terça-feira, 12 de maio de 2009

Mudança de coração




A manifestação sem paralelo da compaixão e graça divina no Calvário tem transformado milhões de corações. Desde o momento em que Cristo pendendo, morreu na cruz, as pessoas passaram a ser transformadas ao contemplar Seu amor. Um dos criminosos crucificados com Ele notou que Jesus era alguém especial, com um futuro além dessa morte vergonhosa (Lc 23:39-43). E até o centurião romano percebeu que Jesus não era um criminoso (v. 47).


6. Como nossa vida deve ser mudada quando contemplamos Jesus e o que Ele fez por nós? 


2Co 3:16-18;   -  Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado. Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. 


Hb 12:2, 3  -  olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma. 


“Que o pecador arrependido fixe os olhos sobre ‘o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo’ (Jo 1:29); e, contemplando, seja transformado. Seu temor transmuda-se em alegria, suas dúvidas, em esperanças. Surge a gratidão, abranda-se o coração empedernido. Uma onda de amor inunda o ser. Cristo nele Se torna uma fonte que salta para a vida eterna. ... Quando O contemplamos no Getsêmani, suando grandes gotas de sangue, e na cruz, morrendo em agonia – quando vemos isto, não mais o próprio eu clama por atenções. Olhando a Jesus, envergonhamo-nos de nossa frieza, nossa letargia, nosso espírito interesseiro. Tornamo-nos dispostos a ser qualquer coisa e a não ser nada, contanto que façamos um serviço de amor para o Mestre” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 439, 440. Itálicos acrescentados.)


Como as palavras refletem sua experiência com Cristo? O que pode estar impedindo você de voltar a ter a experiência mais profunda com Ele? Quanto tempo você passa contemplando o Calvário?


Os teólogos propõem várias teorias da expiação. Mas, depois de tudo estar dito e feito, não há teoria nem combinação de teorias que faça justiça à maravilha da graça de Deus (veja 1Co 1:20-25). É bom comentar em grupo sobre as passagens das Escrituras que revelam diferentes aspectos do sacrifício de Jesus. O que Jesus fez por nós não deve ser apenas assunto de debate, mas de meditação e oração. Embora haja muito que não possamos entender, temos o suficiente para que nos maravilhemos com o que Deus fez por nós em Cristo.


(1Co 1:20-25) -  Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário