domingo, 17 de maio de 2009

Estudo sobre o dia de descanso - Resumo



Texto-chave: Marcos 2:27, 28  -  "E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado"

I. Lembrando-nos do sábado (Lv 23:3)  -  "Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o sábado do descanso solene, santa convocação; nenhuma obra fareis; é sábado do SENHOR em todas as vossas moradas"

A. Vivemos em um mundo apressado. É uma bênção ter um dia para descansar! Como você passa seus sábados? Que elementos do dia contribuem para o descanso e refrigério? Qual é sua ideia do sábado ideal? 


B. Os Dez Mandamentos dizem que devemos santificar o sábado. Defina “santificar”.


 II. Desfrutando o sábado (Mc 2:27)  -  


A. O sábado é um dia reservado para nos regozijarmos no Criador e termos uma interrupção dos ritmos normais do mundo. Por que é mais fácil tornar o sábado um dia de regras do que de manter comunhão com Jesus?


B. É muito fácil tornar a observância do sábado uma coisa legalista, questionando constantemente sobre a conveniência de uma atividade em particular. Como podemos definir o que é apropriado para o sábado?


III. Compartilhando o sábado (Lc 4:16)  -  "Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler." 


A. A fim de experimentar o sábado conforme os planos de Deus, devemos olhar para Seu Filho como exemplo. O que fazia Jesus no sábado?


B. Como podemos aplicar à nossa vida a maneira de Jesus observar o sábado?


Resumo: O sábado é um dia sagrado e separado do restante da semana. É nosso tempo para descanso e comunhão com Deus.


O sábado é um tempo para descanso em Jesus, esquecendo-nos de todos os cuidados diários do mundo.


Nenhum marinheiro competente do antigo Mar Espanhol (hoje, Mar do Caribe) deixava de saber o que significavam aquela caveira branca e os ossos cruzados sobre uma bandeira preta: piratas. A visão daquela bandeira em um navio que se aproximava não requeria nenhuma palavra de explicação para o que provavelmente aconteceria se o navio perseguido não escapasse a tempo: saque e destruição. E uma luta mortal pela carga de açúcar, esmeraldas, ou rum – sendo o navio em si o maior prêmio. E quando a fumaça da pólvora se dissipava do convés, os que tinham a duvidosa sorte de ainda estar vivos tinham a escolha de unir-se aos piratas ou ser devorados pelos tubarões. Todos esses pensamentos inundavam a mente da tripulação de um navio mercante assim que se aproximava o sorriso arreganhado da bandeira dos piratas. Esse era o poder do símbolo, sem que o capitão pirata precisasse pronunciar uma só palavra de desafio.

Os símbolos não precisam ser apavorantes para ser poderosos. Para os cristãos que guardam o sábado, este também é um sinal ou símbolo poderoso, mas, ao contrário da bandeira dos piratas, representa paz e descanso. A guarda do sábado é um sinal ao mundo de que fomos criados por Deus, redimidos por Ele, e que Ele tem a capacidade de nos tornar santos agora e para sempre.


Pense nisto: Antes de atacar outro navio, os piratas içavam ou erguiam sua bandeira ao mastro do navio a fim de lançar medo ao coração da tripulação do outro navio. De certo modo, o sábado também é como uma bandeira, mas com um efeito totalmente diferente. De que forma ele é um sinal visível de nossa submissão a Deus? como guardiões do sábado, como podemos “içar” o sábado a fim de que todos vejam nossa intenção de honrar o Criador? O que o uso da bandeira pirata nos diz sobre o poder dos símbolos para alcançar os outros? Como o sábado pode ser observado para influenciar positivamente os outros? Como nossa vida pode ser um símbolo vivo do sábado?


Comentário bíblico


I. A quem você pertence


(Gn 2:2, 3)  -  "E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera."


O sábado está intrinsecamente ligado a Deus como Criador. Como este texto mostra, o sábado foi instituído imediatamente depois que Deus completou Sua obra de criação, quando Ele parou para contemplar Sua obra. “A observância do sábado, portanto, é um marco, ou sinal, de que aquele que honra esse dia reconhece o Senhor como seu Deus, pois só a Ele se aplicam esses fatos da criação” (SDA Bible Commentary, v. 4, p. 646). Assim, o sábado é também uma proteção contra todas as outras falsas teorias em nossa existência. Por que esse ensino é tão importante hoje, especialmente em um tempo em que é generalizado o ensino da evolução?


Pense nisto: Comente a relação entre o sábado e nosso Deus Criador. Como o sábado serve de proteção contra as falsas ideias sobre nossa origem?


II. Verdadeiramente livre


(Dt 5:12-15, -  "Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro das tuas portas para dentro, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado."


Êx 31:12, 13; - "Disse mais o SENHOR a Moisés: Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica."


Ez 20:12.)  -  "Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica."


Em 
Deuteronômio 5:15, vemos que a libertação dos israelitas do Egito está ligada à guarda do sábado. Igualmente, quando guardamos o sábado, semana após semana, somos lembrados do poder de Deus para nos livrar do pecado e nos santificar. “Assim, o sábado se torna para o cristão um memorial não só da criação mas da recriação da imagem de Deus em seu coração e mente. ... O sábado é um ‘sinal’ da redenção, tanto quanto da criação” (SDA Bible Commentary, v. 1, p. 972).


(Deuteronômio 5:15)  -  "porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado". 


Pense nisto: De que o sábado deve nos lembrar? Comente como o sábado atua como um memorial.


III. Descansar ou não descansar


(Is 58:12-14)  -  "Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável. Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse."


Quando seguimos o exemplo de Deus, e atendemos ao Seu mandado de guardar o sábado, também descansamos ou cessamos nossos trabalhos. Porém, o sábado é muito mais que uma lista de “faça” ou “não faça”. Descansar em Jesus significa estar em comunhão ativa com Ele.


“Deus requer, não somente que nos abstenhamos do trabalho físico no sábado, mas que a mente seja disciplinada de modo a pensar em temas santos. O quarto mandamento é transgredido mediante a conversa sobre coisas mundanas ou leves e frívolas” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 2, p. 703).


Se guardarmos verdadeiramente o sábado como Deus planejou, seremos santificados em todas as áreas da vida – física, mental, social e financeiramente. Cavalgaremos verdadeiramente sobre os altos da Terra e seremos exaltados mais do que poderíamos imaginar, diante de Deus.


Pense nisto: Como o sábado deve ser santificado? Por que a abstenção do trabalho não é suficiente? O que significa o verdadeiro descanso?


Parábola


O celular de Suzie vibrou com um torpedo de Ted: “Mal posso esperar para ver você no domingo às 2 da tarde.” Ted estudava em outra universidade, mas, aos domingos, dirigia 80 quilômetros a fim de poder passar duas ou três horas com ela.


Suzie acordou tarde naquele domingo. Ela havia ficado estudando até tarde na noite anterior. Quando Ted bateu à porta, Suzie lhe deu um apressado “oi” e perguntou se ele se importaria em esperar enquanto ela terminava de lavar a roupa. Meia hora depois, eles saíram.


No lanche, Suzie encontrou uma amiga do segundo grau que não via há vários anos. Elas bateram um bom papo. Ted parecia chateado, mas Suzie pensou: “Ainda tenho algum tempo para passar com ele. Além disso, posso fazer as pazes no domingo que vem.” A amiga tinha acabado de ir embora quando o celular de Suzie tocou. Era Sara, dizendo que aquele era o último dia da venda daquelas fabulosas sandálias pretas de couro que elas queriam tanto. Relutantemente, Ted foi com Suzie ao centro comercial. Mas, quando acabaram as compras, era hora de Ted voltar.


“Onde foi todo aquele tempo?” Suzie pensou, enquanto Tom ia embora. “Ah!, bem”, ela prometeu a si mesma, “posso arranjar as coisas na semana que vem...”


Perguntas para reflexão


  1. Como a guarda do sábado é semelhante a uma relação?
  2. Como você acha que Ted se sentiu depois daquele encontro? 
  3. Como você quer que Deus Se sinta depois de cada sábado com você? O que você pode fazer para melhorar o tempo que passa com Deus?
  4. Por que você acha que Suzie agiu daquela maneira? 
  5. Como nos assemelhamos frequentemente à Suzie na maneira de nos relacionar com Deus?
  6. Cada sábado traz uma lembrança de que o grande Deus do Universo quer passar tempo conosco, pessoalmente. O que podemos fazer para tornar nosso tempo exclusivo e proveitoso?

A sexta-feira é o dia de preparação para o sábado. Mas, se começarmos a nos preparar física e espiritualmente a partir do domingo, poderemos apreciar mais plenamente as bênçãos do sábado e servir também de bênção aos outros.


Tente isto:

  1. Faça uma lista de todas as coisas que precisa fazer a fim de estar preparado para o sábado. Agora, faça alguma coisa dessa lista começando no domingo e terminando na sexta-feira.
  2. Na sexta-feira, prepare um prato especial a ser apreciado no começo do sábado.
  3. Faça um culto musical no pôr-do-sol na sexta-feira ou na tarde de sábado, com todos cantando juntos. Aprenda alguns hinos que celebrem o significado do sábado.
  4. Faça um desenho ou uma pintura do que significa o sábado para você. Pendure-o em um lugar em que todos os que entram em sua casa sejam abençoados por ele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário