quinta-feira, 6 de maio de 2010

O poder da fé



5. “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Pv 17:22). 


O que esse texto nos diz sobre o vínculo entre a mente e o corpo?


Um menino estava morrendo no leito de um hospital quando sua professora o visitou e lhe deu algumas tarefas escolares para fazer. “Aqui, Michael”, ela disse, “estão algumas lições sobre verbos e advérbios. Faça o melhor que puder.” No entanto, a professora não podia deixar de sentir a inutilidade de tudo aquilo, porque a criança parecia muito letárgica, vazia, entregue à morte. Entretanto, logo depois disso, a criança teve uma notável melhora. Antes, o prognóstico não era bom, e não se esperava que o menino vivesse, mas tudo mudou, e ele agora parecia a caminho da recuperação. Quando se perguntou à professora sobre o que acontecera, por que a tarefa escolar parecia ter mudado tanto, ela respondeu: “Eles não iam dar trabalhos sobre advérbios e verbos a um menino agonizante, você não acha?”


Sem sombra de dúvida, o vínculo entre a mente, nossas atitudes e nosso corpo é muito poderoso. Embora a ciência não entenda completamente como funciona esse vínculo, sabe que ele existe, e isso pode fazer um mundo de diferença sobre a saúde integral.
E é aqui que a fé em Deus, confiança em Seu amor e em Sua bondade podem fazer muita diferença. Como é mais fácil estar mais tranquilo e menos estressado quando você conhece a realidade do amor de Deus e Seu cuidado por você! Estudos em todo o mundo mostram que a fé religiosa traz consigo claros benefícios à saúde, que os que creem em Deus tendem a viver mais, sofrer menos depressão e lidar melhor com eventos emocionalmente traumáticos. E enquanto certamente não podemos desconsiderar o poder sobrenatural e miraculoso de Deus para trazer cura à nossa vida, não é necessariamente isso que está envolvido aqui. Em vez disso, a paz, a certeza, a esperança que a fé traz ao cristão sem dúvida podem provocar atitudes mentais que afetarão nossa saúde integral. Realmente, um coração alegre pode agir como medicamento – muito melhor, porque frequentemente os medicamentos podem trazer efeitos colaterais danosos.


Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. (Mat. 6:27-34).


O que Jesus está nos dizendo aqui? Como você pode aplicar essas palavras a seus temores e preocupações? Alguns desses temores são grandes demais para que Deus dê conta deles? Existe alguém que está além do amoroso alcance de Deus? Como você pode aprender a entregar esses medos ao Senhor e ter a paz que Ele promete?


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic622010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário