sexta-feira, 14 de maio de 2010

A necessidade de repouso



Todos estamos cientes da necessidade de descansar. Precisamos de alimento, precisamos de água e precisamos de descanso. Muito frequentemente, nosso próprio corpo nos dá o sinal de que é hora de descansar, e muitos desses sinais são altos e claros. Na maioria das vezes, se ouvirmos o que o corpo nos diz, vamos obter descanso suficiente. Infelizmente, muitas vezes somos apanhados pelo clima de pressa e alvoroço da vida, de ganhar dinheiro, de correr para cá e para lá, que não ouvimos nosso corpo. Quantas pessoas – derrubadas pela doença e, finalmente, forçadas a descansar, e por muito tempo – teriam saúde se elas tão-somente houvessem ouvido o que seu próprio corpo lhes dizia?

Mais cedo ou mais tarde, vamos descansar – de uma forma ou de outra. A pergunta é: Por que não fazer isso da melhor maneira possível?

3. Que sinais seu corpo lhe envia, dizendo que é hora de diminuir a velocidade e descansar? Você os está ouvindo?

Todo ser vivo precisa de tempo para descanso a fim de restabelecer o que foi usado. Pense na palavra restabelecimento, que significa “restaurar ao antigo estado ou condição”.

“O sono, o doce restaurador da natureza, revigora o corpo cansado e o prepara para os deveres do dia imediato” (Ellen G. White, Orientação da Criança, p. 342).

Precisamos perceber nossas limitações. Não podemos fazer nosso trabalho com as próprias forças. Deus promete graça para enfrentarmos o trabalho. No descanso regular, permitimos que o Senhor restabeleça nosso corpo a fim de acordarmos refrigerados, prontos para fazer Sua vontade.

4. Que razão é dada para o descanso? 

Seis dias farás a tua obra, mas, ao sétimo dia, descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua serva e o forasteiro. (Êxo. 23:12)

O termo traduzido como tomar alento ocorre como verbo só em poucas ocasiões no Antigo Testamento, mas se baseia em um substantivo muito comum, frequentemente traduzido como alma Veja em: “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” (Gên. 2:7), que tem o significado de vida ou “aquilo que respira”. Em outras palavras, é como se a palavra alma fosse transformada em verbo e, então, a ideia é que, pelo descanso, obtenhamos mais vida, mais respiração, mais “alma”. Portanto, o descanso é básico, fundamental mesmo, para nós como seres humanos, e quando negamos a nós mesmos esse descanso necessário, negamos nossa humanidade básica.

Receba o sábado como "Um Dia de Esperança". Ore a Deus por esse projeto em sua vida.




Um comentário:

  1. Ótimo post!

    Realmente é preciso descansar! Mas acredito que temos que descansar, não somente do cansaço fisico, mas principalmente o cansaço das coisas deste mundo...que por tantas vezes nos aflige a alma, e nos cansa...Esse sim seria um descanso necessário a todos.

    Grande Abraço!
    Deus continue a abençoar este espaço!

    Renata

    ResponderExcluir