terça-feira, 25 de maio de 2010

Comprados para a eternidade



A filosofia de muitos hoje é que o corpo pertence a nós, e podemos fazer com ele o que quisermos. Alguns podem justificar essa posição acrescentando o argumento de que, por viver assim, eles não prejudicam ninguém a não ser a si mesmos. Mas sabemos que esse tipo de raciocínio está errado.

5. De que maneiras a intemperança de outros prejudicou você ou alguém que você conhece? Indo mais ao ponto, como suas ações intemperantes podem prejudicar os outros?


A Bíblia fala da importância do corpo como lugar de habitação. Esse domicílio não é só para nosso próprio benefício, pensamentos, planos e ações; nosso corpo é, de fato, templo de Deus. Que privilégio e responsabilidade! Às vezes, cuidamos melhor da casa em que vivemos do que de nosso próprio corpo.


ma aparece nos textos a seguir respondendo a essa pergunta importante? Por que esses textos só fazem sentido se cremos que Deus nos criou, e não por sermos resultado do acaso de forças cósmicas sem propósito? 


Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei. Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás? Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo. (João 2:19-21) 


Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. (1 Cor. 6:19-20)


Jesus Se referiu a Seu próprio corpo como um templo. Paulo enfatiza frequentemente esse tema e o expande mais assinalando que não pertencemos a nós mesmos. “Vocês não são de si mesmos; vocês foram comprados por alto preço” (1Co 6:19, 20, NVI).


Que preço foi pago para nossa redenção! Só quando contemplamos a cruz, e o que nela aconteceu, podemos começar a entender nosso valor diante de Deus. Esse pensamento só deve nos ajudar a entender a responsabilidade sagrada que temos de tomar cuidado de nós mesmos, não só espiritualmente, mas também fisicamente.
Deus esvaziou o Céu e permitiu que o sangue de Jesus fosse derramado para nossa redenção. Não pertencemos a nós mesmos; fomos redimidos e pertencemos a Deus e Lhe devemos todo o nosso ser, inclusive a fiel mordomia no uso de nosso corpo.

                                                 Estudo adicional

Leia Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver.


Apesar do crescente problema da obesidade em muitas partes do mundo, a glutonaria é encorajada e aceita. A diabetes tipo 2 está se tornando um problema cada vez maior por causa da alimentação, obesidade e falta de exercício, afetando até mesmo adolescentes. O vício em atividades da internet e pornografia tem alimentado casos inconcebíveis de violência e abuso sexual. O cigarro continua a ser a maior causa única de morte evitável em todo o mundo – mais de 5 milhões por ano. Existem advertências nos maços de cigarro; esses passam despercebidos por muitos. As informações não serão preventivas se não agirmos com base nelas.


Por meio de várias fontes, Deus deu direção consistente para sermos saudáveis, felizes e santos. Seremos abençoados se seguirmos o conselho. “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis” (2Cr 20:20).


“Poucos há que se compenetram, como deviam, do quanto seus hábitos no regime alimentar têm que ver com sua saúde, seu caráter, sua utilidade neste mundo e seu destino eterno. O apetite deve sempre estar sob a sujeição das faculdades morais e intelectuais. O corpo deve ser o servo da mente, e não a mente a serva do corpo” (Ellen G. White, Orientação da Criança, p. 398).


Perguntas para reflexão


Pense nesta citação, extraída do texto acima: “Poucos há que se compenetram, como deviam, do quanto seus hábitos no regime alimentar têm que ver com sua saúde, seu caráter, sua utilidade neste mundo e seu destino eterno.” Que significa isso em termos práticos?



Nenhum comentário:

Postar um comentário