terça-feira, 18 de maio de 2010

Ar ruim, bom ar



Um dos grandes desafios que muitos enfrentam, especialmente os que vivem nas cidades, é que frequentemente o ar está sujo e poluído. Outros fatores que conspiram contra o ar fresco incluem o hábito de fumar, especialmente quando ele não é renovado. 


Respirar ar poluído pode levar a numerosos problemas de saúde, incluindo enxaquecas, náuseas, vômito e doenças oculares e respiratórias. Em algumas partes do mundo, milhões de pessoas, especialmente crianças, sofrem enfermidades que ameaçam a vida por respirar ar poluído, frequentemente de instalações culinárias mal ventiladas.


Em contraste, o ar puro normalmente pode ser encontrado em abundância em ambientes naturais ao ar livre, especialmente ao redor de árvores sempre verdes, plantas verdes nas montanhas e florestas, perto de água sempre em movimento como oceanos, lagos e cachoeiras, e depois de chover. Calcula-se que as algas do oceano fornecem quase 90 por cento do oxigênio da nossa atmosfera, e o restante vem das plantas. As plantas naturais em nossa casa podem ajudar a purificar o ar e remover o gás carbônico.


Então, é importante fazer o melhor para respirar ar puro. Exercícios ao ar livre, em vez de lugares fechados, especialmente, se possível, pela manhã. Além disso, principalmente para os que trabalham em ambientes fechados, é importante tirar intervalos regulares a fim de sair e respirar ar fresco, novamente, se possível. Depois de uns poucos momentos fora, frequentemente a pessoa se sente renovada e revigorada. É muito melhor dormir à noite com uma janela aberta, mesmo que só um pouco, a fim de desfrutar os benefícios do ar fresco enquanto dorme.


“Para possuir bom sangue, é preciso respirar bem. Plena e profunda inspiração de ar puro, que encha os pulmões de oxigênio, purifica o sangue, comunicando-lhe uma cor viva, enviando-o, qual corrente vitalizadora, a todas as partes do corpo. Uma boa respiração acalma os nervos, estimula o apetite e melhora a digestão, o que conduz a um sono profundo e restaurador.

“Deve-se conceder aos pulmões a maior liberdade possível. Sua capacidade se desenvolve pela liberdade de ação; diminui, se eles são constrangidos e comprimidos. Daí os maus efeitos do hábito tão comum, especialmente em trabalhos sedentários, de ficar todo dobrado sobre a tarefa em mão. Nessa postura é impossível respirar profundamente. A respiração superficial torna-se em breve um hábito, e os pulmões perdem a capacidade de expansão” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 272, 273).


Leia Gênesis 1:26. Que implicações existem sobre nossa responsabilidade para com o mundo criado que nos foi dado?



Um comentário:

  1. Minha Arma? A bíblia!.
    Meu Lugar? A igreja...
    Meu Caminho? O céu...
    Minha Companhia? Jesus...
    Meu Amigo? Espírito Santo...
    Meu Desejo? Pregar a sua palavra!
    Meu Verbo? Orar...
    Meu Sonho? A salvação...
    Meu Espírito? Purificado!
    Meu Vício? Amar a Deus...
    Minha Energia? Vem de Deus...
    Meu objetivo? Fazer a diferença...
    E pra terminar....
    Crente não canta... Louva ao pai!
    Crente não toca...Esbanja talento!!!
    Crente não fala... Profetiza!!!
    Crente não se acha... Ele é!!!
    Crente não critica... Ensina!!!
    Crente não tem amigos... Tem irmãos!!!
    Crente não vê... Tem visões!!!
    Crente não faz chover... Faz cair bênçãos do céu!!!
    Crente não falha... Porque Deus
    está com ele!!!
    Crente não corre...por que Deus sabe a hora certa!!
    Crente não é médico... Mas cura os enfermos através de Deus!!!
    Crente não faz mágica... Mostra o poder de Deus!!!
    Crente não se rebaixa... Levanta a cabeça...
    Crente não é ignorante... É humilde sempre
    Diacono Sergio Christino

    ResponderExcluir