quinta-feira, 14 de maio de 2009

Imagens do milagre da graça



Como você explicaria a uma criança de três anos o que é eletricidade? Como você explicaria a alguém que vivesse no meio da selva, que nunca viajou mais de trinta quilômetros de onde vive, o que são os semáforos e como funciona um elevador? Como um físico poderia explicar a teoria da relatividade de Einstein a alguém cuja educação se limitou aos primeiros anos do curso fundamental? Deus enfrentou um abismo de comunicação muito maior que esses exemplos de barreiras da comunicação humana. O amor divino, demonstrado na vida e na morte de Jesus Cristo, não pode ser completamente entendido em palavras humanas. Mas Deus quer que tenhamos uma ideia adequada do que está envolvido em Seu plano de salvação. Deus inspirou os autores das Escrituras a usar várias imagens diferentes, cada uma das quais nos oferece uma ideia melhor do mistério de Sua graça. Nenhuma dessas imagens deveria ser usada à parte das outras. Tomadas juntas, porém, elas nos deixam com o senso de maravilha e imensa gratidão.


3. Qual foi uma das palavras mais preeminentes que Deus usou para nos ajudar a entender alguns vislumbres profundos do mistério da graça? 


Is 53:7; - "Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca."


Jo 1:29  -  "No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" 


4. Que outro simbolismo é usado para ilustrar uma dimensão adicional da verdade da expiação? 


Mt 20:28; - "...tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." 


At 20:28; -  "Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue."


1Co 6:20  -  "Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." 


Devemos ser cuidadosos em não usar um símbolo particular excluindo as outras palavras descritivas. Quando combinamos tudo o que é dito sobre a expiação, chegamos a um quadro tão completo quanto nossa mente finita pode absorver. Não obstante, é poderosa a imagem de um resgate, de um preço elevado pago por nós. “Cristo nos redimiu do pecado, isto é, resgatou-nos de volta do pecado. ... O que essa metáfora pretende é que (a) o meio de nossa salvação é custoso e que (b) passamos de um estado para outro – do estado de escravidão para o estado de proximidade de Deus. Redenção significa transferir a propriedade mediante um preço” (Edward W. H. Vick,Let Me Assure You, p. 33).


Pense nas implicações da ideia de que o Criador do Universo, aquele que fez tudo o que existe (Jo 1:1) caminhou voluntariamente para a cruz como o único meio de nos salvar da ruína eterna. Por que a realidade dessa verdade deve influenciar fortemente nossa maneira de viver? Imagine como seria tolo deixar que qualquer coisa terrestre nos afastasse da cruz.


(Jo 1:1) - "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." 






Nenhum comentário:

Postar um comentário