terça-feira, 11 de maio de 2010

Descanso e restauração (comentário)



Há duas formas de descanso: interno e externo. O interno tem que ver com você, sua mente, sua consciência. O externo refere-se a influências do meio ambiente e de outras pessoas sobre sua vida.


Para obter descanso interno, por exemplo, é importante aprender a lidar com sua angústia ou tristeza, também aprender a não absorver problemas que não são de sua responsabilidade, refletir quando provocado e escolher agir com serenidade e não reagir com irritabilidade, saber desligar-se com amor das pessoas que estão descontroladas, o que significa evitar se envolver em situações de estresse e conflitos evitáveis, deixando a outra pessoa assumir as consequências de seus atos. “Homem [ou mulher] de grande ira tem de sofrer o dano; porque se tu o livrares, virás ainda a fazê-lo novamente” (Pv 19:19). Também é possível conseguir descanso interior praticando a oração da serenidade: “Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; coragem para modificar aquelas que posso, e sabedoria para perceber a diferença entre umas e outras.” Veja que nessa oração a pessoa pede serenidade, coragem e sabedoria. E Deus concede isto ao que pede e crê.


O descanso externo envolve colocar limites e dizer “não” quando for adequado. Ele vem ao se aprender a pedir ajuda. Deus usa pessoas para nos auxiliar, confortando, trazendo ideias, dando apoio, etc. Tal descanso ocorre quando você se torna mais assertivo, ou quando diz o que pensa sem agressividade, com sabedoria e quando sabe que o melhor é ficar calado. Muitos “engolem” o que precisaria ser falado e não descansam. Também é importante aprender a estar só e gostar disto, em vez de sempre ter que estar com pessoas ao redor. Ficar só o tempo todo ou acompanhado o tempo todo, pode impedir o descanso.


Finalmente, perfeccionistas precisam decidir se querem ser felizes ou ter razão, porque tendem a querer provar sempre que estão certos, o que pode gerar irritação, tensões nos relacionamentos, e não descanso. 

“Cristo raramente buscou alguma vez provar que a verdade é verdade. Ilustrava a verdade em todos os seus ensinos, e deixava, depois, a Seus ouvintes a liberdade de aceitá-la ou rejeitá-la, segundo escolhessem. Não forçou ninguém a crer.”2


Quando Jesus convidou os apóstolos para descansar em um lugar sossegado, Ele sabia que centenas de pessoas queriam Sua ajuda. Como Ele conseguia descansar sabendo disso? Ele confiava que o Pai cuidaria delas. Quando você está no seu limite e mais pessoas pedem sua ajuda, vá descansar em paz com a crença de que Deus, o Pai, cuidará delas e que a única solução para elas não tem que ser você.


I. Sem tempo


Um turista foi a um país visitar um famoso sábio e ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros. As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.


– Onde estão seus móveis? – perguntou o turista.
– E o sábio, bem depressa, perguntou também: – E onde estão os seus...?
– Os meus?! – surpreendeu-se o turista. – Mas eu estou aqui só de passagem!
– Eu também... – concluiu o sábio – a vida na Terra é só uma passagem ... No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente e se esquecem de ser felizes.


As pessoas são mais importantes do que as coisas e muitas vezes os pais não têm tempo para os filhos porque estão trabalhando demais – dizem eles – para dar coisas boas aos seus filhos. Tem bom senso isso?

“O dinheiro não nos pertence; não nos pertencem casas e terras, quadros e mobiliário, vestidos e luxos. Somos peregrinos, somos forasteiros, e temos apenas asseguradas as coisas necessárias à saúde e à vida. ... Nossas bênçãos temporais são-nos dadas em confiança, a fim de se provar se nos podem ser confiadas as riquezas eternas. Se somos achados fiéis a Deus, então receberemos aquela adquirida possessão que deve ser nossa própria: glória, honra e imortalidade.”3


Quando conhecidos se encontram, é comum falarem dos filhos adultos, dizendo que estão “bem”, referindo-se à vida financeira deles. O conceito mundano de sucesso é ter ótimo salário, status, e bens materiais. Não é um conceito mesquinho e reduzido de sucesso? Jesus era pobre materialmente; então, Ele não era bem-sucedido?
Do ponto de vista capitalista, o sucesso é oposto ao sucesso segundo Deus. A ideia capitalista é de que sucesso depende de ter coisas, e induz ao apego e acúmulo de bens, incentiva a competição, consumo sofisticado, valorização de “grandes eventos”, e prega que as coisas são mais importantes que as pessoas. Sucesso segundo Jesus Cristo depende de você ser um com Ele, leva ao desapego material, ao consumo simples e preservação ambiental, valoriza as pequenas coisas da vida, incentiva o ato de compartilhar e prega que as pessoas são mais importantes do que as coisas.


“Para a tarefa de levar avante Sua obra, Cristo não escolheu os doutos nem os eloquentes do Sinédrio judaico ou do poder de Roma. Passando por alto os ensinadores judaicos cheios de justiça própria, o Mestre por excelência escolheu homens humildes, iletrados, para proclamar as verdades que deviam abalar o mundo. Ele Se propôs a preparar e educar esses homens para que fossem dirigentes de Sua igreja. Eles, por sua vez, deviam educar outros e enviá-los com a mensagem evangélica. Para que pudessem ter sucesso em sua obra, deviam receber o poder do Espírito Santo. Não pelo poder humano ou humana sabedoria devia o evangelho ser proclamado, mas pelo poder de Deus.”4


Aqueles que estão sempre super ocupados tendem a não separar tempo para o convívio familiar nem consigo mesmos. Dizem não ter tempo para meditar em assuntos espirituais e viver melhor a afetividade com a família. Entre 55 e 60 anos de idade podem apresentar tristeza e angústia nunca antes sentidas de modo perturbador como agora, após trabalho duro e sucesso material. Esses não reservaram tempo para curtir o afeto na família, meditar em assuntos espirituais, conviver calmamente com a natureza.
Podem ter sido muito controladores, autoritários, talvez buscando afetividade ao nutrir relações de dependência das pessoas para com eles. Isso não funciona para saúde mental. Pode funcionar para produzir dinheiro, mas alto padrão de vida é diferente de qualidade de vida. Sintomas dolorosos podem surgir no futuro porque talvez não tenha havido o cultivo de afetividade com as pessoas e nem consigo mesmos no passado. Tais pessoas parece que funcionaram como máquinas. Agora, a necessidade de afeto mal vivida no passado grita através de sintomas no corpo e na mente.


Nosso corpo e mente funcionam melhor quando temos períodos regulares de descanso. Se você forçar a fisiologia, surgirão sintomas como aviso da sobrecarga. “A doença é um esforço da natureza para libertar o organismo de condições resultantes da violação das leis da saúde.”5


Muito interessante, essa definição! Ela diz que a doença é uma atitude de defesa quando você maltrata seu corpo/mente. Exemplo de algo físico: comer alimento contaminado pode causar diarreia e ela é um esforço do organismo para eliminar o que o está envenenando. Eliminando o alimento contaminado, o corpo se refaz e a diarreia acaba. Exemplo de algo mental: fobia é medo exagerado e debilitante. Pessoas com fobia de usar elevador, por exemplo, usam escadas mesmo em prédios altos. A fobia é um esforço da mente para libertar a pessoa da angústia que ela não está sabendo administrar conscientemente. Se aprender a ver a angústia, trabalhar com os conflitos que a produziram ou produzem, a fobia pode desaparecer.


II. Necessidade de descanso


Certo ditado diz que, se não pararmos na vida para viver com saúde, a vida nos irá parar talvez com uma doença. Interessante é que os níveis de cortisol, produzido pelas glândulas suprarrenais, são mais altos pela manhã porque ele é um hormônio importante para o metabolismo do corpo e seu funcionamento durante o dia. Quando chega a noite, os níveis de cortisol caem, para que ocorra o respouso. E, ao contrário disso, no fim do dia, ao escurecer, e se a pessoa permanece em ambiente escuro ao dormir, aumenta a produção de um neuro-hormônio, a melatonina.


Dormir é fundamental para o descanso da mente e do corpo. A melatonina, então, produzida por uma glândula existente em nosso cérebro, a pineal, exerce papel fundamental durante o sono. Assim como acontece com a serotonina, ela também é produzida a partir de um aminoácido chamado triptofano, obtido de alimentos como nozes, legumes, banana, arroz integral, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados. O triptofano se transforma em serotonina, e esta, em melatonina. A concentração de serotonina fica aumentada na glândula pineal de dia, enquanto há luz, ao contrário do que ocorre com a melatonina. Quando a luz incide na retina, o nervo óptico e suas conexões neuronais levam até a glândula pineal estas informações, inibindo a produção da melatonina. O pico da produção de melatonina ocorre entre 2 e 3 horas da madrugada, havendo estilo de vida normal. Quanto menos melatonina houver, pior será o sono. E quanto pior for o sono, mais cansaço haverá.


Além de induzir o sono, a melatonina é poderoso agente antioxidante que, como outros antioxidantes, pode retardar o processo de envelhecimento. Como antioxidante, ela parece reduzir o nível do cortisol. Há também evidências de que a melatonina estimula a produção de hormônio do crescimento (GH).


“Uma pessoa sob stress produz normalmente mais adrenalina e cortisol. Para cada molécula de adrenalina formada, quatro moléculas de radicais livres serão produzidas e ,com isso, a probabilidade de lesão nas células aumenta. Além disso, a adrenalina e o cortisol induzem a formação de uma enzima “a triptofano pirolase”, capaz de destruir o triptofano antes que este atinja a glândula pineal. Com isso, nem a melatonina é fabricada e nem a serotonina (o que pode gerar compulsão a hidrato de carbono, com tendência a aumento de peso e depressão).
A melatonina é uma substância antirradical livre, portanto, antioxidante. Ela é capaz de atravessar a barreira hematoencefálica (membrana que protege o cérebro), portanto, capaz de desempenhar funções em nível neuronal. Essa ação é de fundamental importância na proteção dos neurônios contra as lesões dos radicais livres. Nosso tecido cerebral é muito mais suscetível à ação dos radicais livres que qualquer outra parte do nosso organismo. Na medida em que os níveis de melatonina vão caindo, pode haver um simultâneo declínio na função cerebral.


As desordens do sono podem ser também um dos efeitos do decréscimo da melatonina. Com o envelhecimento, a glândula pineal passa a funcionar menos, e ocorre uma queda na produção da melatonina. Isso acaba fazendo com que alguns pacientes idosos reclamem da qualidade do sono ou de insônia, porém, pode ser que durmam com facilidade quando não deveriam, durante o dia, assistindo televisão, etc.


A melatonina vem se destacando como agente de manutenção da harmonia e do funcionamento do sistema imunológico.
Ela parece ser capaz de aumentar a mobilidade e atividade das células de defesa, fortalecer a formação dos anticorpos, facilitar a defesa contra os vírus, moderar a superprodução de corticoides gerados pelo stress prolongado ou repetitivo e equilibrar a função da tireoíde, a qual atua diretamente na produção de importantíssimas células de defesa, os linfócitos T.”6


III. Descanso na presença de Deus


Nada como o convívio diário com Jesus pela oração para obter serenidade, calma, descanso. “Entrando em comunhão com o Salvador, penetramos na região da paz.”7 E deve ser um tempo de oração e meditação pessoal, individual. Não deve ser algo rápido, de poucos minutos, porque não funciona assim. Só se constroem relacionamentos profundos quando há longo tempo de convívio.


Também o convívio com pessoas amáveis, calmas, mansas, serenas, nos descansa. Você consegue relaxar com uma pessoa agitada ao seu lado, que não pára de falar?
O descanso que o Senhor Jesus oferece não é encontrado em lugar nenhum, a não ser nEle. “Sejam quais forem suas ansiedades e provações, exponha o caso perante o Senhor. Você será fortalecido para a resistência. O caminho se abrirá para libertá-lo de todo embaraço e dificuldade. Quanto mais fraco e impotente você se reconhecer, tanto mais forte se tornará em Sua força. Quanto mais pesados forem os seus fardos, tanto mais abençoado será o descanso em os lançar sobre seu Ajudador. O descanso que Jesus oferece depende de condições, mas estas são plenamente especificadas. São condições que todos podem cumprir. Ele nos diz como podemos obter Seu descanso.”8


A doutrina da justificação pela fé, quando entendida e praticada, produz um descanso que nada no mundo pode oferecer. É incrível que basta crer em Jesus e em Sua justiça para sermos declarados justos diante de Deus e, pela fé, recebermos Sua pureza e ter paz!


IV. Descanso diário


O sono é produzido por atividades cerebrais específicas. É incrível, mas durante o sono há mais descargas de neurônios do que durante a vigília. Certas funções endócrinas mudam durante o sono: a pressão arterial e a frequência cardíaca diminuem; o hormônio do crescimento(GH) é secretado no Estágio 4 do sono NREM (veja adiante), e exercícios físicos podem estimular a secreção de GH diminuída por problemas neste período; a temperatura corporal nos últimos estágios do sono diminui, etc.


“O sono é dividido em duas categorias: sono REM (“Rapid Eye Movements“) e sono não REM (“Non-Rapid Eye Movements”) e este é classificado em 4 fases.


Durante o período de sono, normalmente ocorrem de 4 a 6 ciclos bifásicos com duração de 90 a 100 minutos cada, sendo cada um dos ciclos composto pelas fases de NREM, com duração de 45 a 85 minutos, e pela fase de sono REM, que dura de 5 a 45 minutos.
Vigília ou estágio 0
Ocorrem movimentos oculares aleatórios e um acentuado tônus muscular. Após 5 a 15 minutos no leito, o indivíduo alcança o primeiro estágio do sono. O período de tempo entre o ato de se deitar e o de adormecer denomina-se latência de sono.


Estágio 1
É a transição entre o estado de vigília e o sono, induzido pela melatonina, que passa a ser liberada. Corresponde a 2 a 5% do tempo total deste. Ocorre redução do tônus muscular.


Estágio 2
Corresponde a 45-55% do sono total. Diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal.


Estágio 3
Comumente, observa-se combinado ao estágio 4. Os movimentos oculares são raros, e o tônus muscular diminui progressivamente. Corresponde a 3 a 8% do sono total.


Estágio 4
Corresponde a 10 a 15% do sono total. Ocorre pico de liberação do GH (hormônio do crescimento) e da leptina; o cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã.


Sono REM
O indivíduo apresenta máxima hipotonia da musculatura esquelética, exceto pelas oscilações da posição dos olhos, dos membros, dos lábios, da língua, da cabeça e dos músculos timpânicos. É neste período que ocorre a maioria dos sonhos e corresponde a entre 20 e 25% do sono total.     

   
V. Descanso semanal


Como os observadores do sábado descansam nesse dia, se têm geralmente muitas atividades como missionários, líderes leigos, pastores neste dia? Creio que o trabalho espiritual para Deus produz descanso mental, ainda que o corpo físico se canse por fim. A capacidade que o Espírito Santo coloca na pessoa para ela executar a vontade de Deus nesse dia especial produz muita energia. “O renovador poder do Espírito Santo lhes deu [aos estudantes missionários] energia prática e salvadora.”10
“...o Espírito Santo Se comunicará com todos os que estão fazendo trabalho para Deus, e os que são dirigidos pelo Espírito Santo serão um poder a serviço de Deus para erguer, fortalecer e salvar aqueles que estão prestes a perecer.”11


Os preceitos divinos da Lei Moral, os Dez Mandamentos, têm como finalidade gerar saúde individual e social. Imagine se o mundo todo observasse os princípios dos Dez Mandamentos! “Deus quer que sejamos felizes, e nos deu os preceitos da lei para que, obedecendo-lhes, tenhamos alegria.”12  “Mostremos que as leis da natureza, sendo leis de Deus, são destinadas ao nosso bem; que a obediência a elas traz felicidade nesta vida, e auxilia no preparo para a vida por vir.”13


Vimos no estudo anterior (semana passada), que há o biorritmo em nosso organismo – circaseptano – um ritmo de 7 dias, também encontrado em macacos, cachorros, ratos e outros seres. Isto parece revelar que o Ritmo do Sétimo-Dia é um mecanismo normal existente na fisiologia de organismos vivos e que indica a necessidade de descanso.


VI. Estudo adicional


“Todo pecado, toda ação injusta, toda transgressão da lei de Deus influi com força mil vezes maior sobre o praticante do que sobre a vítima. Toda vez que se abusa ou se faz mau uso de uma das gloriosas faculdades com que Deus enriqueceu o homem, essa faculdade perde para sempre uma parte de seu vigor e nunca mais será como era antes de sofrer o abuso. Todo abuso infligido a nossa natureza moral nesta vida é sentido não só no tempo presente, mas também na eternidade. Embora Deus perdoe o pecador, a eternidade não ressarcirá a perda voluntária experimentada nesta vida.


“Ingressar na próxima vida futura destituídos de metade do poder que poderia ser levado para lá é um terrível pensamento. Os dias de graça perdidos aqui por não adquirir uma habilitação para o Céu constituem uma perda que jamais será recuperada. As capacidades de fruição serão menores na vida futura por causa dos maus-tratos e do abuso das faculdades morais nesta vida. Por mais alto que cheguemos na vida futura, poderíamos elevar-nos cada vez mais se houvéssemos aproveitado ao máximo os privilégios e as áureas oportunidades que nos foram conferidos por Deus para desenvolvermos nossas faculdades no tempo presente, nesta existência probatória.”14


Ao ler, anos atrás, o texto acima, me impressionei porque pensava que a vida no Céu, após Jesus voltar, consertaria em mim todos os estragos desta existência atual. Veja que não é assim. Há uma perda que será sentida até na eternidade. Então, o cuidado com a saúde hoje produz repercussões também para a vida por vir. 

César Vasconcellos de Souza é Médico Psiquiatra Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Membro da American Psychosomatic Society.
Diretor Médico dos Ministérios Portal Natural www.portalnatural.com.br
Professor visitante de saúde mental do College of Health Evangelism e do Institute of Medical Ministry, Wildwood Lifestyle Center and Hospital, Georgia, Estados Unidos.



Referências bibliográficas:

2. White, E.G. – Evangelismo, p. 171, CPB, Tatuí, SP.
3. Idem – O Lar Adventista, p. 367, CPB, Tatuí, SP.
4. Idem – Serviço Cristão, p. 25, CPB, Tatuí, SP.
5. Idem – A Ciência do Bom Viver, p. 127, CPB, Tatuí, SP 6. http://gballone.sites.uol.com.br/geriat/melatonina.html
7. White – A Ciência do Bom Viver, p. 250, CPB, Tatuí, SP
8. Idem – O Desejado de Todas as Nações, p. 329, CPB, Tatuí, SP 9. http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2003/g3/fisiologia.html
10. Idem – O Colportor Evangelista, p. 35, CPB, Tatuí, SP
11. Idem – Beneficência Social, p. 132, CPB, Tatuí, SP
12. Idem – O Desejado de Todas as Nações, p. 308, CPB, Tatuí, SP
13. Idem – Evangelismo, p. 526, CPB, Tatuí, SP.
14. Idem – Este Dia com Deus [Meditação Matinal, 1980], p. 348, CPB, Tatuí, SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário