sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Luta pelo poder





“O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Provérbios 16:18, NVI).



Um mal-disfarçado ódio contra Moisés e Arão ainda irritava o coração da multidão. Ser condenados a vaguear pelo deserto até que a primeira geração a sair do Egito morresse parecia mais do que muitos deles podiam suportar. Em vez de se submeter ao juízo de Deus, alguns começaram a conspirar como poderiam se libertar dos dois irmãos, como se de alguma forma esses dois homens, e não Deus, fossem os responsáveis pela situação.


“Corá, o espírito dirigente desse movimento, era levita, da família de Coate e primo de Moisés; era homem de habilidade e influência. Embora designado para o serviço do tabernáculo, descontentara-se com sua posição e aspirara à dignidade do sacerdócio. A concessão a Arão e sua casa do ofício sacerdotal, que anteriormente tocava ao filho primogênito de cada família, dera origem a inveja e dissabor e, por algum tempo, ... estivera secretamente a se opor à autoridade de Moisés e Arão. ... Finalmente, concebeu o ousado plano de subverter tanto a autoridade civil como a religiosa” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 395).


O estudo desta semana deve ser para nós uma poderosa lembrança da corrupção do coração humano. Orgulho, ciúme e amor pelo poder, se abrigados e deixados a envenenar o espírito, podem se manifestar de maneiras terríveis. Só Deus sabe quanta dor, sofrimento e perda resultaram e resultarão daqueles que, sabendo melhor, permitem que essas sementes amargas produzam sua colheita.






Rebelião (Novamente)


1. Que quatro mentiras foram levantadas pelo rebelde Corá e seus cúmplices? 


Nm 16:1-3  -  Corá, filho de Isar, filho de Coate, filho de Levi, tomou consigo a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, e a Om, filho de Pelete, filhos de Rúben. Levantaram-se perante Moisés com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, eleitos por ela, varões de renome, e se ajuntaram contra Moisés e contra Arão e lhes disseram: Basta! Pois que toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e o SENHOR está no meio deles; por que, pois, vos exaltais sobre a congregação do SENHOR?


A reação de Moisés a este ataque (v. 4) revela quão frustrado ele deve ter se sentido diante dessas acusações distorcidas, especialmente por aqueles que deviam saber melhor. “Faziam parte do número dos que subiram com Moisés ao monte, e viram a glória divina. ... Dizendo ter grande interesse na prosperidade do povo, falaram a princípio, uns com outros, ocultamente, a respeito de seu descontentamento e, a seguir, falaram aos homens dirigentes de Israel. Suas insinuações foram tão prontamente recebidas que se arriscaram ainda mais e, afinal, acreditaram realmente estarem agindo pelo zelo de Deus” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 396-397).


Novamente, vemos a manifestação do pecado original de Satanás no Céu. Não importava quão exaltados fossem esses homens e príncipes, nem as elevadas posições que eles detinham, nada era suficiente para eles. Queriam sempre mais.
Como devemos ser cuidadosos!


2. Que mais havia por trás daquela rebelião? Por que, também, essas eram acusações totalmente falsas? 


Nm 16:12-14   -  Mandou Moisés chamar a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe; porém eles disseram: Não subiremos; porventura, é coisa de somenos que nos fizeste subir de uma terra que mana leite e mel, para fazer-nos morrer neste deserto, senão que também queres fazer-te príncipe sobre nós? Nem tampouco nos trouxeste a uma terra que mana leite e mel, nem nos deste campos e vinhas em herança; pensas que lançarás pó aos olhos destes homens? Pois não subiremos. 


São incríveis as palavras desses homens, chamando o Egito (o Egito terra da escravidão deles!) de terra “que mana leite e mel”! É surpreendente como o pecado foi capaz de perverter tanto seu julgamento a ponto de que o país de sua escravidão e servidão passou a ser mencionado por eles como se representasse a Terra Prometida de Deus!


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic742009.html

Um comentário:

  1. EU ME ARREPENDO DE TER DADO OUVIDOS Á BOA NOVA SE LÚCIFER E ACREDITADO QUE EU ERA IGUAL A JESUS.
    HOJE MORO NESSE MUNDO E VISTO UMA PELE DE ANIMAL...
    MAS GRAÇAS A DEUS SEREI PERDOADO ATRAVÉS DA GRAÇA IMERECIDA DE JESUS.
    VOLTAREI PARA CASA ASSIM COMO O FILHO PRÓDIGO VOLTOU!

    ResponderExcluir