminhou voluntariamente para a cruz como o único meio de nos salvar da ruína eterna. Por que a realidade dessa verdade deve influenciar fortemente nossa maneira de viver? Imagine como seria tolo deixar que qualquer coisa terrestre nos afastasse da cruz. (Jo 1:1) - "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." |
Nenhum comentário:
Postar um comentário