quinta-feira, 27 de maio de 2010

O álcool hoje




Na primeira década do século 21, o álcool esteve envolvido em quase 1,8 milhões de mortes por ano; isso significa 3,2% das mortes no mundo. A quantidade de álcool consumida está subindo continuamente. O consumo abusivo (de quatro a cinco doses sucessivas em homens e três a quatro doses sucessivas em mulheres) está crescendo de modo inquietante entre adolescentes e jovens adultos. Essa tendência não mostra sinais de enfraquecer. O álcool tem consequências pela intoxicação, embriaguez, dependência (vício) e outros efeitos químicos sobre o corpo.

3. Que instruções, experiências e advertências apresenta a Bíblia contra o álcool? 


Havia um homem de Zorá, da linhagem de Dã, chamado Manoá, cuja mulher era estéril e não tinha filhos. Apareceu o Anjo do SENHOR a esta mulher e lhe disse: Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho. Agora, pois, guarda-te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda; porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus. Então, a mulher foi a seu marido e lhe disse: Um homem de Deus veio a mim; sua aparência era semelhante à de um anjo de Deus, tremenda; não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome. Porém me disse: Eis que tu conceberás e darás à luz um filho; agora, pois, não bebas vinho, nem bebida forte, nem comas coisa imunda; porque o menino será nazireu consagrado a Deus, desde o ventre materno até ao dia de sua morte. Então, Manoá orou ao SENHOR e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus que enviaste venha outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer. (Juí. 13:2-8) 


O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio. (Prov. 20:1)


Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão coisas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então, tornarei a beber. (Prov. 23:31-35)


Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta! (Isa. 5:11)


E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, (Efés. 5:18)


Curiosamente, muito antes de qualquer descrição científica dos efeitos negativos do álcool sobre o feto (síndrome do álcool fetal), a mãe de Sansão foi advertida a não tomar álcool durante a gravidez. Salomão também adverte contra os efeitos do álcool, especificamente o vinho e a cerveja. A partir da observação pessoal e, possivelmente, da experiência, ele descreve como o álcool modifica o comportamento, normalmente conduzindo à tristeza. Isaías descreve vividamente como os sacerdotes se comportam inadequadamente quando estão intoxicados, confirmando as advertências dadas por outros escritores. Paulo também tem palavras de precaução quanto ao álcool.

As descrições bíblicas do consumo de álcool revelam principalmente comportamentos impróprios e indesejáveis e advertem contra esses resultados.
“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1Pe 5:8). Podemos estar certos de que o uso do álcool é uma das maiores armadilhas do diabo. Quantos milhões de vidas têm sido arruinados ao longo dos séculos pelo uso dessa droga perigosa, venenosa tanto para o corpo como para a mente! Como será melhor para nós mesmos e para nossos familiares se evitarmos completamente essa armadilha perigosa, sem transigência!


Quem não conhece pessoas que tiveram a vida arruinada pelo álcool, mediante uso próprio ou de outros. Por que correr esse risco para você mesmo? Que passos você pode dar para assegurar-se de que você ou seus familiares nunca comecem a escorregar por esse caminho perigoso, que não promete nada de bom mas só tristeza e aflição?






Nenhum comentário:

Postar um comentário