sábado, 8 de maio de 2010

Um homem disse ao Universo



Um homem disse ao Universo:
“Senhor, eu existo!”
“Porém”, respondeu o Universo,
“Esse fato não traz sobre mim
Nenhum senso de obrigação.” – Stephen Crane

3. Qual é a mensagem desse poema? Para nós, cristãos adventistas, como a visão do lugar que ocupamos no Universo deve ser diferente da ideia apresentada nesse poema? Qual é a principal razão para essa diferença?


Pense por um momento: suponha que não existisse Deus, não existisse o Criador, nenhum poder divino que nos tivesse criado. Mas suponha que fôssemos o que muitos afirmam sermos: macacos altamente avançados, nada mais; simplesmente seres que apareceram no meio de um Universo sem Deus que não se importa nada conosco. Suponha que estivéssemos à mercê de forças irracionais que não tivessem nenhum interesse nem preocupação sobre nós ou nosso bem-estar? Que tipo de mundo seria esse?


Em contraste, não é isso que cremos, como cristãos. Cremos que Deus nos criou, nos sustenta e cuida de nós. Por causa disso, entre todas as pessoas, devemos ter razões para lidar com os temores e provações que atacam toda a humanidade.


4. Que esperança e conforto, mesmo em meio às ocasiões de temor, você pode tirar dos textos a seguir? 


O SENHOR está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem? (Sal. 118:6)
Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. (Prov. 3:5-6) 


Não se vendem cinco pardais por dois asses? Entretanto, nenhum deles está em esquecimento diante de Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais. (Luc. 12:6-7)


Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Rom. 8:38-39)


Mesmo como cristãos que creem na existência de Deus, não existe nenhuma dúvida de que enfrentamos um mundo assustador, em que tudo pode acontecer. Com nosso conhecimento de Deus, porém, temos um contexto, um ambiente, que nos ajuda a entender melhor o mundo como um todo e nosso lugar nele.


E assim, idealmente, podemos ter esperança e conforto mesmo em meio aos tempos mais difíceis. Isso não significa que não enfrentamos coisas ruins, ou coisas que podem nos levar a temer. Ao contrário, significa que temos um fundamento firme em que enfrentar esses temores e lidar com eles.


Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic622010.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário