terça-feira, 25 de maio de 2010

Temperança em todas as coisas



Às vezes, a palavra temperança soa antiquada. Frequentemente, nós a comparamos com movimentos e organizações que dão atenção particularmente ao álcool e ao fumo. Pensamos nas antigas canções promovidas por esses movimentos e cantadas por nossa igreja nascente; mulheres advertindo os jovens sobre os hábitos asquerosos dos que mascam e cospem tabaco. Quase caricaturamos toda a questão, e evitamos mencionar a palavra em nossa era sofisticada.


Pensa-se, às vezes, ser mais fácil nem mesmo falar de temperança. Enquanto deixamos de falar e instruir sobre temperança, alguns em nossa igreja estão sendo vencidos por coisas que se considerava serem problemas só do “mundo”.


4. Leia 2 Pedro 1:5-9. Como essas palavras devem ser aplicadas a todas as áreas de nossa vida, particularmente quando se referem aos hábitos de saúde? Como podemos tornar essa admoestação bíblica uma realidade para nós mesmos?


por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. (2 Ped. 1:5-9)


Temperança é muito mais que não fumar, não usar drogas ilegais, não beber álcool, ou até mesmo chá, café e refrigerantes. Isso porque até as boas coisas, quando levadas a excesso, podem causar problemas.


Quais são seus hábitos de trabalho? Você mantém horários razoáveis? Existe tempo para Deus, para a família, recreação, preparo físico e serviço aos outros?
Quanto tempo você passa dormindo, ou você está trabalhando todo o tempo? Ou, por outro lado, você dorme demais? Sono demasiado, assim como também muito pouco, pode ter efeitos negativos sobre a saúde.


Que dizer da alimentação? Talvez você não coma carne porco e nem mesmo frango, mas você enche o prato com tanta comida que mal pode se levantar da mesa quando termina?


Sabemos que a luz solar é boa para nós. Mas luz demais pode ser agente cancerígeno. O exercício também é importante. Muitos não fazem o suficiente, mas exercício demais pode danificar o corpo. Até mesmo a sexualidade, embora seja um dom de Deus, pode ser levada a excesso, com efeitos colaterais negativos.


Ellen G. White descreveu a essência da verdadeira temperança com esta simples declaração: “Verdadeira temperança nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas e usar judiciosamente aquilo que é saudável” (Patriarcas e Profetas, p. 562).


Examine todas as áreas de sua vida. Quão temperante é você? Em que áreas você precisa mudar? Você pode estar sofrendo agora alguns dos efeitos negativos de práticas erradas? Por que não buscar alguma ajuda para fazer as mudanças necessárias?





Nenhum comentário:

Postar um comentário