sexta-feira, 14 de maio de 2010

Descanso e restauração



"Havia muita gente indo e vindo, ao ponto de eles não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: ‘Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco’” (Mc 6:31, NVI).

Leituras da semana: Gn 2:15Êx 20:8-1123:12Mt 11:28-30Mc 2:276:30-32

Um aluno brilhante de medicina, em Loma Linda, estava esgotado. Levantando-se às quatro da manhã e trabalhando até a meia-noite, ele se esforçava para acompanhar seu currículo fatigante, mas sem resultados. Ele estava ficando cada vez mais para trás.

“Desesperado, ele procurou um professor pedindo ajuda. Sendo um homem sábio, o professor recomendou que Tom tirasse pelo menos sete horas de sono toda noite, não importando o que acontecesse, e trinta minutos de exercício vigoroso todos os dias. Tom estava incrédulo, ... mas, afinal, concordou relutantemente em tentar esse programa. Afinal, ele estava tão atrasado que não tinha nada a perder. Para seu absoluto assombro, suas notas começaram a melhorar em apenas duas semanas. Ao final do ano, ele estava entre os melhores da classe e, no devido tempo, completou com sucesso seu preparo médico” (“I’m So Tired,” Série Hardinge Lifestyle (Loma Linda, Calif., Escola de Saúde da Universidade Loma Linda, 1988), p. 3-5.

Muitos de nós estamos na mesma condição de Tom. Todos precisamos diariamente de ter descanso, bem como do descanso semanal a fim de alcançar saúde física, mental, espiritual e social.

A semana à primeira vista: Precisamos regularmente de descanso físico, mental e emocional a fim de produzir o nosso melhor.

Neste sábado participe do Impacto Esperança


                                                    Sem tempo

Muitos de nós vivemos em um ambiente muito tenso e agitado, cheio de muitas coisas a fazer e pouco tempo para executá-las. Madre Teresa disse: “Acho que hoje o mundo está de cabeça para baixo, e sofre tanto porque existe pouco amor no lar e na vida familiar. Não temos tempo para nossos filhos, não temos tempo uns para os outros. Não existe tempo para desfrutar uns com os outros.”

Em algumas culturas, o esforço para “prosperar”, ganhar dinheiro, ser um “sucesso”, domina tudo, a ponto de o casamento, a família, e até a saúde serem sacrificados.
Evidentemente, é bom esforçar-se para trabalhar, fazer o melhor e prover o necessário para si mesmo e para a família; a Bíblia dá pouco valor aos preguiçosos

Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? (Prov. 6:9)

O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta. (Prov. 13:4)
Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma. (2 Tess. 3:10)


No entanto, podemos levar longe demais uma coisa boa e, como resultado, sofremos nós e aqueles que amamos e com quem nos importamos. Muito frequentemente, ouvimos de um pai que trabalha todo o tempo, dizendo que está fazendo isso “para sua família” quando, no fim, é a família que está sendo prejudicada pela contínua e excessiva ausência do pai.

1. Qual era a intenção de Deus para a humanidade a respeito do trabalho, mesmo antes do pecado? 

Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. (Gên. 2:15)

Desde o início, mesmo no mundo anterior à Queda, a intenção de Deus era que os seres humanos trabalhassem. E também descansassem do trabalho. Especialmente agora, como seres caídos, milhares de anos afastados da árvore da vida, devemos nos lembrar de que nosso corpo tem limitações e, assim, o descanso é vitalmente importante.

2. Que disse Jesus sobre a necessidade de descanso, por mais importante que seja nosso trabalho? 

Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado. E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Então, foram sós no barco para um lugar solitário. (Mar. 6:30-32)


Logo a seguir, compeliu Jesus os seus discípulos a embarcar e passar adiante para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. E, tendo-os despedido, subiu ao monte para orar. (Mar. 6:45-46)


Jesus e Seus discípulos tomaram tempo para descansar. Ele sabia que Seu corpo precisava de tempo para se restaurar. Também nós precisamos de tempo para descanso diário. O persistente abuso pela falta de sono, a seu tempo, produz perda física e emocional. Não importa quão jovem, saudável ou forte seja a pessoa, nosso corpo precisa de descanso e, mais cedo ou mais tarde, um estilo de vida desregrado cobrará sua conta.
Participe e conheça mais sobre o Impacto Esperança visitando www.portaladventista.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário