sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tempo santo



A palavra santo ocorre na Bíblia em diferentes contextos. Às vezes, as pessoas são chamadas de santas e o mesmo ocorre com objetos ou períodos de tempo. O significado básico é: “reservado para um uso específico”. Os sacerdotes eram santos porque eram separados para serviço no santuário. Eles manipulavam vasos e instrumentos santos, que eram retirados do uso secular para um propósito cerimonial específico. Da mesma forma, os dias santos são reservados por Deus para um propósito específico. Uma vez que tenham sido reservados como santos, eles não mais estão disponíveis para uso comum, porque foram destinados para um propósito mais elevado. Nesses dias santos, as atividades devem corresponder ao propósito que Deus atribuiu a esses dias.

3. Devemos nos “lembrar” de santificar o sábado. Somos nós ou é Deus que torna santo o sábado? Que diferença faz? 


Gn 2:3; -  "E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera."


Is 58:13  -  "Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs," 


O sábado é um poderoso testemunho da soberania de Deus. Só Ele pode criar, e só Ele pode santificar alguma coisa. É por isso que os adventistas objetam com tanto empenho contra a mudança do sábado para o domingo, como dia cristão de descanso e adoração. Sem um claro mandado divino, essa mudança não passa de uma afronta a Deus” (Richard Rice, The Reign of God, p. 403).


4. Como o santo sábado semanal afeta os que decidem obedecer ao mandamento de guardar o sábado de acordo com o dia designado por Deus de tempo sagrado? 


Êx 31:12, 13  -  "Disse mais o SENHOR a Moisés: Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica."


A guarda do sábado combina aspectos interiores com exteriores. Quando nossa guarda do sábado é só uma questão de comportamento exterior, seguindo uma lista de regras, perdemos seu verdadeiro significado. Mas, ao mesmo tempo, nossa guarda do sábado é visível aos outros. Diz aos outros que somos separados e diferentes. É um sinal de nossa lealdade ao Criador e Redentor.


Deus quer que Seu povo seja “santo”; isto é, quer pessoas que se hajam separado conscientemente das coisas deste mundo. Em aspectos concretos, como a guarda do sábado deve ajudar você a ser “separado” do mundo? Quando enfrenta tentações durante a semana, como a realidade da aproximação do sábado deve lhe servir de lembrança de que devemos ser um povo santo, separado das coisas do mundo que nos corrompem?






Nenhum comentário:

Postar um comentário