quarta-feira, 20 de maio de 2009

Exemplo para o mundo



6. Que princípios podem nos ajudar a desfrutar melhor as bênçãos do sábado? 

Is 58:12-14   -  "Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável. Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse." 


Esta é uma realidade extremamente infeliz: Muitos guardadores do sábado não desfrutam verdadeiramente o sábado de Deus. Alguns se lembram com frustração de como o sábado era guardado na casa de seus pais. Até mesmo em instituições deles, a guarda do sábado pode deixar muito a desejar. Regras e regulamentos devem garantir que o sábado seja guardado “santo”. Algumas dessas regras estão baseadas em princípios bíblicos, mas, na realidade, muitas têm mais que ver com a tradição e a cultura do que com um “assim diz o Senhor”.


O sábado nunca deve ser um dia associado principalmente com proibições e restrições. Se estivermos procurando um modelo a seguir, devemos nos permitir ser inspirados pelo exemplo de Jesus.


7. Examine cuidadosamente as passagens a seguir e descubra como Jesus, nosso maior exemplo, guardava o sábado como dia “santo”. Mc 2:23-3:6"Ora, aconteceu atravessar Jesus, em dia de sábado, as searas, e os discípulos, ao passarem, colhiam espigas. Advertiram-no os fariseus: Vê! Por que fazem o que não é lícito aos sábados? Mas ele lhes respondeu: Nunca lestes o que fez Davi, quando se viu em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros? Como entrou na Casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu os pães da proposição, os quais não é lícito comer, senão aos sacerdotes, e deu também aos que estavam com ele? E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado. De novo, entrou Jesus na sinagoga e estava ali um homem que tinha ressequida uma das mãos. E estavam observando a Jesus para ver se o curaria em dia de sábado, a fim de o acusarem. E disse Jesus ao homem da mão ressequida: Vem para o meio! Então, lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la? Mas eles ficaram em silêncio. Olhando-os ao redor, indignado e condoído com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada. Retirando-se os fariseus, conspiravam logo com os herodianos, contra ele, em como lhe tirariam a vida." 


Lc 4:16; - "Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler." 


Lc. 6:1-11  -  " E acrescentou-lhes: O Filho do Homem é senhor do sábado. ...... É lícito, no sábado, fazer o bem ou o mal? ...." 


“A obra no Céu não cessa nunca, e o homem não deve descansar de fazer o bem.  AO sábado não se destina a ser um período de inútil inatividade. lei proíbe trabalho secular no dia de repouso do Senhor; o labor que constitui o ganha-pão deve cessar; nenhum trabalho que vise prazer ou proveito mundanos é lícito nesse dia; mas, como Deus cessou Seu labor de criar e repousou no sábado e o abençoou, assim deve o homem deixar as ocupações da vida diária e devotar essas sagradas horas a um saudável repouso, ao culto e às boas obras. O ato de Cristo em curar os enfermos estava de perfeito acordo com a lei. Era uma obra que honrava o sábado” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 207).





Um comentário:

  1. querido irmão em Cristo estou indicando o seu blog para ganhar um selo, é um presente do blog servo de Deus para vc, passa lá e pega.

    ResponderExcluir