domingo, 16 de maio de 2010

A atmosfera de louvor (resumo)



Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; (Atos 17:25)


Conhecer: Comparar e contrastar a importância do ar puro, sadio com a importância de respirar espiritualmente a atmosfera do Céu.
Sentir: A honra e a responsabilidade de respirar, momento a momento, o fôlego de vida dado por Deus.
Fazer: Respirar profundamente, não só o bom ar de Deus mas as frescas brisas celestiais que provêm da comunhão com Ele.

Esboço

I. Ar celestial



A. A vitalidade dada ao sangue como resultado de respirar o ar puro equivale à vitalidade dada à saúde espiritual pela respiração da atmosfera do Céu. Que benefícios você pode mencionar dessas duas atividades? Quais são os passos para atingir esses benefícios?
B. Que fatores em nosso ambiente produzem ar puro e que fatores põem em risco nossa provisão de ar?



II. A respiração de Deus sobre nós


A. Cada respiração que tomamos pode ser atribuída ao fôlego de Deus, assoprado nas narinas de Adão. Que sentimentos para com Deus são despertados em nosso coração quando reconhecemos nossa obrigação para com Ele a cada respiração?
B. Como Deus mantém Seu sistema de suporte diário da vida, e como podemos nos beneficiar de Seus dons?



III. Respirar profundamente


A. Deus supre a atmosfera tanto na Terra como no Céu. O que devemos fazer a fim de nos beneficiar de Suas providências?
B. Que atividades diárias precisamos praticar a fim de obter esses mesmos benefícios?



Resumo: A respiração profunda de ar puro e a participação diária da atmosfera do Céu são essenciais à saúde física, mental e espiritual.
Ciclo do aprendizado



Necessitamos, espiritual e fisicamente, de uma provisão constante de ar puro para viver.
Qualquer pessoa que quase se tenha afogado, que perdeu a respiração em uma queda ou choque nos esportes, ou escapou da fumaça de um edifício em chamas pode testemunhar sobre a agonia de estar sem oxigênio e o alívio de poder respirar novamente. A ciência confirma que o corpo precisa de uma provisão constante de ar. Isso não deve surpreender os estudiosos bíblicos, pois Adão não passava de uma casca de pó até que Deus assoprasse sobre ele o ar vivificante (Gn 2:7). O que é verdade no reino físico é muito mais verdadeiro  no reino espiritual.

Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. (Gên. 2:7)

Não existe vida espiritual sem que o Espírito esteja sempre presente. Em hebraico e aramaico, a palavra traduzida como espírito, vento e respiração é ruach. É o elemento vital sem o qual a vida não pode existir. Nosso estudo atual destaca a necessidade, tanto espiritual como física, de atmosfera pura.


Atividade: Faça um concurso para ver quem pode segurar a respiração por mais tempo. Dê aos amigos a chance de contar histórias pessoais sobre a dificuldade de respirar ou de sobreviver em áreas em que a qualidade do ar e a fumaça eram perigos persistentes.


Discussão: Que lições espirituais essas histórias sobre a necessidade de uma provisão constante de ar fresco podem trazer sobre nossa necessidade de uma provisão constante do Espírito de Deus?


Não demora mais que cinco minutos para convencer até o mais saudável atleta de que não existe vida sem ar. Então, pode-se questionar a necessidade de estudar o assunto por toda a semana. Seria maravilhoso se fossem necessários apenas cinco minutos para convencer os outros sobre sua contraparte espiritual! Nosso estudo deve nos levar não só a avaliar cuidadosamente nosso dever de respirar o melhor ar, tanto física quanto espiritualmente, mas também deve nos levar, em primeiro lugar, a uma apreciação mais profunda do Deus que fez possível a vida.


Comentário bíblico
I. A necessidade de ar


Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. (Gên. 2:7)

Podemos abordar este assunto com a finalidade de encorajar os hábitos de respiração saudável. Mas, primeiramente, vamos  nos lembrar de que é necessária a ação de Deus, tanto física quanto espiritual, para fornecer o ar que respiramos. Esse reconhecimento desperta uma profunda apreciação por Seu amor e cuidado e nos encoraja sempre que somos tentados a duvidar dEle.


O astrônomo Hugh Ross resume várias condições atmosféricas que precisam ser bem ajustadas para que a vida possa existir, como: “23. A proporção de oxigênio em relação ao nitrogênio na atmosfera – se fosse maior, as funções da vida avançada prosseguiriam muito depressa; se fosse menor: as funções da vida avançada prosseguiriam muito lentamente. 24. Nível de gás carbônico na atmosfera – se fosse maior, o efeito estufa se perpetuaria; se fosse menor, as plantas seriam impossibilitadas de manter a fotossíntese de maneira eficiente. ... 28. Quantidade de oxigênio na atmosfera  se maior, as plantas e os hidrocarbonetos se queimariam muito facilmente; se fosse menor, os animais avançados teriam muito pouco para respirar” (The Creator and the Cosmos  [O Criador e o Cosmos], p. 141).


Deus ajustou a atmosfera de forma que pudéssemos respirar. Como podemos duvidar dEle? Como podemos considerar levianamente nosso dever de manter puro o ar para todos e empregar hábitos pessoais de respiração saudável?


Pense nisto: Considerando o gracioso cuidado de Deus em nos prover uma atmosfera limpa, qual é nossa responsabilidade de manter limpo o ar? Que hábitos podemos desenvolver para que nosso corpo obtenha a quantidade adequada do ar disponível? Que responsabilidade temos em prover uma atmosfera espiritual limpa em nossas comunidades?


II. Ar ruim, bom ar


Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. (Gên. 1:26)


Qual é o dever social e ambiental do cristão no século 21? “Calvino também defende que devemos ser bons mordomos da criação de Deus. Embora Calvino nos diga, de acordo com sua compreensão da Bíblia, que temos o direito de subjugar a natureza e exercer domínio sobre ela, ele também nos diz que devemos assumir a responsabilidade pela criação de Deus. A mordomia sobre a criação significa que devemos tratar a criação com o mesmo cuidadoso amor com que Jesus cuidaria se estivesse em nosso lugar” (Tony Campolo, How to Rescue the Earth Without Worshiping Nature [Como Salvar a Terra Sem Adorar a Natureza], p. 23; Compare Rm 8:19-23).


A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. (Rom. 8:19-23)


Em outras palavras, os crentes não podem fazer como a avestruz e enterrar a cabeça na areia. Somos chamados a falar, oferecer métodos melhores, protestar (se necessário), em favor de um ar limpo e seguro. Que nossos hábitos pessoais sejam coerentes com as preocupações ambientais, também, em contraste com o fumante inveterado que amaldiçoa a poluição da refinaria de petróleo!


Pense nisto: O que você supõe que Deus esperava de Adão e Eva quando os pôs a cargo do planeta Terra? O que você acha que Ele espera de nós hoje, como seus sucessores? Outros, que parecem adorar a natureza, às vezes olham criticamente aos cristãos, que, a seu ver, parecem mais preocupados em produzir a baixo custo do que com a boa mordomia do Planeta. É possível aos cristãos unir as mãos com eles com a finalidade de purificar o ambiente, sem aceitar seu fundamento espiritual de teologia natural ou adoração da natureza? Que benefícios e que perigos podem estar envolvidos?


Se é importante lutar por boa qualidade do ar em nosso ambiente físico, e se é importante praticar a disciplina pessoal para respirar bem, quão importante deve ser viver na melhor atmosfera espiritual possível? Não devemos nos esquecer de que, de acordo com Paulo (Romanos 8, etc.), somente o Espírito Santo, “o sopro de Deus”, traz vitalidade espiritual. Então, como aplicar o que aprendemos sobre oxigênio, nitrogênio, monóxido de carbono e poluição ao materialismo, narcisismo, pornografia e a mídia? Temos o dever de combater em favor de uma atmosfera espiritual positiva em nosso mundo, e também na igreja? Por quê, ou por que não? Temos o dever pessoal de receber constantemente o Espírito Santo? Comente as razões para sua resposta.


Atividades: Selecione um projeto nas sugestões abaixo e discuta como podemos coletivamente, e não só individualmente, melhorar a atmosfera.


Projeto 1 (atmosfera espiritual): No escritório, observações sexualmente humilhantes para o pessoal feminino do escritório e linguagem e humor sexual sem disfarce são ocorrências diárias. O chefe prefere ignorá-los a tratar do assunto, embora não aprove pessoalmente.


Projeto 2 (espiritual): O provedor de TV por assinatura de sua área anunciou que está acrescentando um novo canal. Você conhece algo a respeito do canal porque está disponível em outra comunidade em que você tem parentes. É especializado em humor grosseiro e drama sexualmente explícito.


Projeto 3 (físico): Acabam de ser anunciados pela imprensa os planos para uma nova fábrica. A empresa tem um histórico ambiental negativo e diminuiu seriamente a qualidade do ar de várias cidades em que opera. A imprensa local ignorou essas notícias porque o projeto fornecerá empregos, muito necessários em uma economia deprimida.


Projeto 4 (espiritual): Você tem filhos bem educados, mas eles parecem mostrar pouco interesse em coisas espirituais. Existe pouca evidência de que eles leem a Bíblia, a não ser nas tarefas da escola, e não existe nenhuma vida de oração aparente.


Projeto 5 (físico): Seu cunhado é um fumante compulsivo. Sua irmã estava certa de que ele mudaria depois de se casarem, mas agora, eles têm quatro filhos pequenos em casa, e ele fuma mais que nunca. Que pode ser feito para melhorar a vida da crianças sem alienar o pai?


Projeto 6 (físico): A ventilação na sala de pintura (no trabalho) é inadequada. O patrão reconhece o problema mas declara que nada será feito por causa do custo envolvido. Ele teme não continuar competitivo se gastar dinheiro para corrigir a situação. No passado, alguns grevistas foram despedidos.


Atividade: Esta época do ano é uma boa ocasião para um piquenique ao ar livre. O benefício do ar puro é evidente, mas a atmosfera de amigos e irmãos de fé torna o quadro quase completo. No piquenique, comente ideias para melhorar a atmosfera espiritual em sua sala de aula ou no ambiente de trabalho, entre seus parentes e em encontros sociais. Como você pode se tornar uma “lufada de ar fresco”?


Extraído de:  http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/frlic822010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário