sexta-feira, 14 de maio de 2010

Descanso semanal



7. Que diz a Bíblia sobre a importância do descanso? 

Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. (Gên. 2:1-3)


Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. (Êxo. 20:8-11)


Deus descansou no sétimo dia, depois de completar o trabalho da criação. O verbo hebraico descansou vem da mesma palavra sábado (Shabbat). Este fato mostra como estão entranhados na criação em si o sábado e o descanso que ele realmente oferece. Por mais difícil que seja para nós entender completamente o texto, fica claro que o próprio Deus descansou no dia de sábado.

8. Jesus disse que “o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Mc 2:27). Qual foi o contexto dessa declaração, e o que realmente significa?

Embora seja muito fácil ser apanhado por regras e regulamentos, nunca devemos esquecer que o sábado é um dia para nosso benefício. É para reflexão e deleite dos dons maravilhosos que Deus nos deu. É um tempo para contemplar a bondade de Deus. Esse dia é um sinal perpétuo para reconhecermos Seu amor. As boas-novas do sábado são que, ao guardá-lo, não só falamos a respeito do “descanso em Cristo”, mas – de modo muito real e tangível – expressamos esse descanso, mostrando que confiamos nas obras de Cristo por nós, e não em nossas próprias obras, como meio de salvação.
Além de todos os benefícios espirituais, o sábado nos provê um tempo para que nos afastemos das labutas, tensões e fadigas da semana. É o meio que Deus tem para nos permitir descansar, relaxar, acalmar-nos e desprender-nos. O sábado provê uma forma de obter o descanso de que corpo e mente precisam tão frequentemente.

Qual é sua experiência a respeito do sábado? É de fato um deleite, uma bênção, um descanso? Ou, como no tempo de Cristo, se tornou mais um fardo? Como você pode extrair todos os benefícios possíveis desse dia dado por Deus para descanso?

Receba a revista "Um Dia de Esperança".

                                          Estudo adicional

Leia Ellen G. White, Conselhos Sobre Saúde, p. 99: “Temperança no Trabalho”.
Os que fazem grande esforço para realizar justamente tanto trabalho em determinado tempo, e continuam a trabalhar quando seu juízo lhes diz que deviam descansar, jamais lucram. Estão vivendo de capital emprestado. Estão gastando a energia vital de que necessitarão num tempo futuro. E quando a energia que tão indiferentemente usaram lhes é exigida, fracassam por esta lhes faltar. Esgota-se a força física, fracassam as faculdades mentais. Reconhecem que se defrontam com a perda, mas não sabem qual é. Seu tempo de necessidade chegou, mas os recursos físicos estão esgotados. Todo aquele que viola as leis da saúde, em algum tempo sofrerá perda, em maior ou menor escala. Deus nos proveu de vigor constitucional, que será necessário em diferentes períodos da vida. Caso esgotemos indiferentemente essa energia pela contínua sobrecarga, em algum tempo seremos os prejudicados” (Ellen G. White, Orientação da Criança, p. 397, 398).

Perguntas para reflexão

1. Como age a sociedade e a cultura de sua cidade? Exige das pessoas trabalho, trabalho e trabalho? Ou é mais descontraída? Como você pode determinar o equilíbrio certo entre trabalho e descanso na cultura em que vive?
2. Alguns podem ter dificuldades para dormir por uma só causa: a consciência culpada. Se isto fala de você, o que Jesus fez na cruz para o ajudar? Ao mesmo tempo, o que você precisa fazer para endireitar as coisas e aliviar sua consciência?
3. Encontre alguma pesquisa científica respeitável sobre a necessidade e os benefícios do descanso e comente como você pode se beneficiar desse conhecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário