domingo, 16 de maio de 2010

A atmosfera de louvor (comentário)


Vivendo em ambiente poluído, nosso corpo se esforça para se adaptar e sobreviver o melhor que pode. Em 1978, vivi no Sanatorio Adventista Del Plata, na Vila Libertador San Martin, Argentina, um meio ambiente puro, silencioso, seguro. Meses após, vim para o Rio de Janeiro com minha família, e fomos morar numa rua movimentada no bairro de Laranjeiras, perto do Hospital Adventista Silvestre, para o qual trabalharia. Nas primeiras noites, foi difícil dormir com o barulho dos carros. Depois, nos acostumamos, pois nosso corpo e mente se adaptaram. Isto foi algo gratuito? O fato de nos acostumarmos com um agente estressante, como a poluição sonora não quer dizer que não há alterações orgânicas em processo que possam causar alterações funcionais e levar a enfermidades, especialmente se houver fragilidade genética num órgão específico.


No exemplo de bebidas alcoólicas, quando alguém que não as ingere passa a tomá-las, logo se sente mal, há vertigem, enjoo, perda da coordenação psicomotora, etc. Insistindo em seu consumo, o organismo trabalha para produzir enzimas a fim de metabolizar o álcool etílico e eliminá-lo do corpo. Se a pessoa continuar bebendo, o corpo tentará se adaptar. Os sintomas iniciais podem desaparecer e só ocorrer se a dose ingerida for grande. A ausência de sintomas no consumo moderado do álcool requer trabalho extra do organismo, que se poderia poupar e usar a energia para algo saudável.


O mesmo ocorre com a poluição do ar. A vida nos ambientes cheios dessa poluição é mais danosa para o corpo e a mente, comparada com a vida no campo. Por isso, Deus recomendou a vida em meio à natureza, como vimos anteriormente.


I. A Criação


“A energia criadora que trouxe à existência os mundos está na Palavra de Deus. Essa Palavra comunica poder, gera vida. Cada mando é uma promessa, aceito voluntariamente, recebido no coração, traz consigo a vida do Ser infinito. Transforma a natureza, cria de novo a pessoa à imagem de Deus.”2
“Todos os seres criados vivem pela vontade e poder de Deus.” 3


Faz muita diferença no dia a dia se pensarmos com muita consciência que Deus Se manifesta em nós no sentido de manter a vida física. Ele quer atuar em nossa mente com nossa permissão e quer nos levar à visão espiritual da existência. Ele está mais perto do que pensamos. Só o fato de estarmos vivos significa que Sua energia mantém nosso corpo funcionando. Pare agora e perceba seu pulso e sua respiração. Seu coração está batendo, a respiração é incessante, em média, e em repouso, são 20 respirações (inspiração e expiração) por minuto. Você não tem que fazer nenhum comando nem injetar nenhuma substância no corpo para que seu coração continue bombeando sangue e os pulmões, filtrando o ar. Eles fazem isso porque há um Deus que colocou uma quantidade de energia ou força vital em você.


“Deus dotou o homem de tão grande força vital que ele tem resistido ao acúmulo de doenças lançadas sobre a humanidade em consequência de hábitos pervertidos, e tem sobrevivido por seis mil anos. Este fato, por si mesmo, é suficiente para nos mostrar a força e a energia elétrica que Deus conferiu ao homem na criação. Foram necessários mais de dois mil anos de delitos e de condescendência com as paixões inferiores para trazer sobre a humanidade enfermidades físicas em grande escala. Se Adão, ao ser criado, não houvesse sido dotado de vinte vezes maior vitalidade do que os homens possuem agora, a humanidade, com seus presentes métodos de vida que constituem uma violação da lei natural, já estaria extinta.”4


Ao Deus criar nosso planeta com as criaturas e a Natureza, era Seu plano estabelecer harmonia e interdependência. Existe um inter-relacionamento entre tudo o que Ele criou. Precisamos da luz do Sol, do ar, das cores que Ele colocou no céu, nas matas, dos cheiros naturais, do convívio com a Natureza, do relacionamento entre as pessoas. Deus não fez nada separado e independente. A harmonia está na união em Jesus Cristo e, por Sua graça, uns com os outros, preservando o meio-ambiente e convivendo o mais perto possível da zona rural.


É igualmente importante pensar que Deus nunca é pego de surpresa. Ele supervisiona tudo. Todas as coisas estão sob Seu controle. A separação que Deus fez entre os elementos era para produzir a união harmoniosa e interdependente deles. O mesmo ocorre nas relações humanas: quando conseguimos nos separar como individualidade, podemos nos unir melhor com os outros sem prejuízo do relacionamento. “Cada pessoa a quem o Senhor confiou uma mensagem tem sua obra específica. Cada um tem sua própria individualidade, que não deve diluir-se na de outro. Não obstante, cada um deve trabalhar em harmonia com seus irmãos.”“Uma mulher que se deixa ser governada até nas menores questões da vida doméstica, que cede sua identidade, nunca será de muita serventia ou uma bênção ao mundo e não corresponderá ao propósito de Deus em sua existência. Ela não será mais que uma máquina, a ser guiada pela vontade e opinião de outra pessoa.


Deus deu a cada um, homem e mulher, uma personalidade própria, uma individualidade. Todos devem agir por si mesmos segundo o temor de Deus.”6“Não é desígnio de Deus que nenhuma criatura humana submeta a mente e a vontade ao domínio de outra, tornando-se instrumento passivo em suas mãos. Ninguém deve fundir sua individualidade na de outrem.”7 “Nem o marido nem a esposa deve imergir sua individualidade na do outro.”8


II. A necessidade de ar


O “fôlego de vida”, ou “energia vital” ou “força vital” transmitida por Deus às criaturas viventes é semelhante para todos como princípio de vida, ou vida física. Biologia vem de “bios” do grego βιος = vida e de “logos” λογος = estudo. Biologia é, portanto,“estudo da vida”. Porém, o Senhor criador ativou nos seres humanos uma qualidade de vida diferente, que está além da vida puramente biológica encontrada nos animais irracionais. Ele colocou a semelhança com Ele mesmo em espírito e mente. A vida é mais do que a comida, a bebida, o vestuário, como Jesus disse. A vida espiritual é a maravilha da vida que Deus nos quer dar plenamente. Ele quer que pratiquemos as oito leis da saúde não só para obter mais anos de vida física, mas principalmente para ganhar qualidade de vida mental e profundidade de vida espiritual.


“O Senhor deseja que nossa mente seja clara e aguda, capaz de ver em Sua Palavra e serviço pontos importantes, cumprindo Sua vontade, confiando em Sua graça, trazendo para Sua causa uma consciência clara e espírito agradecido. Esta espécie de alegria promove a circulação do sangue. Energia vital é pelo cérebro transmitida à mente; por isso, o cérebro não deve ser nunca obscurecido pelo uso de narcóticos nem fortalecido pelo uso de estimulantes.”9


“Muitos sofrem muito mais de enfermidades do espírito do que de doenças do corpo, e não acharão alívio sem que se acheguem a Cristo, a fonte da vida. Queixumes e canseiras, solidão e insatisfação findarão, então. Alegrias compensadoras comunicarão vigor à mente e ao corpo, saúde e energia vital.”10


III. O ar sobre nossa cabeça


É melhor praticar atividades físicas ao ar livre e em meio à Natureza, num parque, na zona rural, pois produz melhores resultados para a saúde. Uma dica importante é durante o dia fazer inspirações e expirações mais profundas que o convencional. Faça assim: puxe o ar pelas narinas, mantendo a boca fechada, até o máximo que conseguir inspirar. Ao chegar no máximo, puxe um pouco mais ainda.


Ao expirar, ou seja, ao colocar o ar para fora, solte-o pela boca até o máximo possível, em seguida sopre um pouco mais contraindo o tórax. Inspirando assim, mais ar chega em pontos dos pulmões, como os ápices (parte superior) que podem carecer dele pelo fato de a pessoa exercer respiração curta, e faz com que mais ar impuro, rico em gás carbônico, seja eliminado de partes mais profundas dos pulmões ao dar esta expirada extra.


Dormir em ambiente ventilado e manter a casa ventilada promove saúde. Faça o ar ambiente circular e, se isso for impossível, tenha momentos de respiração profunda em outro ambiente onde haja ar circulante ou fora de casa ou do local de trabalho.
Há vários tipos de poluentes do ar, como a fumaça de veículos, fábricas, evaporação de químicos voláteis, aerosóis, incineradores, etc. “Estudos efetuados em três países, Áustria, França e Suíça, demonstra que a poluição atmosférica é responsável por 6% das mortes ocorridas anualmente no conjunto desses países, sendo que metade das mortes se deve à poluição rodoviária. Alerta ainda para o fato de que 4 mil pessoas morrem por ano devido aos efeitos da poluição atmosférica, e que cerca de 25 mil dos casos de ataque de asma anuais têm como origem precisamente a exposição aos poluentes atmosféricos.”11


Cientistas notaram que girafas num país africano estavam comendo ossos de animais mortos, algo totalmente atípico para aqueles animais. Verificando a causa disto, descobriram que elas não encontravam nas folhas das árvores, que é seu alimento costumeiro, quantidades suficientes de cálcio, e as encontraram nos ossos! A falta de cálcio nos vegetais daquele ambiente era devido à chuva ácida que destrói o solo e perturba a planta. Essa chuva ocorre pela destruição da atmosfera, alterando a camada de ozônio, e isso se deve à ganância humana e desconsideração pela vida do planeta. Mas Deus, que ama Sua criação, levou as girafas a “saber” que precisavam de cálcio e que o encontrariam nos ossos!


Outro problema ambiental é o escurecimento global. Há cidades com camadas de nevoeiro de poluição. Também há o efeito estufa, “processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, retendo o calor em vez de ser libertado da atmosfera, causando o aumento da temperatura. O efeito estufa, dentro de determinada faixa, é de vital importância, pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir; contudo, variações bruscas causam alterações drásticas, reduzindo a capacidade de adaptação do sistema ecológico.”12


“A má qualidade do ar interior causa efeitos na saúde humana como dor de cabeça, náusea, irritação nos olhos, bronquite, gripe, pneumonia, conjuntivite ou, a longo prazo, problemas imunológicos e do sistema nervoso, defeitos congênitos, dificuldades reprodutivas ou câncer, pois estudos apontam que mais de 90 por cento de um dia normal é passado em espaços interiores. Como cada pessoa necessita diariamente de cerca de 25 kg de ar, pelo menos 22 kg serão inspirados no interior de espaços fechados. Nos países desenvolvidos, as pessoas gastam cerca de  80% a 90% do seu tempo em edifícios e interiores de veículos, respirando a média diária de 15 mil litros de ar. Por isso, os mais vulneráveis acabam por desenvolver doenças respiratórias como asma, alergias ou câncer, devido à poluição. Por essas razões as autoridades de saúde e médicos do mundo estão cada vez mais atentos à problemática, que é cada vez mais objeto de estudos da saúde e da ciência.”13


Cidades mais poluídas do mundo por partículas
Partículas μg/m³ (2004) Cidade
169 Cairo, Egito
150 Deli, Índia
128 Calcutá, Índia
125 Tianjin, China
123 Chongqing, China
109 Kanpur, India
109 Lucknow, India
104 Jacarta, Indonésia
101 Shenyang, China

Emissões totais de CO2 13
106 Toneladas de CO2 por ano: País
2.795 Estados Unidos
2.680 China
661 Rússia
583 Índia
415 Japão
356 Alemanha
300 Austrália


IV. Ar ruim, bom ar


Para recordar a fisiologia da respiração humana, ela é o mecanismo no qual o organismo troca o oxigênio (O2) pelo dióxido de carbono (CO2) com o meio ambiente. O oxigênio é vital para nossas células funcionarem e o corpo precisa eliminar o CO2 que é um sub-produto do metabolismo. Este é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos.


Ao inspiramos ar, ele vai aos pulmões até os alvéolos pulmonares, cujas paredes são irrigadas por vasos sanguíneos. É ali que se efetua a troca dos gases, entrando o O2 no sangue, e saindo dele o CO2. Os músculos do tórax, os intercostais (entre as costelas) e o diafragma exercem papel vital na respiração porque fazem os movimentos no peito produzindo a inspiração (coloca ar dentro dos pulmões) e a expiração (coloca ar fora dos pulmões). Respiração é a inspiração e expiração. Um adulto em repouso tem 20 incursões respiratórias por minuto, ou 20 respirações por minuto.


“Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos vitais. Ela pode ser de dois tipos, Respiração Anaeróbica (sem utilização de oxigênio, também chamada de fermentação) e Respiração Aeróbica (com utilização de oxigênio). A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a libertação de dióxido de carbono e energia e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria.


Do ponto de vista da fisiologia, o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com seu meio ambiente é chamado de ventilação. A respiração ocorre apenas na célula, operação executada pela mitocôndria.


Do ponto de vista da bioquímica, respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que possa ser usada nos processos vitais.”14


“A primeira respiração pela manhã deve ser a presença de Jesus. ‘Sem Mim’, diz Ele, ‘nada podereis fazer’ (Jo 15:5). É de Jesus que necessitamos; Sua luz, Sua vida, Seu espírito devem ser nossos continuamente. DEle precisamos cada hora. E devemos orar de manhã, para que, assim como o Sol ilumina a Terra e enche o mundo de luz, também o Sol da Justiça brilhe nas câmaras da mente e do coração, tornando-nos luzes no Senhor. Não podemos dispensar Sua presença um momento sequer. O inimigo sabe quando intentamos andar sem o Senhor, e ali está ele, pronto para encher-nos a mente de más sugestões para que decaiamos de nossa firmeza; mas o desejo do Senhor é que de momento a momento permaneçamos nEle, e nEle sejamos completos.”15


“A oração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual. Nenhum outro meio de graça a pode substituir, e a saúde espiritual ser conservada. A oração põe a pessoa em imediato contato com a Fonte da vida, e fortalece os nervos e músculos da vida religiosa.”16


“A oração é a respiração da alma, o conduto de todas as bênçãos.”17
“Para ele [Enoque] a oração era como a respiração da alma; vivia na própria atmosfera do Céu.”18


V. A atmosfera celestial


É interessante o texto que diz que, dependendo da atmosfera que nos envolve do ponto de vista emocional, toda pessoa com quem nos comunicamos é consciente ou inconscientemente afetada.19 Isto nos lembra de que não temos a visão global de nosso comportamento. Assim como não temos visão física num ângulo de 360º, o mesmo ocorre com nossa visão mental e espiritual. Amadurecendo, obtemos aumento da visão de nós mesmos, de nosso comportamento. Deus quer isto. Veja: “Grande conhecimento é conhecer-se a si mesmo. O verdadeiro conhecimento de si próprio induz a uma humildade que abrirá o caminho para que o Senhor desenvolva o espírito, molde e discipline o caráter.”20 Quanto mais nos conhecermos, podemos cometer menos erros e podemos ter melhor relacionamento com as pessoas, com nós mesmos e com Deus. O contrário é também verdadeiro. As pessoas que não crescem no autoconhecimento podem ter maiores dificuldades nos contatos sociais e na família. Em 2 Coríntios, Paulo recomenda examinar-nos a nós mesmos.


O propósito do Evangelho é levar as pessoas a obter, entre tantas outras coisas, a mansidão de Jesus. Filipenses 2:5-7 diz: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento (mente) que houve também em Cristo Jesus. Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-Se (humilhou-Se) a Si mesmo, tomando a forma de servo...” Humilhar-se a si mesmo não é se tornar um bobo de quem todos abusam. Ninguém abusava de Jesus, e Ele era humilde, manso, sereno. Você pode ser feito assim também e, na verdade, nisto se tornam progressivamente todos os que estão sendo moldados pelo Espírito Santo. “A religião pura e imaculada não é um sentimento, mas a prática de obras de misericórdia e amor. Essa religião é necessária à saúde e à felicidade. Penetra no poluído templo da mente, expulsando, com um açoite, o pecado intruso. Tomando o trono, tudo consagra pela sua presença, iluminando o coração com os brilhantes raios do Sol da Justiça. Abre as janelas do ser em direção ao Céu, dando entrada à luz do amor de Deus. Com ela sobrevêm a serenidade e o domínio próprio. Aumenta a resistência física, mental e moral em virtude da atmosfera do Céu, à medida que um vivo e ativo poder enche o coração. Cristo é formado em nós, a esperança da glória.”21


“Os que se tornaram novas criaturas em Cristo Jesus, produzirão os frutos do Espírito: ‘amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio‘ (Gl 5:22 e 23). Não se conformarão por mais tempo com as concupiscências anteriores, mas pela fé do Filho de Deus seguirão as Suas pisadas, refletirão Seu caráter e se purificarão, assim como Ele é puro. As coisas que outrora aborreciam, agora amam; e aquilo que outrora amavam, agora aborrecem. O orgulhoso e presunçoso se torna manso e humilde de coração. O vanglorioso e arrogante se torna circunspecto e moderado. O bêbado se torna sóbrio e o viciado, puro. Os costumes inúteis e modas do mundo são renunciados. O cristão buscará, não o ‘enfeite... exterior’, mas ‘o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus’.” (1Pe 3:3 e 4).”22
Estudo adicional


Reparou em Colossenses 1:13? Ali diz: “O [Deus, o Pai] qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor.” Você foi transportado para o Céu? O que Paulo quer dizer aqui? Estando em Jesus, vivendo na graça dEle, sob o poder do Espírito Santo, somos transportados espiritualmente para o Seu reino espiritual, mesmo vivendo fisicamente na terra ainda.


César Vasconcellos de Souza é Médico Psiquiatra Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.  Membro da American Psychosomatic Society.
Diretor Médico dos Ministérios Portal Natural www.portalnatural.com.br 
Professor visitante de saúde mental do College of Health Evangelism e do Institute of Medical Ministry, Wildwood Lifestyle Center and Hospital, Georgia, Estados Unidos.

Referências bibliográficas:
2. White, E.G. – Educação, p. 126, CPB, Tatuí, SP
3. Idem – O Desejado de Todas as Nações, p. 785, CPB, Tatuí, SP.
4. Idem – Conselhos Sobre Educação, p. 8, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.
5. Idem – Atos dos Apóstolos, p. 276, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.
6. Idem – Carta a Jovens Namorados, p. 48, CPB, Tatuí, SP.
7. Idem – A Ciência do Bom Viver, p. 242, CPB, Tatuí, SP.
8. IbId. –p. 361, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.
9. White – Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 407, CPB, Tatuí, SP.
10. Idem – Minha Consagração Hoje, p. 154, Meditação Matinal 1989/1953, CPB, Tatuí, SP 11. http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o_atmosf%C3%A9rica
15. White – O Cuidado de Deus, p. 47, Meditação Matinal 1995, CPB, Tatuí, SP
16. Idem – Nos Lugares Celestiais, p. 83, Meditação Matinal 1968, CPB, Tatuí, SP
17. Idem – Maranata, O Senhor Vem, p. 83, Meditação Matinal 1977, CPB, Tatuí, SP
18. Idem – Patriarcas e Profetas, p. 85, CPB, Tatuí, SP.
19. Idem – Parábolas de Jesus, p. 339, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.
20. Idem – Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 419, CPB, Tatuí, SP
21. Idem – Beneficência Social, p. 38, CPB, Tatuí, SP.
22. Idem – Caminho a Cristo, p. 58, 59, CPB, Tatuí, SP.




Nenhum comentário:

Postar um comentário