segunda-feira, 31 de maio de 2010

Agindo com base na convicção



Em Romanos 12:1, 2, Paulo implora que os cristãos se ofereçam ao Senhor em sacrifício completo. A integridade de corpo, mente e espírito é apresentada como um todo ao Senhor. Isso exige integridade em cada parte do todo.


Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rom. 12:1-2)


Alguns compreendem facilmente a importância da mente pura mas são negligentes a respeito do corpo. Como vimos, essa não é uma posição bíblica. Nosso corpo é dom de Deus e, por causa disso, somos ordenados por Deus a zelar por ele.


A integridade exige que nossas ações reflitam nossa convicção. Hoje, resta pouco espaço para debate sobre os amplos princípios do viver saudável. A ciência médica ensina o que temos sabido há muitos anos. O exercício é importante para o corpo. Se sabemos isso, mostramos falta de integridade se falhamos em dar ao corpo o exercício de que precisa. A água pura e fresca e quantias moderadas de luz solar são muito benéficas. Porque sabemos essas coisas, somos chamados a segui-las.


Em um tempo em que uma epidemia de obesidade varre muitas nações, poucos negariam os perigos da glutonaria. Devemos tomar decisões que só nós, como indivíduos, podemos tomar, a respeito de quanto alimento comemos e o tipo daquilo que ingerimos, especialmente se temos problema com o peso. O cigarro é reconhecido por quase todos como um dos maiores assassinos do mundo. O uso de substâncias, desde o álcool até a maconha e cocaína, tem jogado na sarjeta milhões de vidas produtivas. O Espírito de Profecia já não é mais o único a defender o consumo de frutas e legumes frescos, cereais integrais e nozes. Até departamentos agricultura governamentais recomendam a redução no consumo dos alimentos cárneos ricos em gordura. Em resumo, é melhor seguir uma alimentação vegetariana, especialmente quando sabemos como isso será melhor para nós!


“A verdadeira religião e as leis da saúde andam de mãos dadas. É impossível trabalhar em prol da salvação de homens e mulheres sem lhes apresentar a necessidade do afastamento dos prazeres pecaminosos, que destroem a saúde, aviltam a vida espiritual e impedem a verdade divina de impressionar a mente. Homens e mulheres precisam ser ensinados a vigiar atentamente todo hábito e prática, e imediatamente evitar as coisas que produzem estado insalubre do organismo e consequente sombra escura sobre a mente. Deus quer que Seus luminares se proponham sempre ao padrão elevado. Por preceito e exemplo, devem manter elevada sua norma perfeita acima da falsa norma de Satanás que, se for seguida, produzirá miséria, degradação, doença e morte, tanto do corpo como da espiritualidade” (Ellen G. White, Conselhos Sobre Saúde, p. 480).


Reveja seus hábitos de saúde pessoal. Você está à altura de toda a luz que conhece? Se não, o que o impede de fazer as mudanças que só podem lhe fazer bem?

                                        Estudo adicional

A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo do ser sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus” (Ellen G. White, Educação, p. 57).


“Há uma obra que nos compete fazer – obra inflexível e de zelo. Todos os nossos hábitos, gostos e inclinações devem ser educados em harmonia com as leis da vida e da saúde. Dessa forma podemos garantir as melhores condições físicas, e teremos clareza mental para discernir entre o mau e o bom” (Ellen G. White, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 28).


“O perigo para nós não está na carência, mas na abundância. Somos constantemente tentados ao excesso. Os que desejarem preservar não diminuídas suas faculdades para o serviço de Deus precisam observar estrita temperança no uso de Suas bênçãos, bem como total abstinência de toda condescendência prejudicial ou degradante” (Ellen G. White, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 29).


Perguntas para reflexão

1. Pense na última citação de Ellen G. White acima. O que ela quer dizer quando escreve que nosso maior perigo é o excesso?



2. A luz solar é um componente importante da boa saúde. No entanto, aqui também precisamos de equilíbrio: alguns minutos de luz solar todo dia podem ser uma grande bênção; por outro lado, o excesso pode levar a problemas de saúde. Como podemos achar o equilíbrio correto aqui, como em tudo mais?


3. O que sua igreja local pode fazer para ajudar com o problema de HIV-AIDS em sua comunidade local? Embora, em algumas partes do mundo, o problema seja maior que em outras, todos podemos fazer pelo menos uma pequena parte.


4. O que você pode fazer para encorajar os jovens de sua igreja a se privar da atividade sexual fora do casamento? Por que isso é tão importante? Como a igreja pode ajudar, não só com relação à sexualidade, mas também em outras coisas com que os jovens têm problemas? Como você pode ajudar os jovens (ou idosos, não importa) a fazer as escolhas certas no que respeita às drogas, álcool e tabagismo? Uma coisa é lhes dar advertências pavorosas; outra coisa é fazer o que for necessário para ajudá-los a evitar as escolhas errôneas ou dar-lhes ajuda, se cometerem enganos.


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic1022010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário