terça-feira, 18 de maio de 2010

A atmosfera celestial




Até aqui, o estudo desta semana enfatizou as propriedades físicas da atmosfera que Deus criou para Sua família na Terra.


Usamos a palavra atmosfera para descrever não só o ambiente físico do ar que nos cerca, mas também as atitudes, sentimentos, emoções, apoio e afirmação dos que nos rodeiam, que criam uma atmosfera que pode ser positiva ou negativa.


“Todos estão circundados de uma atmosfera própria, que pode estar carregada do poder vivificante da fé, do ânimo, da esperança e perfumada com a fragrância do amor. Ou pode estar pesada e fria com as nuvens do descontentamento e egoísmo, ou intoxicada com o contato mortal de um pecado acariciado. Pela atmosfera que nos envolve, toda pessoa com quem nos comunicamos é consciente ou inconscientemente afetada” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 339).


Pode-se prosperar ou morrer, dependendo da natureza dessa atmosfera. Vamos agora considerar a atmosfera do Céu – uma atmosfera espiritual de louvor e alegria – e estudar o efeito que ela pode ter sobre a vida dos cristãos aqui e agora na Terra.


5. O que os textos a seguir dizem sobre a atmosfera do Céu? 


Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus? (Jó 38:6-7) 


Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra. Bendizei ao SENHOR, todos os seus exércitos, vós, ministros seus, que fazeis a sua vontade. Bendizei ao SENHOR, vós, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR. (Sal. 103:20-22) 


Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes. (Sal. 148:2)


Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. (Luc. 15:7) 


E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. (Apoc. 21:4)


A atmosfera no Céu manifesta claramente alegria e louvor a Deus. Os textos acima conclamam as hostes angélicas a louvar a Deus. É uma experiência rica contemplar mentalmente esses poderosos seres de luz reunidos ao redor do trono de Deus em louvor por Seu amor, misericórdia e graça. O Céu deve ser um lugar em que reinem alegria, louvor e felicidade.


As boas-novas são que, ao aceitar a presença permanente de Cristo e do Pai em nossa vida podemos começar a experimentar essas coisas mesmo agora. Somos chamados à ação para respirar o ar puro do Céu agora e ser cercados pela atmosfera do lar celestial enquanto completamos nossa breve estada neste mundo.


Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. (João 14:23),


Que atmosfera cerca sua vida? Isto é, suas palavras, seu comportamento, suas atitudes refletem mais os baixios da Terra ou as promessas do Céu? O que sua resposta lhe diz sobre suas necessidades de mudar?

                                             Estudo adicional

Leia Ellen G. White: O Maior Discurso de Cristo, p. 123-152: “Não Julgar, mas Praticar”; Caminho a Cristo, p. 67-75: “Crescimento em Cristo”; A Ciência do Bom Viver: “Higiene Geral” p. 271-276.


Deus convida Seu povo a despertar, abandonar a atmosfera glacial em que tem vivido, sacudindo energicamente as impressões e ideias que fizeram esfriar os sentimentos de amor, conservando-o numa inatividade egoísta. Convida-o a elevar-se acima do baixo nível terreno e a respirar a atmosfera luminosa do Céu” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 607).


“Aqueles em quem Cristo habita serão circundados duma atmosfera divina. Suas brancas vestes de pureza exalarão o perfume do jardim do Senhor. Seus rostos refletirão a luz do Seu semblante, iluminando o trilho para pés fatigados e prontos a tropeçar” (Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, p. 135).


“Ainda que nos achemos numa atmosfera maculada e corrupta, não somos forçados a respirar suas fétidas emanações, mas podemos viver no puro ambiente do Céu. Podemos cerrar todas as portas a imaginações impuras e pensamentos profanos, erguendo-nos à presença de Deus por meio de sincera oração. Aquele cujo coração se acha aberto para receber o auxílio e a bênção de Deus há de viver numa atmosfera mais santa que a da Terra, tendo constante comunhão com o Céu” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 99).


Perguntas para reflexão


1. Qual é a qualidade geral do ar onde você vive? Se você vive no campo, provavelmente é muito boa, e você pode respirar bastante. Se mora na cidade, que desafios você enfrenta?
2. A questão da poluição do ar é muito séria. O que você pode fazer, como pessoa, mesmo em escala muito pequena, para ajudar com relação a esse problema? Quais são nossas obrigações como igreja para tentar ajudar a aliviar este problema?
3. Você conhece pessoas que sofrem algum problema de saúde devido à má qualidade do ar? Neste caso, como você pode ajudar? Por que não ajudá-las a passar algum tempo em um lugar em que o ar seja puro e fresco?
4. Converse com um profissional de saúde para explicar mais detalhadamente os benefícios do ar puro.



Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic822010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário