segunda-feira, 3 de maio de 2010

A fé e as curas miraculosas



Até uma leitura superficial dos Evangelhos mostra que grande parte do ministério de Jesus envolveu a cura miraculosa: doentes, cegos, agonizantes e até mortos eram restaurados pelo poder sobrenatural do Senhor. Em muitos casos, também, a fé foi considerada como condição prévia para a cura


E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados. (Mat. 9:2)


E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã. (Mat. 9:22)


Tendo ele entrado em casa, aproximaram-se os cegos, e Jesus lhes perguntou: Credes que eu posso fazer isso? Responderam-lhe: Sim, Senhor! Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé. (Mat. 9:28-29)


Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã. (Mat. 15:28)


Em contraste, em alguns casos, a descrença foi fator que impediu a cura, como em Nazaré


E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles. (Mat. 13:58)


Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. Admirou-se da incredulidade deles. Contudo, percorria as aldeias circunvizinhas, a ensinar. (Mar. 6:5-6)


Em um caso em que os discípulos foram impossibilitados de executar uma cura, Jesus disse que era por causa da incredulidade deles


E, quando chegaram para junto da multidão, aproximou-se dele um homem, que se ajoelhou e disse: Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água. Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo. Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino. E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado. Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível. (Mat. 17:14-20)


Mas o fato de a fé ser um componente muito importante dessas curas miraculosas levou alguns a crer que, se falhar uma tentativa de cura pela de oração, será por falta de fé por parte da pessoa que está doente. No entanto, essa é uma compreensão muito superficial e falsa da fé e da cura.


7. Que se pode dizer sobre a fé daqueles que foram curados por Jesus? Que lições podemos tirar desses exemplos? 


Tendo Jesus partido dali, entrou na sinagoga deles. Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, então, com o intuito de acusá-lo, perguntaram a Jesus: É lícito curar no sábado? Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem. Então, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e ela ficou sã como a outra. (Mat. 12:9-13)


E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. (Luc. 13:11-13)


Ora, diante dele se achava um homem hidrópico. Então, Jesus, dirigindo-se aos intérpretes da Lei e aos fariseus, perguntou-lhes: É ou não é lícito curar no sábado? Eles, porém, nada disseram. E, tomando-o, o curou e o despediu. (Luc. 14:2-4)


Falava ele ainda, quando chegou uma multidão; e um dos doze, o chamado Judas, que vinha à frente deles, aproximou-se de Jesus para o beijar. Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem? Os que estavam ao redor dele, vendo o que ia suceder, perguntaram: Senhor, feriremos à espada? Um deles feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha direita. Mas Jesus acudiu, dizendo: Deixai, basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou. Então, dirigindo-se Jesus aos principais sacerdotes, capitães do templo e anciãos que vieram prendê-lo, disse: Saístes com espadas e porretes como para deter um salteador? (Luc. 22:47-52)


Em nenhum desses textos existe qualquer menção à fé da parte dos que foram curados. Essa declaração não visa a diminuir o papel da fé na questão da cura miraculosa; só mostra que a expressão da fé nem sempre é um componente definitivo. O fato é que não entendemos por que em alguns casos podemos ver o que obviamente é uma intervenção sobrenatural do Senhor para curar. Em outros casos, a cura vem mediante processos naturais, em que podemos crer apropriadamente que a mão do Senhor trabalhou em favor do doente por meio desses meios. E sempre existem aqueles casos em que, por razões que não entendemos, as curas não vêm como pedimos e desejamos. As boas-novas para nós, como cristãos adventistas, porém, são que mesmo nesses últimos casos, ainda podemos confiar no amor, misericórdia e bondade de Deus, mesmo em meio às tragédias inexplicáveis que sempre fazem parte deste mundo caído.


Como podemos aprender a confiar no Senhor e em Seu amor por nós quando as orações pela saúde e cura não foram respondidas como gostaríamos?
                                            
Estudo adicional


Na verdadeira ciência não pode existir coisa alguma contrária aos ensinamentos da Palavra de Deus, uma vez que ambas são originadas do mesmo autor. A correta compreensão das duas sempre provará que se encontram em mútua harmonia” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 258. Veja também A Ciência do Bom Viver, p. 462 e Manual de Teologia  Adventista do Sétimo Dia, v. 12, p. 751-783.


“A afinidade que existe entre a mente e o corpo é muito grande. Se um é afetado, o outro se ressente. O estado mental tem muito que ver com a saúde física. Se a mente estiver despreocupada e contente, sob a consciência do dever cumprido e com certo senso de satisfação por proporcionar felicidade a outros, isto criará uma alegria que reagirá sobre todo o organismo, produzindo mais perfeita circulação do sangue e o fortalecimento de todo o corpo. A bênção de Deus é um remédio; e os que são generosos em beneficiar os outros, experimentam essa maravilhosa bênção no próprio coração e na vida” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 60, 61; Conselhos Sobre Mordomia, p. 345, 346).


“Todos desejamos respostas imediatas e diretas às nossas orações, e somos tentados a ficar desanimados quando a resposta é retardada ou vem por uma maneira que não esperávamos. Mas Deus é demasiado sábio e bom para atender nossas petições sempre justamente ao tempo e pela maneira que desejamos. Ele fará mais e melhor por nós do que realizar sempre os nossos desejos. E como podemos confiar em Sua sabedoria e Seu amor, não devemos pedir que nos conceda a nossa vontade, mas buscar identificar-nos com Seu desígnio, e cumpri-lo. Nossos desejos e interesses devem-se fundir com Sua vontade. Estas experiências que provam a fé são para nosso bem. Por elas se manifesta se nossa fé é verdadeira e sincera, repousando unicamente na Palavra de Deus, ou se depende de circunstâncias, sendo incerta e instável. A fé é revigorada pelo exercício. Devemos permitir que a paciência tenha a sua obra perfeita, lembrando-nos de que há preciosas promessas nas Escrituras para aqueles que esperam no Senhor” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 230, 231).


Extraído dehttp://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic622010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário