quinta-feira, 6 de maio de 2010

O estresse




Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nEle, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo” (Rm 15:13, NVI).


6. Como pode você aprender a depender mais dessas promessas? Que atitudes ou ações o estão impedindo de voltar?


Um dos maiores desafios da saúde, e que todos enfrentamos, está relacionado com o estresse; não com os grandes traumas da vida, mas com a vida em geral, com as pressões diárias que enfrentamos tão frequentemente.


Os médicos registram que até 90 por cento dos pacientes que recebem apresentam queixas relacionadas com o estresse. A ciência mostrou que quando estamos estressados, lançamos certos hormônios que podem afetar vários órgãos do nosso corpo. Quando sobrecarregados por longos períodos, os órgãos podem ser debilitados por esses hormônios, ficando mais suscetíveis à doença. A tensão, por exemplo, pode lançar adrenalina, que faz o coração bater mais rápida e poderosamente, provocando palpitações. Alguns hormônios do estresse levam à constrição dos vasos sanguíneos, resultando em hipertensão. O estresse pode provocar respiração superficial e rápida, e até mesmo hiperventilação. O estresse pode desviar o sangue do estômago, causando problemas digestivos. (Quem não sentiu o que o medo, a ansiedade e a preocupação podem fazer ao estômago?) Pode ainda provocar aumento da glicose no sangue, o que em algumas pessoas pode levar à diabete. Também pode ter impacto negativo sobre o sono, o que, por sua vez, pode prejudicar a saúde integral. Também foi demonstrado que o estresse pode afetar negativamente o sistema imunológico, linha avançada da defesa do corpo contra a doença.


A lista poderia continuar, mas a lição deve ser clara. Precisamos aprender a controlar o estresse. É aqui que a fé em Deus pode ter uma função importante, porque o conhecimento e a experiência pessoal da realidade do amor de Deus pode ter efeito calmante, reduzindo muito o estresse e as consequências negativas sobre a saúde que o seguem.    


Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic622010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário